Equipe VOCALI
Debate sobre comunicação corporativa
A convite do jornalista Guilherme Diefenthaeler, diretor da agência Mercado de Comunicação, participei na noite de 19/8 do debate “Possibilidade de atuação do jornalista no mercado de comunicação corporativa”, no Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina – IELUSC, em Joinville (SC). Para uma plateia de cerca de 100 estudantes de todas as fases do curso de Jornalismo da instituição, eu
Equipe VOCALI
Publicações customizadas
⌛ Tempo de leitura: 3 minutos O público de uma organização é formado por todo mundo que se envolve de alguma forma com a empresa (os chamados stakeholders): cliente, fornecedor, associado, acionista, parceiro, patrocinador, colaborador, futuros clientes etc. Desta forma, assim como o público precisa ser segmentado para otimizar a sua comunicação com ele, a forma de se comunicar também é
Equipe VOCALI
A importância da assessoria de imprensa para empresas de todos os tamanhos
⌛ Tempo de leitura: 3 minutos Depois de abordar a comunicação interna nos posts anteriores, agora vamos falar um pouco da comunicação externa. Existem várias formas de se fazer esse tipo de comunicação – pode ser por meio de informativos impressos ou onlines (como newsletters), jornal ou revista, vídeos etc. O importante é definir o público-alvo. Quem vai ser comunicado? Clientes?
Equipe VOCALI
A comunicação dentro das empresas – parte 2
⌛ Tempo de leitura: 2 minutos No último post falamos sobre a importância de ter um canal de comunicação aberto com os colaboradores dentro da empresa de forma que toda a equipe esteja alinhada com as metas da organização. Mas o simples conhecimento das metas não é suficiente para que o funcionário esteja por dentro de todas as estratégias da empresa.
Equipe VOCALI
A comunicação dentro das empresas – parte 1
⌛ Tempo de leitura: 2 minutos Já falamos aqui sobre a importância da comunicação empresarial, de como ela é responsável pelo contato direto com seus clientes, fornecedores e futuros clientes.  Mas a comunicação das empresas vai além “do falar aos outros”. É preciso também falar – e muito – com quem está ao seu lado diariamente, produzindo o seu negócio. Uma
Equipe VOCALI
Comunicação é investimento
⌛ Tempo de leitura: 2 minutos Em época de crise na economia, é comum vermos empresas cortando os orçamentos de marketing e comunicação. Porém, a comunicação não pode ser vista como um custo para o sucesso da empresa. Ela é fundamental para colocar um produto ou serviço no mercado, e manter a marca presente na mídia e na lembrança do público. Mesmo que