Sem tempo para ler? Este artigo também está disponível em áudio, narrado pela autora, no player abaixo.
Dados, pesquisas e números são nossos grandes aliados para criar estratégias de inbound marketing e provar o valor das ações. Pensando nisso, reunimos nesse texto alguns dados de uma pesquisa sobre buscas e ranqueamento orgânico no Google divulgada recentemente pela Backlinko, empresa de treinamento e pesquisa em SEO.
O estudo analisou 5 milhões de resultados de pesquisa do Google e 874 mil páginas para entender melhor a taxa de cliques orgânicos, e traz resultados e insights valiosos para quem trabalha com SEO e marketing de conteúdo.
Vamos aos números…
🔎 31,7% dos cliques vão para o 1º resultado do Google.
🔎 O 1º colocado tem até 10 vezes mais chances de receber cliques do que quem está na 10ª posição.
🔎 Os três primeiros resultados de pesquisa no Google recebem 75,1% de todos os cliques.
🔎 O CTR (taxa de clique) da posição 7 até a 10 é praticamente o mesmo.
🔎 Subir uma posição na pesquisa pode aumentar o seu CTR em 30,8%, porém se você estiver entre as posições 7 e 10, isso não significa nada.
🔎 Apenas 0,78% dos usuários do Google clicam em algo da segunda página.
🔎 Títulos com perguntas têm uma taxa de clique 14,1% maior do que os títulos sem o ponto de interrogação
🔎 URLs com a palavra-chave tem uma taxa de clique 45% maior do que as URLs sem a palavra-chave
🔎 Títulos entre 15 e 40 caracteres têm CTR 8,6% maior em comparação com as que estão fora desse intervalo.
🔎 Adicionar “power words” ao seu título pode diminuir seu CTR em até 13.9%. Power words são termos usados para chamar a atenção, mas que costumam prometer mais do que cumprem: ‘segredo’, ‘poderoso’, ‘perfeito’, ‘ótimo’, ‘insano’, ‘surpreendente’ etc. – aqueles “termos matadores” que já estamos cansados de ver em chamadas de textos.
🔎 Títulos que despertam emoção podem melhorar o CTR. Títulos com sentimentos positivos podem aumentar a taxa de clique em cerca de 7%.
🔎 Páginas com meta descriptions recebem 5,8% mais cliques do que aquelas sem uma descrição.
Importância do SEO
Além de mostrar que a grande briga está nos três primeiros resultados e que a segunda página do Google definitivamente é largada às traças, a pesquisa da Backlinko reforça que as estratégias de otimização para os mecanismos de busca fazem muita diferença.
A utilização de palavras-chave e de meta description (descrição que aparece logo abaixo do título e do link de cada resultado), e a otimização dos títulos são alguns exemplos de ações de SEO que possuem grande relevância para aumento do CTR e atração de mais pessoas para o seu site.
Quer saber mais sobre SEO e ranqueamento no Google? Confira alguns conteúdos que já publicamos por aqui:
Comentários estão desabilitados,