Já destacamos aqui no blog da VOCALI a importância de investir em um blog, dando preferência à plataforma WordPress. Tomada esta decisão, passamos para a etapa seguinte que é definir o objetivo do blog, como será a “conversa” com o site da empresa, quem irá atualizá-lo (internamente ou contratando empresa especializada), que tipo de interação com os visitantes será adotada, qual será a rotina de atualização e como será a distribuição do conteúdo publicado. Todos estes pontos são partes fundamentais na estratégia de usar o blog para atrair leads, mas a distribuição de conteúdo por vezes é a que pede maior atenção. E é isso que iremos destacar neste post.
Sua empresa montou um blog que está sendo atualizado pelo menos uma vez por semana com posts bem produzidos, otimizados para o Google e sobre temas relevantes para o público que se quer atrair. Ponto para sua empresa: trabalhar o conteúdo pensando em responder perguntas feitas na busca do Google é uma forma de distribui-lo com eficiente.
Mas é preciso ir além. É preciso ser pró-ativo, estimular o público para acessar o blog. Para isso, sua empresa pode:
– Usar as redes sociais para gerar tráfego.
Faça o Facebook trabalhar para sua empresa. Na página da sua empresa, publique mais links para o blog do que fotos. Links geram imagens e estimulam o clique direto para o blog, ao contrário de postar foto com o link na descrição que prolonga o caminho que leva para seu canal. Rede social deve ser meio e não fim.
– Usar hashtags relevantes para ampliar o alcance dos links do blog.
Isso funciona bem no Twitter, onde a lista dos assuntos mais comentados ainda é importante entre os usuários de redes sociais. A ideia aqui é usar uma hashtag própria, de preferência com a marca da empresa incluída (tipo #DicasNOMEDAEMPRESA), mas também usar outra ou outras que estejam em alta na rede social. É uma ação que exige cuidado. Não é para usar qualquer hashtag só porque está lá no trending topics. Tem que ter relação com o conteúdo publicado ou com a área de atuação da empresa. Se não for assim, é mico na certa.
– Identificar e interagir nas redes sociais com usuários que se encaixem no público-alvo que a empresa quer atingir.
Existem ferramentas que ajudam a encontrar no Twitter, por exemplo, como as pessoas se qualificam nas suas “bios”. Quem cuida da conta da sua empresa no Twitter pode pesquisar por profissão, por exemplo, ver a lista de usuários e passar a segui-los. O ideal é fazer isso e antes ou logo depois já publicar na conta da empresa um novo conteúdo com link para o blog. No Facebook, uma opção é acompanhar grupos públicos.
– Investir em anúncios na mídia digital.
Sua empresa pode montar campanhas usando Google AdWords ou Facebook Ads com foco no blog como um todo e não em um link específico. Busque consultoria, caso tenha dúvidas, para entender o processo de compra de mídia e também definir quais palavras-chave comprar, quanto investir e qual duração da campanha. Importante saber ainda como medir o resultado para rever estratégia e alterar perfil do anúncio, caso seja necessário.
– Divulgar seu blog em veículos da chamada mídia tradicional.
O fato de ser um canal digital não impede que sua empresa também faça divulgação do blog e do que é publicado nele em jornais, revistas, TVs e rádios. Com sua assessoria de imprensa, pode ser feito o envio de releases, destacando o que está sendo publicado, mas também pode ser estimulada a produção de reportagens que tenham como fonte algum conteúdo do blog e, por tabela, sua empresa.
– Enviar newsletters periódicas para a base de leads.
O e-mail ainda é uma canal importante de contato e nunca deixará de ser. Nem todo mundo está em rede social (ainda que se possa ter a impressão contrária), mas todo mundo tem uma conta de e-mail. Por isso, na distribuição do conteúdo do blog deve constar o envio de newsletters com links para os posts publicados.
Há formas de disparar o envio do post assim que ele é publicado. Mas optar por esta estratégia depende muito do volume de conteúdo publicado até para não parecer inconveniente caso haja uma publicação de posts maior do que um por semana. Como o conteúdo dos blogs não costuma ser factual, uma alternativa a ser considerada é enviar uma newsletter mensal, no final ou no início de cada mês com as chamadas e links do que foi publicado no período anterior.
Veja com a equipe técnica ou com consultores, caso use ferramentas como o RD Station, como evitar que a mensagem com a newsletter caia na caixa de spam.
É só isso então que a empresa pode fazer para otimizar a distribuição do conteúdo?
Não, há uma outra ação, simples até, mas que muitos falham por esquecimento ou desconhecimento: usar o público como o distribuidor a partir do acesso ao conteúdo no blog. Mas isso já não ocorre na rede social, quando ele compartilha um post por lá?
Em tese sim. Mas lá ele compartilha apenas naquele canal. A ideia aqui é ampliar as possibilidades de escolha do visitante para que ele possa compartilhar o link na plataforma que desejar. E aqui entra uma possibilidade que alguns sites e blogs já se deram conta e que as empresas e seus blogs também podem adotar: o compartilhamento de links para usuários e/ou grupos de WhatsApp.
Inegável a importância que o WhatsApp conquistou, embalado também no aumento nas vendas e no uso de smartphones. O aplicativo já é o principal canal de interatividade de muitas empresas e tende a crescer em termos de funcionalidades muito em breve.
Para usá-lo na distribuição de conteúdo, o primeiro passo é conferir se o blog da sua empresa é responsivo, se abre corretamente nos smartphones. Se abre a mesma versão desktop, temos um problema. Mas se não, o passo seguinte é solicitar para o pessoal responsável pelo desenvolvimento do blog que seja adicionado um plugin (partindo da premissa que seu blog usa a plataforma WordPress) de compartilhamento. Este plugin traz os botões das principais redes sociais e quando o visitante clica em um deles, uma janela é aberta para que o link do post seja compartilhado.
O mesmo ocorre ao clicar no ícone do WhatsApp, que só aparece quando o visitante está acessando o blog pelo smartphone. A janela de contatos do WhatsApp é aberta e o visitante escolhe para qual usuário ou grupo ele irá enviar o link. O objetivo de adotar esta funcionalidade é, como dito acima, estimular o público para que ele seja o distribuidor de conteúdo. Mas a empresa também pode fazer esta distribuição usando seu contato no aplicativo para compartilhar o link para grupos internos, grupos de fornecedores e até grupos de clientes, se houver. Usar a função Transmissão, em que são reunidos contatos para receber determinadas mensagens, requer atenção para não parecer invasivo.
Quer saber mais sobre blogs, produção e distribuição de conteúdo? Consulte a VOCALI.
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