Florianópolis sediou mais uma edição do Digitalks, fórum que reúne especialistas durante um dia inteiro para analisar e apresentar boas práticas e tendências no mercado de marketing digital. No evento desta terça-feira (26), no CentroSul, como em outras edições, os participantes tiveram a oportunidade não só de conhecer novos caminhos para seguir, como também de ter ainda mais certeza da visão e das estratégias que estão implantando na área. A VOCALI esteve presente e neste post apresentamos alguns dos principais temas debatidos durante o Digitalks 2016.
Tecnologia a serviço do marketing
A tecnologia está definitivamente integrada ao marketing com o uso cada vez maior de plataformas específicas para a gestão de processos e com a automação revolucionando o relacionamento com os clientes. É parte da jornada de compras do cliente.
São diversas as formas de aplicar as soluções disponíveis, mas o empreendedor não pode simplesmente ir “na onda”. Precisa saber como fazer a escolha adequada da tecnologia que pretende utilizar. É preciso avaliar com profundidade o negócio como um todo, incluindo o perfil do público-alvo que deseja converter em clientes e do mercado em que atua. E o mais importante: saber quais são as reais necessidades da empresa.
E seguir o mesmo caminho dos concorrentes pode não ser a melhor saída. Por isso, assim como não se deve investir em tecnologia por impulso, não se deve desprezar tecnologias emergentes. Experimentar é uma opção a ser considerada. O mesmo vale para aquelas ferramentas que são consideradas como básicas. Quem sabe daí não saia uma solução inovadora que nenhum outro concorrente esteja aplicando?
Mobile em alta
O smartphone já virou item de primeira necessidade na vida dos brasileiros. O número de páginas visualizadas via celular é o que mais cresce, assim como a venda de aparelhos. E como ficam as empresas neste cenário? Se depender do que foi debatido no Digitalks, numa encruzilhada.
Ainda é possível encontrar empresas que trabalham com sites, inclusive de e-commerce, que não abrem de forma amigável no smartphone. Muitas já possuem sites responsivos que funcionam bem em qualquer plataforma, principalmente no mobile. E outras investem em aplicativos para estar na palma da mão dos clientes.
A encruzilhada: site responsivo ou aplicativo já resolvem? A empresa pode ficar tranquila no que diz respeito a atender as expectativas de quem acessa seu conteúdo pelo smartphone?
A resposta pode ser sim, principalmente para quem não tem nenhuma das duas opções. Mas debatedores do Digitalks levantaram outra possibilidade: o desenvolvimento de mobiles sites. Ou seja, não se trata de uma versão do site em formato smartphone. É um produto específico para o formato mobile, diferente do que o cliente vê no desktop. É uma estratégia diferenciada e que pode ajudar a empresa a ganhar destaque numa plataforma que tende a ficar cada vez mais competitiva.
Junto com isso também foi enfatizado que o site ainda é o grande canal das empresas no meio digital. Um bom site ainda faz diferença por concentrar toda a informação da empresa. Mas não pode mais ser estático. Precisa de atualização frequente e ser desenvolvido para atender todas as necessidades do cliente.
Qualidade no Inbound Marketing
Unanimidade entre os debatedores do Digitalks 2016: a maior presença de soluções tecnológicas no marketing digital ajudou a estimular a produção de conteúdo como forma de atrair e converter clientes. É com estratégias de Inbound Marketing, com blogs, landing pages, e-mail marketing, e-books e redes sociais, que muitas empresas estão obtendo resultados expressivos em suas ações.
Mas, também de forma unânime, os especialistas que subiram ao palco do Digitalks, em Florianópolis, alertaram para a importância de buscar e manter a excelência no conteúdo que é produzido. Da mesma forma que no caso da tecnologia, não dá para ir “na onda” e nem escolher a opção mais fácil como produzir materiais que pouco agregam ao cliente.
Esta forma equivocada de atuar pode ser fruto de uma falta de conhecimento sobre Inbound Marketing, somada à ansiedade em obter resultados imediatos. A dica dos especialistas do Digitalks é cuidar mais da qualidade do que é produzido, evitar repetições de temas e, o mais importante, buscar formas de inovar na oferta de conteúdo.
Outro recado importante é que optar pelo Inbound Marketing não deve limitar a estratégia de marketing da empresa. Ações de Outbound Marketing podem e devem ser agregadas quando for preciso ser mais agressivo na conversão do cliente.
Relação com o cliente
A forma como as empresas se relacionam com seus clientes via marketing digital mereceram atenção nas participações no Digitalks 2016. O primeiro ponto é que o cliente não é mais um desconhecido. Com as ferramentas certas é possível “ler” o cliente e usar as informações para captá-lo e estabelecer ações de engajamento que o façam um defensor da marca.
Também foi destacado que o foco das empresas não pode ficar só na geração de leads. É preciso dar atenção especial para aqueles que já foram convertidos. E não é só uma questão de dar atenção para fidelizar. É dar atenção para avançar na relação. Se for cliente do pacote bronze, por que não transformá-lo em cliente ouro? Perde-se tempo querendo gerar novos leads quando se tem oportunidades dentro de casa para explorar e obter ótimos resultados.
Por fim, a consultora Martha Gabriel (foto), curadora da edição 2016 do Digitalks em Florianópolis, enfatizou que a relação com o cliente conta com a ajuda da tecnologia, mas são as estórias que fazem a diferença. Falando sobre Transmídia e Storytelling, Martha destacou que as estórias mexem com a emoção, que comanda a atenção, que afeta a memória. Por isso estórias vendem, atributos não. Um dos vídeos exibidos pela consultora na apresentação mostra o quanto uma boa estória é eficiente e consegue prender a atenção.
O vídeo mostra uma ação da Samsung. Quem ficasse 60 minutos olhando para o smartphone no totem, sem desviar o olhar, ganharia um aparelho Samsung Galaxy S4. Assista e repare nas intervenções que ocorrem no decorrer do vídeo e no quanto cada uma delas provoca algum tipo de emoção em você.
https://www.youtube.com/watch?v=v8ezxeRkHXg
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