Em grupos de conversa, em publicações no Linkedin, em um bate papo no Whatsapp ou em uma ligação de follow up, volta e meia os jornalistas comentam sobre a infinita quantidade de sugestões de pauta que eles recebem diariamente. A queixa, segundo eles, costuma ser que muitas vezes sequer conseguem abrir todos os e-mails e que nem sempre os releases enviados estão de acordo com a editoria que eles fazem parte.
Para colaborar com esse processo e ter sucesso com as sugestões de pautas, os assessores de imprensa precisam, cada vez mais, se dedicar na construção de um release que tenha um bom valor-notícia, além de estarem sempre atentos a quem envia determinado material.
A importância de um trabalho estratégico
Em uma realidade onde tudo acontece num piscar de olhos, em que novos negócios promissores surgem a todo momento e que emplacar um cliente em um veículo de comunicação relevante é cada vez mais desafiador, é fundamental que os assessores de imprensa busquem atuar de forma mais estratégica, de maneira melhor planejada, desde a captação de informações com seu cliente, construção do release, até o momento da divulgação.
É muito comum que um cliente veja seu negócio, lançamento ou serviço como algo fenomenal, que acredite piamente no potencial que aquilo tem para conquistar o interesse da mídia e que tenha uma expectativa muito alta em relação a esse trabalho de assessoria de imprensa. Muitas vezes, realmente o que o cliente tem para divulgar é algo interessante, mas para que aquilo atraia os olhares dos jornalistas, em meio a tantas ofertas de releases, é preciso extrair as informações certas.
Como construir um bom release
Sabemos que para conquistar aquela emplacada que o cliente tanto espera é preciso traçar um caminho com alguns desafios e cheio de etapas importantes. A construção do release é uma etapa crucial, o pontapé inicial dessa jornada de assessoria de imprensa.
Um bom texto deve destacar as informações mais importantes acerca de um produto, evento ou notícia. Alguns desses dados podem ser abordados logo no início do texto, já no título, para que a apresentação da pauta já chame a atenção do jornalista e desperte nele o interesse de ler com atenção aquele material, entre muitos que estão em sua caixa de entrada.
A introdução da pauta, como qualquer texto jornalístico, deve responder as perguntas mais importantes, oferecendo uma visão geral do negócio, apresentando números que representem o impacto do que está sendo falado e pesquisas relacionadas ao assunto. Nessa etapa, é importante explorar o que de mais significativo o cliente tem a oferecer.
As citações de porta-vozes e até de pessoas que foram impactadas por um produto ou serviço ou que participaram de alguma inauguração ou evento também são bastante importantes para a construção do release. São essas falas que darão mais credibilidade ao que está sendo abordado, que poderão oferecer aos jornalistas exemplos práticos daquilo que o assessor de imprensa quer “vender”.
A inclusão de boas imagens, links que levem a informações complementares e vídeos são recursos valiosos, que podem oferecer mais daquilo que os jornalistas precisam, são ferramentas de apoio que darão ainda mais riqueza ao material que está sendo divulgado.
Valores, missão, contexto histórico da empresa em questão também são fundamentais em um release, tudo isso ajudará na construção de um material mais completo e mais interessante. Por fim, não se esqueça das informações de contato como e-mail e telefone para que o jornalista possa entrar em contato para tirar dúvidas, checar informações e marcar entrevista com algum porta-voz.
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Crédito da imagem: Imagem de Freepik
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