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O inbound marketing é uma estratégia de comunicação e atração de clientes recomendada (e cada vez mais usada) por empresas de todos os segmentos. Quem atua em um nicho muito específico de mercado, no entanto, costuma ter dúvidas sobre a eficiência do inbound para a geração de novos negócios.
– Vale a pena investir em marketing se o meu público é tão específico?
– Como chegar às pessoas certas sem gastar esforços com quem não vai comprar meus produtos ou serviços?
– A agência ou profissional responsável pela produção de conteúdo vai saber falar sobre um conteúdo tão técnico?
Esses são alguns questionamentos comuns baseados, em muitos casos, em dificuldades que a empresa já enfrentou ao usar estratégias de marketing tradicional e não alcançar a persona do negócio.
A boa notícia é que o inbound marketing não só é recomendado para empresas bem nichadas, como também possui características que tornam essa estratégia de comunicação ideal para negócios que precisam atingir um público muito segmentado. Veja a seguir alguns dos benefícios do inbound marketing para esse tipo de empresa.
Oportunidade de posicionamento
Disputar as primeiras posições no Google é uma preocupação crucial de empresas que fazem marketing digital, ´pois um bom ranqueamento permite que mais pessoas encontrem o seu site e contribui para que a marca se torne referência no mercado.
No caso de empresas de nichos específicos, a vantagem é que existem menos marcas investindo em SEO (otimização para mecanismos de busca) e menos pessoas disputando as primeiras páginas. Ou seja, trabalhar com inbound marketing e produzir conteúdos de qualidade é uma excelente maneira de construir uma marca mais forte e se consolidar como autoridade na área.
Mesmo que o volume de buscas pelos termos referentes ao seu negócio seja menor, é essencial que as pessoas que já têm um interesse na área (a ponto de procurar por um assunto tão específico) cheguem ao seu site e não ao de seus concorrentes.
Possibilidade de captar leads que ainda não sabem que precisam de você
A produção de conteúdo de inbound marketing, no entanto, não possibilita a atração apenas de leads já qualificados. Ela também faz com que sua marca seja encontrada por pessoas que ainda não conhecem o seu negócio e não sabem que precisam das suas soluções.
– Mas por que eu iria falar com essas pessoas? Elas não são o público que eu quero atingir.
A metodologia do inbound é fortemente baseada no aprendizado do lead. Ou seja, você tem a oportunidade de educar o mercado.
Pense no exemplo da Eurotec Nutrition, empresa atendida pela VOCALI que desenvolve aditivos para a preservação de partes não comestíveis de animais como boi, porco, galinha e peixes utilizadas para produzir grãos, sementes, rações etc. Bem específico, não?
O blog da Eurotec possui desde textos mais técnicos como o sobre problemas provocados pelo não-uso de antioxidantes na produção de rações, até conteúdos com um tom mais de curiosidade: Ração animal: Como é produzida a comida do seu bichinho de estimação.
O primeiro é destinado ao potencial cliente da marca, ou seja, para a empresa que produz ração e que precisa garantir a qualidade do seu produto. Já o segundo pode impactar tanto o dono de pet que não faz ideia de como se dá o uso de conservantes na ração do seu animal de estimação,ou até mesmo outras pessoas interessadas em nutrição animal.
Em ambos os casos, a empresa mostra-se como referência na área e autoridade quando o assunto é qualidade nos processos de fabricação de ração animal. O que muda é a forma como os leads serão trabalhados ao longo da jornada de compra, e isso depende muito do trabalho de segmentação – que veremos a seguir.
O poder da segmentação
A segmentação do público é crucial para empresas de nicho muito específico e nesse sentido o inbound marketing faz toda a diferença.
Quando um usuário se interessa por um e-book produzido pela empresa, por exemplo, ele deixa determinados dados (email, cargo, empresa, cidade etc.) e é a partir dessas informações que o trabalho de inbound marketing vai segmentando cada vez mais sua base de contatos. O envio de email marketing e criação de fluxos de automação são baseados no perfil e no interesse de cada lead.
Com isso, o potencial cliente que já conhece o negócio e está perto do momento de decisão recebe certo tipo de comunicação, enquanto o contato que precisa aprender mais sobre o assunto é nutrido por outras informações até se tornar um potencial cliente.
Profissionais capazes de traduzir as informações do seu negócio para o público
Como mencionei no início do texto, existe um receio por parte dos gestores de uma empresa nichada em relação aos conteúdos produzidos pelos profissionais de inbound marketing. E essa é uma preocupação válida, pois esses conteúdos devem contribuir para a construção da marca como autoridade.
Para evitar esse tipo de problema, é essencial buscar uma agência com atuação reconhecida na área, e com profissionais capacitados para a produção de conteúdo independentemente do segmento e de o quão nichado é o seu negócio.
Para garantir a qualidade do texto, o profissional responsável pela produção de conteúdo vai utilizar técnicas de pesquisa e apuração, examinando documentos, cruzando dados, checando informações.
Ele também vai entrevistar os especialistas dentro da empresa para abordar os conteúdos mais técnicos, falar com clientes para montar cases de sucesso ou pesquisar os materiais que a marca já possui.
Além disso, existe a vantagem de que o profissional de inbound marketing sabe como traduzir o conteúdo do seu negócio de maneira objetiva, utilizando técnicas de SEO, e com a linguagem e o tom mais adequado à persona e ao seu estágio no funil de vendas.
Saiba como a VOCALI pode ser parceira do seu negócio
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