À medida que 2023 avança, a busca por resultados continua a ser uma prioridade para as empresas B2B. E o Inbound Marketing – embora necessite de um investimento a longo prazo – pode ser uma ferramenta valiosa para os negócios atinjam suas metas ainda neste ano.
Para debater mais sobre o assunto, a Vocali realizou o webinar “Inbound Marketing B2B: ainda dá para gerar resultados em 2023?”. Rachel Sardinha, Diretora de Marketing na Vocali, e Lorena Schluter, Farmer na RD Station, compartilharam informações valiosas sobre como moldar estratégias eficazes e alinhar metas para aproveitar ao máximo o que resta do ano.
Confira a seguir os principais insights do webinar, além de boas práticas de inbound marketing para empresas B2B.
Metas e alinhamento
“É importante que a empresa alinhe com o time de marketing quais resultados deseja alcançar. É essencial olhar as metas e objetivos traçados no início do ano, verificando o que ainda é viável ser atingido até o fim do ano.”
Rachel Sardinha
Empresas B2B podem conquistar resultados positivos por meio das estratégias de inbound marketing ainda dentro do ano de 2023. Entretanto, é essencial compreender que os resultados das ações implementadas podem não se manifestar de maneira imediata.
É crucial que o empresário estabeleça suas prioridades de forma precisa e baseie as ações de inbound marketing em fundamentos sólidos, concentrando os esforços da equipe naquilo que realmente importa.
Ações e estratégias
“A definição de metas é muito específica para cada empresa. O ideal é que as empresas B2B tenham um planejamento definido com ações de médio e longo prazo.”
Lorena Schluter
O ponto de partida consiste em compreender a situação atual da empresa, suas aspirações de futuro e o prazo para concretizá-las. A partir dessa análise é possível traçar as metas e definir a abordagem mais adequada e que esteja de acordo com os objetivos da organização.
A eficiência das estratégias depende do alinhamento entre o empreendedor, a agência de inbound marketing – ou a equipe interna – e o departamento de vendas. Essa sinergia é vital para garantir uma comunicação eficaz e direcionada ao sucesso do negócio, possibilitando que as áreas estabeleçam uma cooperação.
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Maturidade digital
“Nós sabemos que quando se busca um crescimento, um posicionamento de uma empresa no mercado, as coisas não acontecem de imediato. Não é algo que se consiga trabalhar do dia para a noite.”
Lorena Schluter
A ausência de maturidade digital é um dos principais motivos para frustrações e equívocos no planejamento de inbound marketing. É fundamental que o empreendedor adote uma perspectiva esclarecida em relação ao negócio, compreendendo os objetivos a serem alcançados e a dinâmica do mercado em que seu negócio está inserido.
No entanto, muitos empresários carecem dessa compreensão, uma lacuna que acaba gerando ruídos de comunicação entre agência, empreendedor e equipe comercial. Isso evidencia um problema que impacta a harmonia entre as áreas, interferindo na fluidez da comunicação e no alinhamento das estratégias.
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Vantagens para empresas nichadas
“Ser segmentado favorece a empresa no digital, porque você consegue olhar: ‘eu estou nesse mercado, esses são os meus concorrentes e eu vou trabalhar com esse público’. Então te dá um direcionamento muito mais certeiro.”
Lorena Schluter
Ao contrário das empresas que atendem a diversos públicos, aquelas focadas em um nicho específico têm a vantagem de adotar estratégias mais direcionadas. Esse tipo de negócio tem a flexibilidade de implementar um processo de nutrição de leads e uma jornada de compra mais extensa, permitindo uma comunicação específica para o público-alvo do seu ramo de atuação.
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Pivotar a estratégia de inbound
“Quando a empresa quer mudar a rota, é preciso entender que se ela está pivotando suas estratégias. É uma mudança que pode trazer bons resultados, mas eles não acontecem de uma hora para outra”.
Rachel Sardinha
Quando a empresa busca uma mudança de direção, é importante compreender que a adaptação das estratégias anteriores demanda tempo. Nesse processo, é essencial estabelecer metas intermediárias e, ao projetar o objetivo final, garantir que sejam alcançáveis e escaláveis.
O inbound marketing para empresas B2B desempenha um papel fundamental ao atrair leads mais qualificados e preparados para a compra – em comparação com qualquer visitante eventual do site. Isso evita abordagens de venda prematuras, permitindo uma interação mais assertiva e eficaz com potenciais clientes.
Conclusão
A busca por resultados de inbound marketing para empresas B2B em 2023 é viável. O alinhamento de metas, a compreensão das necessidades da organização e uma estratégia adaptada ao público e ao mercado são cruciais para alcançar resultados tangíveis.
Ao adotar abordagens realistas e direcionadas, os negócios podem maximizar o impacto de suas estratégias de inbound marketing até o final do ano.
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Crédito da imagem: Imagem de DCStudio no Freepik
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