PARTE 2: CONHECENDO A IMPRENSA
Mesmo na era das redes sociais, a imprensa ainda é o setor estrategicamente mais influente e de maior visibilidade da opinião pública, difundindo atitudes e percepções sobre empresas ou personalidades.
O objetivo dos veículos de comunicação (jornais, rádios, TVs, revistas, sites etc.) é reportar notícias aos diferentes públicos (leitores, ouvintes, telespectadores, internautas). E é o jornalista quem estabelece o que é ou não notícia para o público do veículo onde ele atua.
A imprensa pode destacar positivamente uma pessoa ou organização e, da mesma forma, expor sua imagem de forma negativa. Quanto melhor for o seu relacionamento com a mídia – e de seu assessor de imprensa – melhor será a abertura e confiança dos veículos de comunicação à sua empresa.
Ao divulgar um release ou sugestão de pauta para a imprensa (veja significado dos verbetes jornalísticos neste post), é preciso levar em consideração que o jornalista busca informações atuais, objetivas e precisas.
Mas afinal, o que é NOTÍCIA? De acordo com a professora Amanda Souza de Miranda (jornalista, mestre em educação e doutoranda em jornalismo pela UFSC), os critérios que definem o que é ou não notícia são: “novidade, atualidade, utilidade (serviço), ineditismo, originalidade e histórias de interesse humano e social”. Logo, se o seu release tiver algum desses critérios na informação, já é um bom motivo para que o jornalista dê atenção ao material enviado sobre a sua empresa.
Muitas vezes só um bom release não garante a “emplacada”. Com as redações dos veículos de comunicação cada vez mais enxutas, quanto mais completo for o material enviado, mais chances de um destaque maior. Amanda ainda sugere que as fontes e assessorias ofereçam boas fotos, personagens e tenham números para convencer o jornalista. Se você trabalha com uma agência de comunicação, explore mais os serviços oferecidos. Às vezes, enviar com a sugestão de pauta um infográfico ilustrando o assunto pode garantir um grande destaque em veículos impressos ou digitais, por exemplo.
Claro que é importante lembrar que o espaço editorial dos veículos é escasso e cada vez mais disputado por uma infinidade de fontes de notícias e assessorias. Por isso, antes de solicitar o envio de qualquer informação à imprensa, verifique com seu assessor se sua informação se enquadra no perfil de notícia, se está de acordo com o cenário atual do mercado ou se possui interesse público.
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