Já é rotina aqui e nas mais diversas agências de comunicação: com a proximidade da temporada de Verão, os assessores especializados em eventos começam a ferver. Aqui na Vocali, por exemplo, atuamos com assessoria de imprensa para eventos por mais de cinco anos seguindos e temos bastante know how na área. (Complexo Music Park, Devassa on Stage, Garden Music Park, Pacha Floripa, Black & Gold by Posh, Premiere Gramado, Posh Club, Winter Play, Creamfields Brasil, Weekend Sertanejo e Carnafacul – ufa! – são alguns dos eventos e casas noturnas já atendidos pela nossa equipe). Quando este texto foi escrito estávamos nadivulgação de três super festas: Happy Holi Florianópolis, Deadmau5 Floripa e BC e Creamfields Brasil 2015.
Atender este tipo de cliente é bem legal, pois há um interesse geral por parte do público e dos veículos de comunicação no assunto. E mesmo que “cada cliente é um cliente” (neste caso “cada evento é um evento”), é fundamental ter um processo esquematizado com as ações detalhadas.
Na assessoria de imprensa focada em eventos, o planejamento é feito em três etapas: antes, durante e pós-evento. Antes do evento, o objetivo é atrair o público-alvo divulgando todas as atrações, características e diferenciais. Nesta etapa o assessor também cuida da abertura e aprovação do credenciamento de imprensa, atendendo todas as demandas que recebe.
Leia também: FAQ: O que é Assessoria de Imprensa?
Durante o evento (festa, show, balada, teatro, exposição, festival…) a equipe de assessores faz a cobertura integral, acompanhando os jornalistas presentes, orientando fotógrafos, entrevistando os artistas e fazendo o que mais tiver que ser feito, pois, como bem sabemos, na hora do show, imprevistos sempre acontecem!
Fim de festa e é hora de selecionar as melhores fotos da noite e divulgar para as colunas, blogs, sites, jornais e revistas logo cedo, na manhã seguinte, além de produzir o release pós-evento, que vai servir de apoio tanto para os jornalistas que cobriram o evento, quanto para aqueles que não puderam ir. Aí o próximo passo é monitorar os veículos, fazer a clipagem (mais detalhes neste post) e enviar para o cliente junto com o relatório de atividades.
Seguindo essas três etapas e trabalhando com um mailing de imprensa construído com base em relacionamento com a imprensa e com veículos de comunicação e profissionais voltados para o mote de cada evento você vai conseguir belos resultados. Boa sorte – e bom evento!
Vai fazer um evento e precisa de um time especializado para cuidar da divulgação e atendem a imprensa? Fale com a gente!
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