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O inbound marketing envolve ações e estratégias de comunicação como conteúdo relevante, técnicas de otimização e distribuição, relacionamento com a base de contatos etc., para atrair o consumidor até o produto ou serviço que uma empresa oferece.
Diferente do marketing tradicional, focado diretamente em vendas, resultados a curto prazo e propagandas, o inbound marketing oferece informações que ajudam a responder às dúvidas e que fazem com que o potencial cliente naturalmente veja sua marca como solução para os problemas que enfrenta.
Mas muitos empresários ainda têm a dúvida: “o inbound marketing funciona para minha empresa?”
O fato de que o custo para investir em inbound marketing é menor do que quando comparado ao marketing tradicional (um lead custa 62% menos quando gerado via inbound) é uma das razões para que a estratégia seja utilizada por empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
O que vai mudar de negócio para negócio são as ações realizadas e o modo como inbound vai ser trabalhado de acordo com o perfil de cada empresa.
Inbound marketing para empresas B2B
No caso dos negócios B2B (Business to Business), ou seja, das empresas que comercializam com outras empresas, o inbound trabalha para mostrar as soluções que ajudam outras empresas a obter resultados melhores.
Nesse sentido, um dos principais benefícios do inbound marketing é construir e fortalecer a reputação e a credibilidade da marca no mercado, garantindo que a empresa seja vista como referência para outras companhias.
Além disso, como a jornada de compra dos negócios B2B é mais longa, as ações de relacionamento e nutrição dos leads possuem importância fundamental tanto para esclarecer dúvidas de potenciais parceiros, quanto para fornecer informações que evidenciem o potencial da sua empresa e influenciem na tomada de decisão.
Inbound marketing para empresas B2C
Já para as empresas que tratam com o consumidor final (B2C ou Business to Consumer), a comunicação de inbound marketing tem um certo apelo emotivo e da experiência do cliente em relação aos produtos ou serviços.
Basicamente, a ideia é produzir conteúdos relacionados aos problemas que o potencial cliente enfrenta e as possibilidades de solução, de modo a guiá-lo em sua jornada de compra até adquirir o produto ou serviço que a marca oferece. E posteriormente manter o relacionamento com esse cliente para fechar novas vendas.
Na comparação com o B2B, as empresas que trabalham diretamente com o consumidor final costumam ter uma jornada de compra com menos etapas e pessoas envolvidas.
O que é preciso para o inbound marketing gerar resultados?
O inbound marketing pode ser aplicado nos mais diversos perfis de empresas, mas o comprometimento com as ações é essencial para que ele gere os resultados esperados, e alguns pontos precisam ser levados em consideração:
- Maturidade digital: O inbound envolve, sobretudo, a atração de leads pela internet. Por isso, é fundamental que a empresa tenha alguma maturidade digital. Ter um site estruturado e amigável, por exemplo, é um requisito básico para executar ações de produção de conteúdo e ranqueamento. De nada adianta investir em conteúdo e automação de marketing se a sua plataforma na internet (seus canais e site) apresenta falhas básicas e não permite que usuário chegue ao seu conteúdo.
- Conteúdo relevante e periódico: Quando o potencial cliente procura informações do seu mercado ele deve encontrar a sua marca. Para isso, é preciso produzir periodicamente conteúdos relevantes que realmente atendam às dúvidas do seu público.
- Mensuração de resultados: Uma das principais vantagens do inbound marketing é a possibilidade de medir os resultados de sua ações. Medir e analisar o que foi realizado é o primeiro passo para identificar possibilidades de melhorias e oportunidades de investimento.
- Apoio de uma agência: Produção de conteúdo, captação de leads, estudo de personas, análise de presença digital, relacionamento, gestão de redes sociais, análise de resultados… As ações de inbound marketing são variadas e exigem expertise no assunto, por isso, contar com uma agência especializada é fundamental para que o trabalho seja feito de modo estratégico e gere os melhores resultados para o seu negócio.
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