Sem tempo para ler? Este artigo também está disponível em áudio, narrado pela autora, no player abaixo.
Ao caminhar na rua recentemente você já deve ter se deparado com um outdoor enorme estampando a seguinte frase: “existe um grupo no Facebook para você”. O out-of-home remete à primeira campanha da plataforma de Mark Zuckerberg voltada diretamente para o consumidor.
O objetivo é destacar a força dos grupos do Facebook como instrumento para conectar e aproximar pessoas com interesses comuns. A ideia de participar de grupos nos quais pessoas buscam as mesmas conexões não é propriamente nova (Afinal, quem está lendo esse post e nunca esteve em um grupo no Facebook?), mas o estímulo fora do ambiente digital é.
As mudanças nos grupos do Facebook vêm acontecendo há algum tempo. Em agosto de 2019, foram anunciadas algumas atualizações para torná-los mais simples e seguros contra a propagação de ódio. Além disso, foram divulgadas modificações nas configurações de privacidade – agora, existem duas opções: público ou privado. Anteriormente, os grupos também eram classificados como secretos.
Mas a pergunta que fica é: se o próprio Facebook está apostando tanto nos grupos, como aproveitar os recursos e novidades desses espaços em suas estratégias de marketing digital?
Por que criar um grupo no Facebook?
Quando falamos do Facebook, estamos mencionando a maior rede social do mundo. Para se ter ideia, 132 milhões de pessoas usam a plataforma todos os meses no Brasil.
Apesar dos números, a constante queda no alcance orgânico das páginas nos últimos anos fez com que muitas empresas questionasse se ainda vale a pena permanecer na rede social.
Nesse cenário, o destaque dado aos grupos pode ser uma oportunidade de buscar novas estratégias de marketing digital na rede. Além dos dados e métricas, os grupos ajudam a entender o comportamento dos consumidores, pois são espaços criados para debates e colaborações sobre assuntos específicos. Logo, fica mais de identificar as carências do público relacionado ao seu segmento.
Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas e informações sobre como utilizar os grupos do Facebook no momento de divulgar os produtos e/ou serviços da sua empresa.
Um grupo não é a página da sua empresa
Aqui a dinâmica é outra. Os usuários participam de um grupo em busca de informações e discussões sobre determinado assunto, não para receber informações e ofertas da sua empresa. Por isso, nada de fazer propaganda direta e inconveniente de um produto ou serviço. Participe das discussões e forneça informações relevantes.
Um lembrete importante: você precisa ter um perfil para entrar em um grupo. Ou seja, o marketing digital nos grupos do Facebook é feito por perfis pessoais – seu e ou de sua equipe – e não pela página da empresa.
Aproveite as temáticas bem específicas
Os grupos vão desde os mais genéricos, como futebol e culinária, até os mais segmentados, como um grupo de competições de bolinha de gude.
Ter a possibilidade de interagir com um público específico e que tenha interesse em assuntos relacionados ao seu segmento é uma oportunidade única.
E lembre-se: é essencial que você não fique focado somente em vendas! Aproveite a possibilidade de estabelecer relacionamentos com os usuários.
Crie seu grupo para aproximar a marca e os consumidores
Fazer com que o consumidor sinta-se valorizado e tenha mais confiança na marca é dos diferenciais de um grupo no Facebook.
E se tem uma coisa que nunca sai de moda é a humanização. As pessoas querem ser levadas em uma jornada, por isso conte histórias e crie uma relação humanizada.
Assim, uma boa estratégia é criar o próprio grupo da sua empresa e estabelecer uma relação de comunidade com quem já é cliente ou possui interesse na sua marca.
Aumente o alcance orgânico por meio dos grupos do Facebook
Como o alcance orgânico do Facebook diminui cada vez mais, buscar conexões com uma audiência personalizada pode ser um dos diferenciais da sua marca. Os grupos acabam criando uma segmentação natural. Dessa maneira é possível interagir com um público qualificado e interessado em temáticas relacionadas a um produto e/ou serviço.
Possibilidade de interação com os clientes
Entender o que os consumidores pensam pode ser a chave para o sucesso da marca. Por isso, use os grupos para entender os comportamentos, interesses e opiniões do público.
Essas interações permitem que você reveja a persona do seu negócio e faça os ajustes necessários.
Acesso a métricas interessantes
Ao criar ou se tornar administrador de um grupo, é possível ter acesso a uma série de métricas relevantes no momento de criar conteúdos ainda mais engajadores para os usuários.
Sem contar na possibilidade de realizar pesquisas quantitativas (por enquetes) e qualitativas (por meio de tópicos).
Conclusão: os grupos do Facebook podem aumentar a autoridade – mas não sozinhos!
O objetivo de criar ou participar de um grupo é claro: fazer com que os consumidores confiem em sua marca. Por isso, revele conhecimentos aprofundados sobre a sua área e mostre que seus produtos e/ou serviços podem ser a solução que os consumidores precisam.
Mas lembre-se: os grupos do Facebook, assim como outras ações de social media, são apenas algumas das ações que fazem parte do marketing digital. Construir uma presença digital robusta depende estratégias integradas que também envolvam produção de conteúdo, gestão de leads e muito mais.
Quer saber sobre o assunto ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Não esqueça de buscar a ajuda de especialistas para fortalecer ainda mais a sua presença digital.
Comentários estão desabilitados,