Como funciona o Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma junção de conteúdo relevante (ou Marketing de Conteúdo) com técnicas de otimização, estudo para atrair potenciais clientes para seu site e relacionamento.
Sua empresa publica o conteúdo e o oferece a um cliente em potencial por meio de textos em blogs e sites, postagens em redes sociais, anúncios via Google Ads ou Meta Ads (Instagram e Facebook). O conteúdo é produzido com o propósito de responder perguntas e dúvidas que o público tem e pesquisa na internet.
O usuário também pode acessar o conteúdo por intermédio de uma Landing Page (confira abaixo o significado dos termos no vocabulário do Inbound) produzida pela empresa. Fazendo um pequeno cadastro, ele pode baixar o material que você disponibilizou, como infográfico, guias, testes, checklists ou e-books, por exemplo.
Plataformas como a RD Station e a Hubspot possibilitam analisar o comportamento desses usuários, saber quantas pessoas acessam sua Landing Page, quantas baixaram os materiais, e ainda monitorar as interações desses usuários, que a partir do primeiro cadastro, transformam-se em um Lead.
Para que o Inbound Marketing dê resultados é preciso consistência.
Periodicidade na atualização dos canais digitais, como blogs e redes sociais (faça um calendário e siga à risca os prazos de postagens).
Conteúdo completo e atualizado, de forma que sua empresa seja referência naquele assunto.
Presença online: esteja presente na busca quando o prospect procurar por informações do seu mercado. O investimento em Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, é baixo e totalmente mensurável.
Mensuração: a dica aqui é testar e medir. Não adianta nada ter várias formas de comunicação com o público-alvo e ofertar conteúdo de qualidade se você não sabe quem está tendo acesso e como usar essas informações para reverter em venda.
Vocabulário do Inbound Marketing
Google Ads: Anúncios no Google com base em palavras-chave e feitos com orçamento pré-definido. Você cria grupos de anúncios personalizados por assunto, região de busca e outras variáveis, e pode direcionar o site ou a página de destino de acordo com a busca feita pelo consumidor.
Meta Ads: Anúncios no Facebook e no Instagram são gerenciados pela plataforma da mídia paga da Meta. Também são feitos com orçamento definido e você pode selecionar a persona que irá visualizar seu anúncio com base nas buscas, gostos e interações desta pessoa nas redes sociais, como idade, formação, páginas curtidas e interesses.
Landing Page: Uma página de destino que pode servir tanto para atrair quanto para converter. É por meio do conteúdo desta página que o público-alvo vai chegar até você e, caso ele se interesse pelo assunto, vai deixar informações (em um cadastro) em troca de mais conteúdo.
Leads: são as pessoas (ou personas) que tiveram alguma interação com sua empresa. A geração de leads se dá a partir do momento em que o cliente em potencial procura por informações, chega até o conteúdo oferecido por você e solicita mais informações – seja através de um cadastro em Landing Page, cadastro em sites e blogs, contato por meio de redes sociais etc.
Persona: a persona nada mais é do que a definição do público-alvo para o seu negócio. Para defini-la é preciso responder algumas perguntas, como: quem é o seu cliente em potencial? Qual o cargo e mercado de atuação dele? Qual o tamanho da empresa em que ele atua? O que ele vê/ouve/lê? Como se informa? Por que ele precisa da sua empresa?
ROI: é o retorno sobre o investimento, ou seja, quanto foi gasto para gerar e promover um determinado conteúdo versus o que resultou financeiramente da ação.
KPIs: Os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicators, em inglês) são fundamentais para o sucesso da sua estratégia de Inbound. Ao criar a estratégia é preciso definir os KPIs e como eles serão acompanhados e analisados.
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