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Quando pensamos em um veículo de comunicação, logo nos vêm à cabeça jornais, revistas, emissoras de rádios, canais de televisão. Mas a internet popularizou e muito o acesso à informação e foi responsável também pela criação de novas formas de comunicação. Quem aí não acessa portais de notícias? Porém, muito além dos grandes portais, outras ferramentas tornaram-se também fontes de notícias, como redes sociais e blogs, e cada vez mais essa forma de se comunicar ganha espaço e a atenção do público.
Por mais que você leia jornais, escute rádio no caminho para o trabalho ou assista ao noticiário diariamente, algumas notícias só chegam até você por meio de canais especializados e segmentados. Isso faz sentido: no meio de tanta informação disponível o tempo todo, e com canais sendo atualizados a cada minuto, escolher o que você quer saber e quem seguir é fundamental para não deixar passar o que interessa.
Especialização e segmentação
A especialização e segmentação do assunto é um fator importante. Falo com um exemplo próprio: sou fã de algumas bandas de rock e é pelos canais oficiais que fico sabendo as novidades, como datas de shows, lançamentos de músicas e notícias sobre as atividades das bandas. Essas informações chegam para mim por newsletters, postagens no Twitter, Facebook, Instagram, vídeos no YouTube e também em blogs e sites oficiais. A mídia convencional não dá tanto destaque para esses assuntos, e mesmo quando dá, as reportagens podem passar despercebidas no meio de tantas outras notícias.
Por exemplo, por que um noticiário iria fazer uma reportagem sobre um cantor que quebrou o pé às vésperas de uma turnê? Mas o Guns N’ Roses fez sua própria reportagem: entrevistou a médica, mostrou raio-X, falou de tratamentos e acalmou os milhões de fãs que esperavam há 20 anos pela turnê anunciada para 2016. Distribuiu o conteúdo pelos canais oficiais da banda, comunicando diretamente às pessoas mais interessadas no assunto.
Ser seu próprio veículo de comunicação é ir direto ao ponto, sem intermediários
Não precisa ser uma banda, mas aposto que você segue perfis oficiais, seja de empresas ou empresários, seja de times esportivos ou sites especializados; lê blogs e assina newsletters que trazem informações que te interessam. Então, por quê não fazer o mesmo?
Ao ser seu próprio veículo de comunicação, você – sua empresa – assume o papel de informar seus stakeholders (clientes, parceiros, conselho, colaboradores etc) sobre as suas novidades. É por meio dos seus canais que as pessoas que se interessam pelo seu mercado vão saber das feiras que a empresa participa, palestras do CEO, promoções, dicas e notícias em geral sobre seu negócio.
Facilitando o acesso à informação para clientes e prospects, você fala diretamente com eles e ainda se torna autoridade no assunto. Se suas atualizações tiverem consistência e forem otimizadas com um trabalho de SEO de qualidade, sua relevância nas buscas no Google também aumenta, e você consegue chegar até pessoas que ainda não conheciam sua marca.
E quais canais sua empresa deve utilizar? Isso dependerá do perfil de quem segue você e sua empresa. E é estudando as personas que você consegue identificar os hábitos delas e direcionar o conteúdo para as redes sociais e os canais online que serão acessados por elas.
Pronto para começar?
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