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Sua empresa está preparada para a Black Friday 2019? Uma das datas mais aguardadas do comércio ocorre no dia 29 de novembro. Dados mostram que a data inspirada na Black Friday americana cresce cada vez mais e que as empresas devem contar com ações e estratégias eficientes para garantir mais vendas e clientes.
Uma pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Zoom, mostrou que 95% dos mais de quatro mil entrevistados pretendem comprar algum produto na data. Outro ponto relevante é que somente 1,5% das pessoas afirmaram que vão comprar apenas em lojas físicas. A maioria dos consumidores pretendem comprar em lojas online ou procurar os produtos em ambas as lojas – física e online.
No ano passado, de acordo com os dados da Ebit/Nielsen, as vendas no comércio online chegaram a R$ 2,6 bilhões, maior faturamento desde a criação do evento no Brasil. De acordo com dados da XP Investimentos, a Black Friday representa 4,5% do faturamento anual do comércio eletrônico.
Mas como garantir que a sua empesa aproveite o potencial de vendas que a data oferece? Uma boa comunicação com os consumidores garante não apenas que suas ofertas sejam vistas por um maior número de pessoas, mas também serve para alinhar as expectativas de seus clientes durante a Black Friday.
Para ajudar a sua empresa a se destacar e ter os melhores resultados, a VOCALI criou um infográfico com 5 dicas para criar uma estratégia de comunicação digital na Black Friday 2019. Confira as dicas detalhadas abaixo.
1. Esteja preparado
Seu site vai receber um aumento de acessos e precisa estar preparado para isso. Parece uma dica básica, mas os cuidados técnicos são fundamentais para que seu site não caia e sua empresa não perca vendas. Também é importante estar atento ao mobile, assim seus clientes poderão aproveitar suas ofertas em qualquer dispositivo.
Da mesma forma, a comunicação precisa ser reforçada nos canais de atendimento. Aposte em serviços de chat online ou até mesmo em atendimento e vendas pelo Whatsapp.
2. Eduque e informe seu consumidor
Mantenha seu blog atualizado com posts específicos para a Black Friday. Ofertas e informações sobre os produtos e serviços, e comparações de preços são algumas opções de conteúdos para educar seu consumidor e gerar expectativa para a data.
Outra boa estratégia que não pode faltar na Black Friday é o espaço “Perguntas Frequentes”. Assim, os consumidores podem tirar suas dúvidas sobre os produtos e serviços que você oferece e também sobre as promoções da Black Friday.
3. Ofereça descontos de verdade
De nada adianta montar uma estratégia eficiente de comunicação digital para a Black Friday se os seus descontos não forem atrativos.
Preços maquiados e descontos mínimos geram reclamações dos consumidores e menções negativas nas redes sociais. Além de contribuírem para a desconfiança de muitos brasileiros em relação a Black Friday.
Sua empresa não quer levar a essa má fama de “Black Friday Fake” nem frustrar as expectativas dos consumidores, certo? Então certifique-se que sua estratégia de comunicação é transparente e alinhada para mostrar que suas ofertas realmente valem a pena.
4. Aproveite para aquecer sua lista de e-mails
O aumento de visitas e vendas faz da Black Friday uma data perfeita não só para aumentar seus leads, mas também para aquecer os contatos que você já tem. Aproveite sua newsletter para conversar com sua audiência e oferecer promoções específicas para a Black Friday.
Também planeje conteúdos de qualidade para que os novos contatos continuem interessados nos seus produtos e serviços mesmo depois da Black Friday 2019.
5. Monitore a #BlackFriday
Saber o que os consumidores estão falando sobre sua empresa e seus produtos é fundamental sempre, mas principalmente na Black Friday. O monitoramento é um ótimo caminho para medir a satisfação dos consumidores e também para identificar problemas no seu site e até mesmo na sua estratégia.
Durante a Black Friday 2019 você também pode monitorar seus principais concorrentes e o que os consumidores estão dizendo sobre eles. Essa é uma forma de retirar inspirações para suas próprias ações.
Leia também: Marketing digital: O que aprender com a estratégia do concorrente
Monitore também a visão geral dos consumidores sobre a data por meio da hashtag #BlackFriday nas redes sociais, por exemplo. Além de verificar as reações e participações dos consumidores, esse monitoramento será um ótimo material para planejar a estratégia da sua empresa na próxima edição da Black Friday.
Conclusão: aproveite as datas do varejo!
A Black Friday é uma grande oportunidade para alavancar as vendas de sua empresa, mas não é a única. Portanto, para quem quer vender mais e atrair clientes é necessário ficar antenado nas possibilidades que algumas datas oferecem e criar estratégias de comunicação e marketing que façam sentido para o seu negócio. Acesse o nosso Calendário de oportunidades e veja como aproveitar melhor algumas datas que movimentam o mercado brasileiro.
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