Produzir relatórios é uma das etapas mais importantes do trabalho de marketing digital. Afinal, quando uma empresa contrata os serviços de uma agência está em busca de resultados satisfatórios. Seja para aumentar o alcance orgânico da marca, disponibilizar conteúdos de qualidade ou conquistar novos clientes.
Por isso, os relatórios são tão importantes para mensurar os resultados e mostrar para os gestores que o marketing digital auxilia no crescimento do negócio.
Com os dados e análises em mãos é possível verificar as estratégias que vêm dando certo, e as que precisam ser modificadas. Mas reunir todos os números das estratégias de marketing digital feitas nas ferramentas, como no RD Station – visitantes, leads, e-mail, landing pages, acessos às páginas, além de consultar e analisar os dados das redes sociais é um trabalho gigantesco quando feito de forma manual.
Sendo assim, ferramentas de automação de relatórios de marketing são fundamentais para otimizar o tempo e concentrar os esforços no que realmente importa: a análise estratégica dos resultados.
Aqui na VOCALI usamos o Reportei, uma plataforma que permite que a equipe de marketing digital possa verificar métricas e analisar dados de maneira mais fácil e rápida.
Como funciona o Reportei
A ferramenta possibilita que, com alguns cliques, o profissional consiga gerar relatórios de marketing com dados completos para melhorar a comunicação com os cliente e tomadores de decisão da empresa.
Afinal, os gestores estão preocupados com faturamento, escala e crescimento do negócio. Nada melhor que exibir os números para comprovar que o trabalho de inbound marketing contribuiu para gerar leads, reduzir o custo de aquisição do cliente e aumentar o retorno sobre o investimento.
É neste momento que o Reportei pode auxiliar tanto os profissionais de marketing quanto os gestores da empresa a entenderem melhor as estratégias de inbound. A plataforma reúne e disponibiliza métricas atualizadas, além de proporcionar uma rotina mais produtiva e focada nas questões estratégicas do trabalho.
Mas não esqueça: é essencial integrar todas as ferramentas e redes sociais usadas pela empresa. O Reportei possui integração com diversas plataformas, como RD Station, Facebook, Instagram, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads, Facebook Ads, Google Meu Negócio e outros.
Reunimos neste post algumas funcionalidade que o Reportei possui e que vão auxiliar a equipe de marketing digital no momento de gerar – e analisar – relatórios.
- Criação de templates personalizados
Através do Reportei é possível gerar relatórios customizados e adaptados para cada um dos clientes gerenciados na plataforma. Os templates podem ser salvos e utilizados novamente no momento de gerar um novo relatório para determinado cliente.
Além de adicionar outras métricas, é possível acrescentar comentários falando sobre as conquistas e novidades do projeto.
- Possibilidade de inserir métricas e análises
De nada adianta gerar um relatório e não analisar as métricas. O Reportei permite que os usuários façam comentários a respeito dos números alcançados, pontos mais relevantes do projeto e como os resultados irão influenciar as próximas etapas.
Também é possível inserir dados, prints e vídeos para personalizar as informações e tornar o relatório mais dinâmico.
- Relatórios no formato de linha do tempo
A linha do tempo facilita no momento de explicar para os clientes as etapas do projeto de maneira mais interativa. A funcionalidade foi inspirada na timeline do Facebook, e traz recursos para destrinchar todas as etapas do processo criativo (reuniões, estratégias e conquistas).
- Toda a equipe pode gerenciar o relatório
A plataforma possibilita que outros profissionais, além do gestor, possam auxiliar na criação do relatório. Esse recurso é importante para dividir e direcionar as tarefas de acordo com as especialidades de cada um.
Assim, os profissionais de marketing conseguem gerar e controlar os relatórios, e os gestores podem administrar as entregas relacionadas a cada membro da equipe de maneira simples e organizada.
Conclusão: Busque ferramentas para auxiliar a equipe de marketing digital
Nós já falamos no blog sobre usar o Vooozer para entrar na Era da Voz e o RD Station para obter melhores resultados para o seu negócio. O Reportei também é uma ferramenta que vai ajudar a equipe de marketing digital a otimizar tempo e desempenhar as tarefas de maneira mais ágil e prática.
Afinal, de nada adianta criar conteúdos de qualidade, gerenciar as redes sociais, investir em mídias pagas se você não mensurar e analisar os dados para ver os resultados das ações.
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