A adoção do digital na jornada de compra e experiência do consumidor vem crescendo cada vez mais. Diante disso, investir em marketing digital deixou de ser uma opção há muito tempo. A prova é que o número de pessoas que consomem conteúdos e informações online não para de aumentar:
✔️Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas na internet no mundo.
✔️Em 2019, o Brasil teve 10 milhões de novos usuários nas redes sociais.
O raciocínio é bem simples: se a sua empresa quer conquistar mais clientes e aumentar o número de vendas, é preciso estar presente no meio digital. No entanto, para que o investimento em marketing digital gere bons resultados, é necessário contar com estratégias assertivas e levar em conta algumas boas práticas.
Pensando nisso, reunimos quatro erros comuns que as empresas cometem na hora de investir em marketing digital e como evitar esse tipo de problema para o seu negócio.
Principais erros ao investir em marketing digital
Existem fatores primordiais para que o planejamento de marketing digital seja assertivo. É preciso levar em consideração uma série de fatores, como analisar métricas e definir processos de acordo com as necessidades do público do seu negócio.
1. Não fazer um planejamento adequado
No meio digital tudo acontece de forma rápida e dinâmica, por isso contar com um planejamento robusto e que respeite todas as etapas é fundamental para atingir bons resultados.
Para evitar esse tipo de problema, é necessário determinar e estudar todas as etapas das ações. Com um plano de ação definido é possível redirecionar processos e adequar o foco das suas estratégias conforme as demandas.
2. Optar por investir apenas em redes sociais
Social media é apenas mais uma estratégia de marketing digital. Se as redes sociais não fizerem parte de um plano maior e que engloba outras ações de comunicação e marketing, pouco vão contribuir para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
As prioridades do marketing digital estão relacionadas à educação do público, entender as necessidades da persona e mostrar que sua empresa pode ser a solução para esses problemas. Portanto, pense duas (ou mais!) vezes antes de focar somente em redes sociais.
Você deve utilizar outras ferramentas e canais digitais, como site, blog, e-mail, conteúdos de conversão e anúncios. A rede social complementa essas ações, mas sozinha dificilmente ela terá força para fornecer resultados consistentes.
Leia mais: Marketing digital não é (só) redes sociais
3. Privilegiar as métricas da vaidade
Ao longo do planejamento de marketing digital é necessário definir métricas que fazem sentido para o objetivo do seu negócio. Nesse sentido, as métricas da vaidade podem ser uma armadilha.
Um exemplo é o fato da empresa contar com um alcance e engajamento alto, mas não aumentar o número de clientes. Outro ponto são os números de visualizações de páginas, seguidores nas redes sociais e curtidas de um post. Na maioria dos casos essas métricas não são importantes para a análise.
Portanto, estabeleça métricas que sejam realmente relevantes para o seu negócio. Assim, é possível obter uma visão mais realista do que o marketing digital está construindo para a empresa.
4. Não contar com profissionais qualificados em sua equipe
Para conquistar clientes e aumentar as vendas, é preciso ter profissionais de marketing digital qualificados e capazes de entender quais são as necessidades do público da empresa.
A visão da equipe vai ajudar no momento de explorar o potencial da marca, além de auxiliar na criação de um planejamento direcionado para construção de uma imagem no meio digital.
Contrate uma agência capaz de atender suas necessidades
Para que sua empresa possa investir de maneira correta, é preciso contar com a ajuda de uma agência capaz de entender as demandas do mercado e as necessidades do seu negócio.
A VOCALI possui profissionais capacitados e que podem ajudar a proporcionar resultados ainda melhores para o seu negócio. Quer saber mais? Fale com a gente e veja como podemos te ajudar!
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