(Este texto foi publicado originalmente em agosto de 2014 e atualizado em dezembro de 2019)
Vou começar esse post com uma pergunta simples: Quantas vezes você já clicou em um link simplesmente por conta da imagem que foi usada? É provável que, ao menos uma vez na sua vida, você tenha feito isso. O uso de recursos presentes no marketing visual é imenso, além de ser uma alternativa muito eficaz para atrair mais visualizações e engajamentos.
Dados para comprovar que o que estamos falando é verdade, não faltam! Vou citar alguns números para ilustrar melhor a situação:
- De acordo com a Brain Rules, as pessoas podem lembrar de 65% das informações se forem exibidas com recursos visuais. Se a informação é mostrada verbalmente, as pessoas lembram somente de 10% do que ouvem.
- 65% da população humana é composta por aprendizes visuais, segundo a Social Science Research Network
- A pesquisa de rastreamento ocular da Nielsen mostrou que as pessoas gastam 10% mais tempo olhando para imagens em um site que lendo um texto
O apelo visual é fundamental para passar a mensagem desejada. Engana-se quem pensa que a função do visual é apenas deixar o material mais bonito, os recursos visuais facilitam o entendimento e a retenção da mensagem. As pessoas costumam processar as imagens simultaneamente, enquanto os textos são assimilados em sequência. Sendo assim, as informações visuais são absorvidas de maneira mais rápida.
Opções de recursos visuais não faltam! Reunimos cinco conteúdos visuais para atrair mais engajamento.
Fotos e ilustrações
O uso de imagens é uma das formas mais comuns quando o assunto é marketing visual. As fotografias ou imagens vetoriais (ilustrações) são extremamente efetivas.
No entanto, por mais que seja um recurso comum e muito utilizado em blog posts e redes sociais, as imagens devem ser selecionadas de acordo com o que a sua marca quer mostrar.
Os bancos de imagens gratuitos e pagos são uma excelente opção para quem quer obter fotos e ilustrações. No entanto, você também pode usar uma câmera fotográfica ou smartphone e fazer a produção de acordo com o que você deseja.
Vídeos
Recentemente nós comentamos aqui no blog sobre a importância de investir em vídeos. Esse tipo de formato deve ser uma das principais tendências de marketing digital para o próximo ano.
Os vídeos podem melhorar a reputação da marca, aumentar o engajamento e criar mais proximidade entre a marca e os usuários.
Memes
Os memes podem ser utilizados no formato de vídeo, imagem, gifs e frases recriadas. Essa forma descontraída de interagir com o público ajuda a criar empatia e mais engajamento.
Os memes são temporais e engajam por um determinado período. Por isso tenha cautela e utilize os canais adequados para evitar mal entendidos.
O uso correto dos memes pode gerar descontração e auxiliar na criação de uma relação de confiança entre a empresa e os usuários.
Uma dica: marcas descontraídas e inovadoras conseguem tirar mais vantagens desse tipo de recurso. Já segmentos que sempre passaram mais seriedade em suas publicações devem pensar duas vezes antes de usar os memes em seus canais de comunicação.
GIFs
Os GIFs ou pequenas animações é uma forma diferente e divertida de passar uma mensagem visual. As opções são muitas, vão desde GIFs cinematográficos até bananas dançantes. Independentemente do GIF que será usado, a missão é a mesma: manter a atenção das pessoas e tornar o texto mais leve e amigável.
Mas lembre-se: apesar de ser um excelente recurso visual para as redes sociais, os gifs devem ser utilizados no momento correto.
Infográficos
O infográfico deve ser a fusão perfeita entre texto e ilustração. Essa união faz com que os leitores gastem mais tempo e prestem mais atenção.
Mas para que isso aconteça é preciso ter um formato adequado e contar com um conteúdo relevante e atrativo.
Lembre-se o infográfico deve sanar uma dúvida e deixar o usuário satisfeito diante do conteúdo.
Certifique-se da qualidade do que será postado
O uso de conteúdo visual tem se tornado cada vez mais eficiente no momento de transmitir informações aos leitores. Comunicar-se de maneira simples, rápida e atrativa já não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação por parte dos produtores de conteúdo.
Um bom conteúdo visual tem o intuito de envolver e manter os usuários atentos por mais tempo, além de resumir ideias de maneira mais simples.
Para produzir conteúdos atrativos é essencial entender sobre a psicologia das cores e conhecer o comportamento humano.
Portanto, conte com profissionais especializados! Esse é o primeiro passo para que sua mensagem chegue ao leitor da maneira correta.
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