Listamos algumas soluções que podem ser incorporadas pelo seus times de marketing digital e de vendas para aumentar sua visibilidade e comunicação online, gerando mais oportunidades de vendas para seu negócio
Sem tempo para ler? Este artigo também está disponível em áudio, narrado pela autora, no player abaixo.
O trabalho comercial e de marketing envolve uma série de etapas e estratégias, além de times grandes e muitas vezes, complexos. Para dar conta de todas as atividades surge a necessidade de investir em ferramentas digitais para automatizar e agilizar processos, ganhar escala e, principalmente, montar estratégias baseadas em dados e não em achismos.
Fizemos uma lista com base em algumas das ferramentas que utilizamos aqui na agência e que podem ser úteis para empresas de vendas complexas e B2B, e que vão ajudar não só na produtividade dos seus times, mas também nas suas estratégias de marketing e vendas.
RD Station Marketing
Principal software de automação de marketing, o RD Station possibilita gerenciar em uma só plataforma grande parte do trabalho de inbound marketing. Se sua empresa precisa atrair e qualificar leads, segmentá-los, nutri-los com conteúdos específicos e entender o caminho do lead dentro do funil do marketing, essa pode ser uma ferramenta ideal para você.
Com o RD Station Marketing você consegue criar landing pages, pop ups e campanhas de email e, dependendo do plano escolhido – e da maturidade digital do seu negócio – ainda é possível acompanhar as interações de cada lead com seu site, como páginas acessadas, fluxos de automação que percorreram e até dar uma pontuação para os leads de acordo com perfil ou interesse.
Também é possível acompanhar como seu site está posicionado em relação às palavras-chave que você usa, origem dos acessos e páginas mais acessadas. A ferramenta oferece ainda integração com diversos outros softwares, facilitando a comunicação entre marketing e vendas e o envio dos leads mais quentes para o time comercial.
O melhor é que, se sua empresa estiver num estágio mais embrionário, você mesmo pode contratar o RD Station Marketing por aqui e começar a usar. Mas se já estiver num estágio avançado, com times de marketing e vendas atuantes, o ideal é contar com o suporte de uma agência (como a VOCALI!) para fazer a gestão para você.
Moskit CRM
Não importa se a sua empresa tem um vendedor ou 500. Se o time comercial anda sem processo e anota os contatos de possíveis clientes no caderninho ou em diferentes planilhas, a chance de se perder no meio de tanta coisa é grande – e a de fechar a venda, menor. Por isso o uso de um CRM é uma forma de otimizar as tarefas do comercial e não deixar nenhum lead sem retorno.
Com opções de cadastro de produto e uma linha do tempo de fácil visualização, o Moskit CRM oferece também a possibilidade de fazer ligações por dentro da plataforma ou de integração com emails e com o WhatsAPP, deixando todas as interações do vendedor com o cliente registradas na plataforma. Isso facilita na hora de agendar um novo contato, resgatar tudo o que já foi conversado e ainda ajuda o gestor do time comercial a acompanhar os contatos feitos e até o tempo médio de venda dos seus produtos ou serviços.
O Moskit CRM também possui integração com outras ferramentas digitais, como a Conta Azul, Zapier, Google Agenda e o RD Station, além de contar com uma API pública para facilitar outras integrações.
Ao solicitar um teste do software por esse link você ganha acesso gratuito à plataforma por 15 dias.
Vooozer
Na Era da Voz e das relações humanas, nada mais justo do que adaptar seu conteúdo escrito para conteúdo em áudio. Os áudio posts estão ganhando cada vez mais adeptos e vão além de oferecer conteúdo em outros formatos para que diferentes pessoas possam ter acesso a ele.
Mas pra quê pegar os textos que você já produziu e já vai postar no blog e fazer também em formato de áudio? Uma pesquisa publicada no site da Vooozer mostrou que mais de 80% das pessoas não consegue ler tudo o que gostaria na internet. Dessas:
- 35% não conseguem ler tudo o que gostariam na internet porque existe muito conteúdo interessante;
- 28% não conseguem ler tudo o que gostariam na internet por falta de tempo;
- 30% não conseguem ler tudo o que gostariam na internet por preguiça ou falta de disposição.
