A automação facilita a execução de tarefas operacionais, permitindo que os profissionais de marketing foquem nas estratégias e objetivos da empresa
A automação de marketing corresponde ao uso de ferramentas para realizar ações de forma personalizada e escalável, direcionando esforços para pessoas que estejam interessadas nos seus produtos ou serviços.
A automação vai muito além dos procedimentos feitos nas redes sociais, como agendar postagens ou começar a seguir outros usuários; ou programar campanhas de e-mail. Isso porque ela facilita a execução de tarefas operacionais, permitindo que os profissionais de marketing foquem nas estratégias.
Por isso, a automação estratégica gera economia de tempo e dinheiro para empresas, além de possibilitar que as ações de inbound marketing sejam realizadas de forma mais organizada e segmentada.
Ferramentas de automação de marketing servem para otimizar o trabalho da equipe. Ou seja, a implantação de um software de automação não significa a substituição do time de marketing. Pelo contrário, ferramentas digitais servem para colaborar com o trabalho dos especialistas, além de facilitar e agilizar os processos.
Os programas vêm para somar e, se a equipe contar com boas estratégias e souber utilizar os recursos de maneira assertiva e adequada, os resultados certamente serão mais satisfatórios.
Quais processos de marketing podem ser automatizados?
A automação de marketing ajuda a otimizar os processos de grande volume, e faz com que os profissionais tenham mais tempo para pensar em ações criativas e inovadoras. Alguns dos procedimentos nos quais a automação facilita o trabalho dos especialistas são:
Automação de email: classificar os leads de acordo com o estágio de compra, navegação no site, interesse e outras variáveis são as principais características do trabalho de automação de email. Dessa maneira, é possível entregar um conteúdo personalizado e adequado para cada etapa da jornada de compra.
Marketing de conteúdo: existem aplicativos para monitorar tendências, organizar calendários editoriais e estruturar melhor o conteúdo. Eles agilizam a pesquisa e permitem que os produtores de conteúdos possam focar na qualidade do produto final.
Gerenciamento de dados: a gestão de dados pode ser melhorada com o uso de CRMs – a ferramenta ajuda o vendedor a executar tarefas de forma mais ágil e estratégica. Além de facilitar a integração entre as áreas de marketing e vendas.
Otimização de site e aplicativos: rastrear as atividades dos usuários é uma das formas de usar a automação para medir o desempenho e descobrir os pontos que devem ser melhorados. Com isso, fica mais fácil de entender o comportamento do público e quais conteúdos são interessantes para eles.
Engajamento e upsell: a automação pode ajudar em ações ligadas à retenção, engajamento, marketing de relacionamento e up-sell. Neil Patel define o upselling como “conseguir que o cliente faça uma compra de valor maior do que ele ou ela planejou originalmente”. É a velha técnica de fast foods como o McDonald’s e seu combo: compre um sanduíche e por um pouco mais, você leva o refrigerante e a batata frita. Tanto o upsell como as demais estratégias podem ser gerenciadas através da automação apoiada por dados.
Análise de dados: informações como origem de dados, distribuição e resultados são essenciais para entender de maneira real o comportamento dos usuários e evitar estratégias baseadas em achismos.
Nutrição de leads: o gerenciamento de leads torna-se mais fácil quando se tem uma ferramenta de automação à disposição. Etapas que envolvem a captura de dados, qualificação, notificações de status do lead, pontuação de leads (lead scoring) e métricas demandam tempo e podem ser aplicadas de maneira mais dinâmica e fácil com o uso de um software de automação.
Atendimento: chatbots são uma das formas de escalar o atendimento e o relacionamento com um tom de comunicação pessoal (ou quase isso). Com o avanço da inteligência artificial e machine learning, a tendência é que os chatbots passem a oferecer experiências ainda mais personalizadas de atendimento.
Softwares de automação de marketing e vendas
Como você já deve ter percebido, existem várias ferramentas que são determinantes na hora de entender o comportamento do público da sua empresa e adaptar ações de acordo com essas necessidades. Separamos algumas plataformas que contemplam as mais variadas ações de automação:
Hubspot
A Hubspot é uma empresa norte-americana que conta com softwares de marketing, vendas e serviços. Por meio da ferramenta de marketing é possível aumentar o tráfego, converter mais visitantes e executar campanhas completas de inbound marketing em escala.
RD Station
O RD Station também disponibiliza ferramentas de automação de marketing e vendas. A plataforma foi criada com base na metodologia do funil de vendas. Logo, suas ações estão direcionadas para atrair oportunidades de vendas, conquistar mais clientes e escalar o crescimento de empresas dos mais variados segmentos.
MailChimp
A plataforma norte-americana oferece os serviços de automação de marketing e email marketing. Através do MailChimp é possível realizar testes A/B, administrar a base de contatos e agendar envio de emails.
Os profissionais de marketing digital podem encontrar outras opções e formas de interação com o público da empresa. Os chatbots, por exemplo, são vistos como alternativas viáveis para conversão, nutrição e fidelização de clientes.
Como implementar a automação de marketing de forma estratégica na sua empresa?
Nenhuma das ferramentas de automação faz todo o trabalho sozinha. Para obter resultados positivos na automação de marketing é essencial contar com especialistas para gerir as plataformas e criar ações assertivas, além de adotar boas práticas como:
- Uso de segmentações adequadas para entregar o conteúdo adequado para o lead em cada etapa do funil;
- Humanização e personalização da comunicação. Quanto mais segmentado é o público, mas fácil é criar estratégias que, mesmo automatizadas, sejam personalizadas;
- Acompanhamento e ajustes constantes nas estratégias. Afinal, o que funcionava e estava automatizado seis meses atrás, por exemplo, pode não funcionar agora por conta das características do cenário atual;
- Análise dos dados para entender como as automações impactam no trabalho de marketing e embasar a tomada de decisão.
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