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Depois de abordar a comunicação interna nos posts anteriores, agora vamos falar um pouco da comunicação externa. Existem várias formas de se fazer esse tipo de comunicação – pode ser por meio de informativos impressos ou onlines (como newsletters), jornal ou revista, vídeos etc. O importante é definir o público-alvo. Quem vai ser comunicado? Clientes? Associados? Fornecedores? Neste post, vamos falar da comunicação direcionada à imprensa.
A assessoria de imprensa é, resumidamente, uma ponte entre uma empresa (ou profissional liberal) e a mídia. O objetivo, como o nome já diz, é assessorar a imprensa, ou seja, ajudar os jornalistas oferecendo fontes para entrevistas, dados e informações que, na avaliação do assessor, são relevantes e de interesse público – as chamadas notícias (nesse post dá para entender melhor como funciona o trabalho do assessor de imprensa).
Enquanto as redações de TVs, rádios e grandes jornais fazem cortes de pessoal, as assessorias crescem e se transformam cada vez mais em verdadeiras agências de notícias. A matemática é simples: como os veículos de comunicação sofrem com poucos profissionais para sugerir pautas e apurar notícias, acabam por fazer uso constante do material enviado pelas agências, que, muitas vezes, já chegam prontos, no formato de reportagem, com fontes, fotos e tabelas.
Ao mesmo tempo, muitas empresas – e empresários – vêm percebendo a necessidade de aparecer na mídia. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Empresas pequenas, com menos de cinco colaboradores; e até mesmo profissionais liberais, como médicos e advogados, contratam assessores para ser sua voz junto à imprensa e, consequentemente, junto ao público e cliente final que esperam atingir.
Mídia espontânea não é propapaganda
Diferente da propaganda, quando quem fala diretamente sobre a sua marca é você mesmo, na assessoria, ao sugerir o assunto para a imprensa, o assessor faz com que quem fale da sua empresa seja o veículo de comunicação, gerando credibilidade e colaborando para tornar a sua marca referência no seu mercado. Chamamos isso de “mídia espontânea”.
Se você costuma ver o seu concorrente frequentemente nas notícias, é bem provável que ele tenha um assessor de imprensa. Seja para abastecer a mídia sobre inovações da empresa, seja para divulgar novos serviços, lançar um produto ou evento no mercado, o trabalho da assessoria é fundamental para a construção de uma marca.
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