Logo, ao oferecer seus conteúdos em formato de áudio, consegue combater esses três motivos listados acima. Além disso, o áudio post aumenta o tempo médio nas páginas, indicando pros buscadores que aquele conteúdo é relevante para quem procura (melhorando seu SEO).
Começamos a usar a plataforma da Vooozer para disponibilizar os áudio posts no nosso blog em novembro desse ano, e já vimos diferença na interação com nosso conteúdo e recebemos feedbacks muito positivos por oferecer os posts em áudio. Aqui na VOCALI nós mesmos gravamos os posts, mas se você não quiser gravar, a Vooozer oferece planos com locução também.
Etus
Se cuidar das suas redes sociais pessoais todos os dias já dá trabalho, imagine para o seu time de marketing como é gerenciar as redes da empresa. E se a sua empresa tem estratégias de social diferentes para alguns produtos ou serviços, você deve ter diferentes contas para cada um deles.
Gerenciar contas e perfis em várias redes sociais todos os dias não é tarefa fácil. É preciso criar as artes, os textos, agendar, monitorar… e quando surge uma data comemorativa ou um evento que não estava previsto? Algumas ferramentas digitais até oferecerem agendamento de postagens nas redes sociais, mas a única que encontramos que têm agendamento nas principais redes é o Etus.
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio, Pinterest, Youtube, Tumblr, está tudo lá. Em um único dashboard você pode agendar e gerenciar suas postagens, ganhando mais produtividade e diminuindo o tempo de gestão das redes sociais da sua empresa – sem diminuir a atenção dada para elas. O Etus cobra por usuário, e você pode fazer um teste grátis para ver como é fácil de usar.
Reportei
Uma das partes mais importantes para comprovar os resultados das ações de marketing é o relatório. E qualquer analista ou gerente de marketing sabe que essa também é uma das partes mais demoradas do trabalho. A gente costumava levar dias para conseguir pesquisar todos os números, retornos, listar o que foi feito e avaliar o que deu melhor resultado. Mesmo com os relatórios disponíveis nas ferramentas digitais que utilizamos, gastávamos tempo compilando tudo num documento só. Mas com o Reportei esse tempo foi reduzido para segundos!
O sistema também tem linha do tempo, o que possibilita acrescentar indicadores e eventos (como reuniões e estratégias, por exemplo), e deixa editar praticamente tudo, permitindo incluir comentários e observações no relatório. O Reportei integra as redes sociais mais utilizadas e os principais canais digitais de mídia paga, além de possuir a recém-integração com o RD Station Marketing, mostrando leads gerados e até analisando a pontuação dos leads.
O sistema também tem uma opção de teste gratuito, que você pode solicitar por esse link.
Dica bônus para quem pensa em criar uma loja virtual: Nuvemshop
Se o seu negócio for varejo e você estiver pensando em abrir uma loja virtual, a Nuvemshop simplifica ao máximo a criação do seu e-commerce.
Com templates prontos e usabilidade intuitiva, a plataforma facilita a criação do site, inclusão e edição de produtos, possui API pública e integração com sistemas de envio, como Correios e outras empresas de entregas. Em poucos minutos seu e-commerce está no ar.
Você pode começar a criar sua loja virtual por aqui.
As cinco ferramentas digitais que listei nesse post, além da plataforma de e-commerce, se utilizadas da forma correta, vão ajudar sua empresa a escalar a produção dos times de marketing e de vendas, gerando melhores resultados e, consequentemente, fazendo sua empresa crescer mais.
Ficou em dúvida sobre quais das ferramentas são ideais para o momento do seu negócio? Solicite agora uma conversa com nossos especialistas em marketing digital que te ajudamos a pensar a melhor estratégia para sua empresa crescer – e vender – mais!
Comentários estão desabilitados,