PARTE 3 – ENTREVISTAS
A presença constante e moderada na imprensa contribui para a construção da imagem positiva da sua empresa. Para garantir um bom relacionamento é preciso um trabalho transparente, honesto, sistemático e recíproco com a imprensa e os jornalistas. Procurando facilitar esse contato, a maioria das organizações possui um porta-voz, uma pessoa que fala em nome da empresa e precisa estar preparado e sempre disponível para atender os jornalistas com agilidade, respeito e atenção.
Os encontros com jornalistas devem ser planejados e ter sempre o apoio da assessoria de imprensa. É importante que o assessor seja sempre comunicado das solicitações de entrevistas para poder mensurar os resultados e dar o apoio necessário tanto para o cliente quanto para o jornalista.
Mas e como se preparar para uma entrevista? Como agir durante o encontro? Listamos neste post dicas bastante úteis para facilitar a conversa entre o porta-voz de uma empresa e um repórter.
Antes da entrevista
Informe-se corretamente sobre o assunto a ser tratado para poder prestar todos os esclarecimentos. Certifique-se quem é o repórter e qual o veículo em que ele trabalha.
Recorra à assessoria de imprensa e áreas afins ao tema proposto para dispor das informações e números necessários. Quanto mais estatísticas, gráficos, exemplos, datas, nomes e dados você puder apresentar à imprensa, mais rica será a conversa.
Reserve um local confortável, sem ruídos nem interferências. Mesmo que a entrevista seja por telefone ou por e-mail (listamos no final deste post os diferentes tipos de entrevistas), é importante que você esteja concentrado nas respostas para não se dispersar.
Durante a entrevista
Atenda na hora combinada e forneça seu cartão de visita para que seu nome e cargo sejam publicados corretamente.
Lembre-se que quem detém a informação é você e é essencial que esta informação seja repassada ao repórter de forma correta e clara. Por isso, evite o nervosismo. O jornalista é apenas um profissional em busca de informações. Quanto mais claro você for, melhor o entendimento do repórter sobre o assunto.
Use frases curtas, fala pausada e boa dicção para facilitar as anotações e evitar transcrições incorretas.
Utilize vocabulário coloquial sem jargões, gírias, palavrões ou vícios de linguagem (né, daí, a nível de, então, veja bem etc.).
Não use expressões que denotam insegurança, como “eu acho”, “pode ser” etc.
Jamais retruque às perguntas com “sem comentários” ou “nada a declarar”. Se não dispuser da informação no momento da entrevista, combine de enviar posteriormente. E quando não puder abordar um assunto, diga claramente ao repórter. Seja honesto.
Nunca peça para o jornalista reler as anotações que fez. E jamais peça ao repórter para mostrar o texto antes de publicar. Se você foi claro na entrevista, não há com o que se preocupar: a mensagem será compreendida pelo repórter e repassada da forma correta.
Evite perguntar a data da publicação, o espaço e o destaque que será dado à matéria. Deixe que seu assessor veja isso com o jornalista.
Conheça agora quais os tipos de entrevistas e saiba como se preparar para cada um deles.
Entrevista coletiva
É realizada somente no caso de informação relevante e de grande interesse para a imprensa em geral. A data e horário devem ser agendados previamente e os contatos com a mídia, coordenados pela assessoria de imprensa.
Distribua um material impresso e digital (press kit) sobre o assunto da entrevista. Faça uma introdução, abordando todos os aspectos relevantes do assunto. Após a explicação, abra espaço para perguntas, privilegiando a maioria dos repórteres presentes.
Por telefone
A entrevista por telefone é hoje a forma mais comum e preferida pelos jornalistas nos grandes centros urbanos, pois economiza tempo.
Agende a entrevista para munir-se previamente das informações sobre a pauta. Seja cortês e, ao final, pergunte se falta alguma informação e coloque-se à disposição para eventuais dúvidas que possam surgir.
Rádio
A entrevista para o rádio é, quase sempre, ao vivo. O som deve suprir a ausência de imagem. Use frases curtas, fala pausada – mas sem pausas longas – e boa dicção.
Seja natural, fale diretamente ao ouvinte. Arredonde os números. Ao invés de 9,8% diga “quase 10%”. No arremate da entrevista, transmita a ideia central em uma frase-resumo.
Televisão
O noticiário da TV busca comentários curtos, vigorosos e de fácil compreensão, pois o público é heterogêneo.
Além da entrevista, a televisão busca boas imagens para ilustrar a reportagem. Oferecendo boas imagens ao produtor, você garante maior visibilidade.
É importante saber que dificilmente uma reportagem para TV irá citar o nome da sua empresa.
Certifique-se sobre o assunto e as principais perguntas. Se tiver a oportunidade, converse com o repórter sobre a pauta antes de gravar o depoimento.
Durante a gravação, não force o olhar em direção da câmera. Olhe para o repórter e deixe que o cinegrafista cuide do enquadramento. Jamais tire o microfone da mão do repórter. Em entrevista para o noticiário, sintetize sua resposta em duas ou três frases. A TV busca depoimentos objetivos e precisos.
Aja naturalmente: postura ereta, sem ser dura. Gesticule moderadamente. Não coloque as mãos no bolso nem nas costas.
Evite roupas listradas, quadriculadas ou com estampas fortes. Elas provocam sensações desagradáveis e interferem na qualidade da imagem. Prefira roupas de cores neutras. Para as mulheres, recomenda-se moderação nos brincos e maquiagem, evitando decotes. Senão, o telespectador presta atenção mais na aparência do que na mensagem.
Estúdio
Em entrevista para programas em rádio e televisão, chegue com antecedência ao estúdio e confira a sua apresentação (roupa, cabelo etc.).
Aproveite para conversar com o produtor e/ou com o apresentador antes de entrar no ar.
Em entrevistas de estúdios é comum um diálogo com o entrevistador. As respostas são mais amplas, mas sem rodeios.
Bastante comum nos dias de hoje, as entrevistas por e-mail são muito utilizadas quando o dead line (tempo para a entrega da reportagem) permite.
Sempre que der uma entrevista via e-mail, copie a assessoria de imprensa nas mensagens enviadas ao jornalista.
Escreva com cuidado – erros ortográficos não são permitidos.
Procure saber qual o prazo para responder a entrevista e procure dar todas as informações solicitadas. Ao final do email, coloque-se à disposição do jornalista caso ele precise de mais informações e assine com seu nome e cargo.
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