PARTE 1: VOCABULÁRIO
Para muitas empresas, passar informações de relevância e interesse público à mídia passou a ser parte da estratégia de marketing, seguindo um processo de comunicação integrada. Isso quer dizer que campanhas publicitárias, blog, redes sociais, todos os meios de comunicação com o público alvo (diretos ou indiretos) devem estar corretamente pautados e falando a mesma língua.
Tendo ou não um assessor de imprensa, os diretores e gerentes das organizações devem compreender que o relacionamento com a imprensa prima pela transparência e pela agilidade.
Ao falar com a imprensa, o porta-voz da organização precisa estar preparado. Um fluxo dinâmico e constante de informações é positivo, pois gera reconhecimento da empresa na mídia, tornando-a referência no ramo de atuação. Esse relacionamento torna-se mais fácil quando o empresário entende o funcionamento das redações de jornais, TVs, rádios e portais de notícias. Conhecer o vocabulário dos jornalistas e reconhecer que o tempo é sempre curto no fechamento das reportagens também é fundamental para otimizar esse processo e garantir uma exposição positiva da marca nos veículos de comunicação.
Listo abaixo algumas palavras muito comuns no dia a dia dos jornalistas e que às vezes não são conhecidas do público em geral. Saber seus significados é de grande valia para os empreendedores, diretores e gerentes que precisam estar em constante contato com a mídia.
VOCABULÁRIO DE IMPRENSA
Artigo – Texto assinado pelo profissional, sendo normalmente um comentário ou uma análise de um tema específico.
Clipping / Clipagem – Reunião de notícias veiculadas. Pode ser impresso (jornais e revistas), eletrônico (gravação de notícias veiculadas no rádio e televisão) ou digital (portais, blogs e redes sociais).
Cobertura – Trabalho da imprensa na apuração de um fato que será transformado em notícia.
Coluna – Seção em jornal ou revista, publicada com regularidade, geralmente assinada, e redigida em estilo pessoal. Pode ser social, de cultura, de economia etc.
Crédito da foto / do fotógrafo – Nome do profissional responsável pela produção da imagem. É obrigatório para a publicação de fotos nos veículos de comunicação.
Dead line – Prazo final para a apuração ou edição de uma notícia.
Edição – Forma final da produção de um conteúdo jornalístico.
Emplacar – Conseguir a publicação de uma pauta sugerida pela assessoria. “Emplacar uma notícia no jornal”.
Entrevista – Contato formal entre uma ou mais fontes e jornalistas sobre um determinado assunto. Pode ser individual ou exclusiva para um veículo, e coletiva, para diversos.
Fonte – Profissional de empresa ou instituição que fornece informações à mídia ou à assessoria de imprensa.
Free lancer – Jornalista autônomo, sem vínculo empregatício em veículo de comunicação.
Furo – Notícia importante dada com exclusividade por um veículo.
Gancho – Fato atual que torna oportuna a publicação de uma notícia. Pode ser uma data comemorativa, um momento no cenário político ou econômico, um acontecimento de interesse público ou de comoção.
Informe publicitário – Anúncio em forma de texto jornalístico.
Press kit / Kit de Imprensa – Conjunto de informações sobre a instituição e o tema a ser divulgado, entregue previamente aos jornalistas. Pode conter fotos, brindes, convites, release etc.
Lead – Primeiro parágrafo de uma notícia, geralmente um resumo das principais informações do texto.
Legenda – Frase que identifica ou faz referência a uma imagem.
Manchete – Principal notícia em um veículo de comunicação.
Matéria – Conjunto de texto e imagens sobre um assunto.
Mailing – Listagem de contatos dos profissionais de imprensa.
Media training – Treinamento das fontes.
Nota – Pequena notícia ou comentário.
Notícia – Informação veiculada pela imprensa.
Off – Informação que não deve ser divulgada.
Olho – Frase destacada sob o título ou no meio da matéria.
Pauta – Roteiro, proposta de assunto a ser divulgado.
Porta-voz – Quem dá declarações à imprensa.
Release – Texto jornalístico distribuído à mídia.
Retranca – Subdivisão da matéria principal.
Suíte – Reportagem que se segue a outra sobre em mesmo assunto em dias diferentes.
Veículo – Órgão de comunicação: jornal, revista, emissoras de rádio e televisão.
Comentários estão desabilitados,