O marketing de conteúdo, também conhecido como Inbound Marketing, está sendo adotado como o novo modelo de marketing pelo mercado. Diferente do tradicional, quando a empresa foca somente em venda, resultados a curto prazo e “bombardeio” de propagandas nas diferentes mídias, o Inbound procura atrair o consumidor.
Neste novo modelo, as empresas geram informações de valor para o cliente em potencial, ajudando no processo de decisão de compra, educando e entretendo, procura criar um relacionamento de médio e longo prazo. Normalmente o Inbound é digital, ou seja, utiliza a internet como plataforma de comunicação com o cliente, o que resulta em custo mais baixo para as empresas.
O Inbound é totalmente mensurável: você sabe quanto está investindo, como está investindo e ofertando, e o que está dando retorno – e quanto ($$$) está tendo de retorno.
Aqui na VOCALI já produzimos conteúdo para o Inbound, como infográficos, ebooks e textos estratégicos para postagem em blogs e redes sociais – tanto para a agência, quanto para empresas que nos contrataram para a produção deste conteúdo. Para melhorar a análise e o monitoramento das publicações, recentemente firmamos uma parceria com a Resultados Digitais, que desenvolveu um software completo e integrado para gestão de marketing digital.
O RD Station permite gerenciar todas as ações de atração e conversão de visitantes de sites e blogs, além monitorar os diferentes canais e mídias sociais, qualificando esses visitantes e otimizando as vendas.
Quer saber como funciona e entender o vocabulário básico do Inbound Marketing?
Como funciona
Sua empresa produz conteúdo informativo e oferece a um cliente em potencial por meio de postagens em redes sociais, anúncios no Google (AdWords), textos em blogs e sites. Para ter acesso a esse conteúdo, o usuário acessa uma Landing Page. Fazendo um pequeno cadastro, ele pode baixar o material que você disponibilizou, como infográfico ou ebook, por exemplo.
O bacana é que programas como o RD Station possibilitam analisar o comportamento desses usuários, saber quantas pessoas acessam sua Landing Page, quantas baixaram os materiais, e ainda monitorar as interações desses usuários, que a partir do primeiro cadastro, transformam-se em um lead.
Para que o marketing de conteúdo dê resultados é preciso consistência.
- Periodicidade na atualização das fontes de informação, como blogs e redes sociais (faça um calendário e siga à risca os prazos de postagens).
- Conteúdo completo e atualizado (de forma que sua empresa seja referência naquele assunto).
- Presença online: esteja presente na busca quando o prospect procurar por informações do seu mercado. O investimento em Adwords e Facebook Ads, por exemplo, é baixo e totalmente mensurável.
- Mensuração. A dica aqui é: testar e medir. Não adianta nada ter várias formas de comunicação com o público-alvo e ofertar conteúdo de qualidade se você não sabe quem está tendo acesso e como usar essas informações para reverter em venda.
Vocabulário
Adwords: Anúncios no Google com base em palavras-chave e feitos com orçamento pré-definido. Você cria grupos de anúncios personalizados por assunto, região de busca e outras variáveis, e pode direcionar o site ou a página de destino de acordo com a busca feita pelo consumidor.
Facebook Ads: Anúncios no Facebook. Também são feitos com orçamento definido e você pode selecionar a persona que irá visualizar seu anúncio com base nas buscas, gostos e interações desta pessoa na rede social, como idade, formação, páginas curtidas etc.
Landing Page: Uma página de destino que pode servir tanto para atrair quanto para converter. É por meio do conteúdo desta página que o público-alvo vai chegar até você e, caso ele se interesse pelo assunto, vai deixar informações (em um cadastro) em troca de mais conteúdo.
Leads: são as pessoas (ou personas) que tiveram alguma interação com sua empresa. A geração de leads se dá a partir do momento em que o cliente em potencial procura por informações, chega até o conteúdo oferecido por você e solicita mais informações – seja através de um cadastro em Landing Page, cadastro em sites e blogs, contato por meio de redes sociais etc.
Persona: a persona nada mais é do que a definição do público-alvo para o seu negócio. Para defini-la é preciso responder algumas perguntas, como: quem é o seu cliente em potencial? Qual o cargo e mercado de atuação dele? Qual o tamanho da empresa em que ele atua? O que ele vê/ouve/lê? Como se informa? Por que ele precisa da sua empresa?
ROI: é o retorno sobre o investimento, ou seja, quanto foi gasto para gerar e promover um determinado conteúdo versus o que resultou financeiramente da ação.
Pronto! Agora você já sabe o básico. Quer saber se está no caminho certo com o marketing digital da sua empresa? Entre em contato e agende uma reunião com nossa equipe. Teremos grande prazer em ajudar você a profissionalizar sua comunicação digital e gerar novos leads!
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