Perdeu nosso webinar de comunicação interna? Confira os principais insights dos profissionais da Resultados Digitais, Hotmart e Creditas
Ter uma comunicação interna eficaz e que auxilie os funcionários durante a pandemia é um dos desafios enfrentados pelos líderes nesse momento. Mudar e adaptar estratégias sempre foi uma atividade diária para quem trabalha na área, mas com o distanciamento social e a adesão ao home office, o cenário é ainda mais desafiador.
Muitas práticas que eram usadas antes, já não fazem mais sentido nesse contexto. Até mesmo as dicas dadas aos colaboradores nas primeiras semanas de home office não são mais condizentes para o atual momento.
Ter empatia, entender a dinâmica de produtividade dos funcionários, criar formas de interação entre as equipes e trazer iniciativas para manter a saúde mental das pessoas são as principais preocupações dos profissionais.
Para entender melhor o contexto e conhecer quais medidas foram adotadas pelas empresas, conversamos com profissionais de comunicação interna da Resultados Digitais, Hotmart e Creditas. Confira alguns insights valiosos que eles compartilharam durante essa conversa.
Como adaptar a comunicação interna durante a pandemia
É normal que os funcionários sintam-se desmotivados em alguns momentos e tenham dificuldade para saber como está o funcionamento da empresa.
Para amenizar os obstáculos de implantar um home office sem contar com um processo de transição, os profissionais de comunicação interna tiveram que modificar alguns processos e trazer novas formas de interação:
– Fortalecimento do canal de comunicação interna: ter uma comunicação com um tom leve e descontraído é uma boa maneira de incentivar a equipe. Além disso, é essencial centralizar as informações para que todos possam ficar a par do que acontece na empresa.
– Funcionários como protagonistas: fazer vídeos com recados de empatia e proximidade, mostrar que os colaboradores não estão sozinhos e que podem contar com a empresa foram algumas das medidas aplicadas na Hotmart. “Um dos papéis da comunicação foi de passar tranquilidade para as pessoas. Vocês vão ficar em casa e tudo vai ficar bem”, comentou Rafael Pimenta, analista de employer branding da Hotmart.
– Manter a comunicação entre líderes e colaboradores: realizar reuniões entre líderes e funcionários é um dos diferenciais para manter o engajamento e a comunicação adequada. De acordo com Bruna Romão, analista de comunicação interna da Creditas, esse procedimento foi fundamental para sanar as dúvidas dos funcionários durante o início da quarentena.
– Adaptar a comunicação de acordo com cada fase do home office: se no começo as dicas de como trabalhar em casa e montar um ambiente adequado para o home office eram pertinentes, agora já não fazem mais sentido. Entender as etapas do processo é essencial para aumentar o engajamento da equipe.
– Escutar os colaboradores: essa já é uma medida comum e muito eficiente quando o assunto é comunicação interna. Entretanto, com a adesão ao trabalho remoto tornou-se ainda mais essencial. Para Lívia Borba, analista de comunicação interna da Resultados Digitais, é necessário construir a comunicação de maneira conjunta. “Comunicação é uma via de mão dupla, precisamos ter o momento de ouvir as pessoas”.
Como planejar a retomada das atividades no escritório?
O primeiro passo é organizar a volta de maneira gradual. Aliás, os três analistas que participaram do webinar contaram que esse planejamento já é pensado desde o início do isolamento social.
Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, deve-se analisar os dados e avaliar se o retorno é realmente pertinente, e verificar se todos os colaboradores estão confortáveis para voltar ao escritório.
Você quer saber tudo o que rolou no nosso webinar Comunicação na pandemia: boas práticas e desafios para engajar internamente? Assista ao vídeo completo em nosso canal no YouTube.
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