Entenda como as ações de assessoria de imprensa e marketing digital se complementam e contribuem para o crescimento do seu negócio
Toda empresa – não importa o tamanho ou segmento – precisa investir em comunicação para relacionar-se com seu público, ser conhecida pelo mercado e crescer. As estratégias usadas para comunicar uma marca, no entanto, variam e incluem desde meios mais tradicionais até metodologias voltadas exclusivamente para o ambiente digital.
Assessoria de imprensa e marketing digital estão entre esses serviços de comunicação. E embora tenham metodologias e boas práticas distintas, as duas estratégias trabalham para atingir o mesmo objetivo: o crescimento do negócio.
Então, por que não combinar o potencial e as ações das duas áreas em uma estratégia integrada de comunicação?
Neste texto você vai saber mais sobre como o trabalho de assessoria de imprensa e de marketing digital se complementam e se potencializam. Além de conhecer as principais vantagens estratégicas de unir as duas áreas, e conferir algumas dicas de como implementar uma comunicação integrada no seu negócio.
Como a assessoria de imprensa beneficia o marketing digital?
Nos últimos anos, a assessoria de imprensa mudou. Cada vez mais, o trabalho dos assessores têm se adaptado às demandas criadas pela internet, ganhando novos papéis na divulgação de marcas e conteúdos, e integrando-se às estratégias de marketing digital.
Veja a seguir algumas das vantagens que a assessoria de imprensa traz para as ações de uma empresa na internet.
📰 Aumenta a visibilidade da empresa e os acessos ao site
Matérias e entrevistas em veículos de grande audiência – sejam digitais ou tradicionais – garantem mais visibilidade e crescimento nos acessos ao site e demais canais próprios da empresa.
Um exemplo prático ocorreu com a AgileProcess ao aparecer em uma reportagem do Jornal Nacional sobre alternativas de entrega de encomendas. A empresa de gestão logística, na época cliente da VOCALI, registrou um aumento nos acessos em seu site e em mensagens de contato após a divulgação da matéria, pois os espectadores buscaram mais informações sobre o assunto abordado.
📰 Dá mais credibilidade para a marca
Quando você busca um assunto no Google é comum que portais e sites de notícias estejam nas primeiras posições, porque são canais que já possuem uma reputação consolidada e são considerados referência em informação.
Aproveitar o alcance e relevância desses veículos ajuda a fortalecer a presença digital da marca. As matérias aumentam a credibilidade da empresa e isso dá mais peso e referência para os conteúdos próprios.
📰 Favorece o link building em portais e sites que são relevantes para o Google
O link building, ou seja, o trabalho de garantir links de outros sites faz bem para o ranqueamento da sua marca no Google. Mas é importante que os links externos venham de sites confiáveis.
Por isso, quando o site da empresa é referenciado em portais ou site de notícias – que já são bem posicionados – a relevância da sua marca para o Google aumenta, fortalecendo a sua reputação na internet.
📰 Auxilia na divulgação de eventos
Eventos presenciais ou online, como lives e webinars, são excelentes formas de gerar leads para o seu negócio. Mas a comunicação dessas atividades não precisa ficar restrita ao ambiente digital.
Divulgar eventos em meios tradicionais possibilita atrair um público mais amplo e fazer com que mais pessoas conheçam a sua empresa.
📰 Possibilita o uso de releases como materiais de topo de funil
Do ponto de vista prático, o trabalho de assessoria também contribui para a criação de conteúdos de inbound marketing. Releases, notas e artigos para a imprensa podem ser adaptados para servir como blog posts e materiais de topo de funil.
Para isso, é importante que os releases sejam otimizados com técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave, por exemplo.
Como o marketing digital beneficia a assessoria de imprensa?
Da mesma forma que as estratégias mais tradicionais de comunicação se adaptaram para acompanhar um mercado cada vez mais online, o marketing digital incorporou e ampliou práticas e ações que funcionam fora da internet.
Veja quais são os benefícios do marketing digital para as estratégias de comunicação de uma marca com a imprensa.
💻 Oferece conteúdos de conversão que podem servir de pauta para a mídia
Dentro do inbound, conteúdos como e-books, guias, infográficos e pesquisas servem como uma forma de gerar leads. E como se tratam de materiais úteis para determinados segmentos, também podem ser relevantes para os veículos de comunicação.
Ou seja, o conteúdo de inbound de uma empresa pode ser pauta em um veículo de comunicação, aumentando assim a geração de leads e a visibilidade da marca.
Vamos a um exemplo? Para gerar leads durante o isolamento pela Covid-19, o Science of Beer, cliente da Vocali, lançou um Kit de Estudos com materiais gratuitos para o público interessado em estudar cerveja. Por se tratar de uma iniciativa relevante para o mercado cervejeiro, a ação também ganhou destaque tanto em sites especializados, quanto em veículos de comunicação mais gerais.
💻 Produz blog posts que podem ser adaptados para releases ou artigos
Da mesma forma que textos de assessoria de imprensa podem se tornar conteúdos de inbound marketing, o contrário também ocorre. Um blog post ou e-book pode pautar veículos tradicionais e aumentar o alcance de um conteúdo.
Um exemplo recente que ilustra esta estratégia é o nosso cliente Portal Acústica, uma plataforma de cursos sobre acústica. Utilizando a pauta da necessidade de conforto sonoro no home office, criamos um blog post com informações para profissionais que trabalham com tratamento acústico. O mesmo conteúdo foi adaptado e se tornou um release enviado à imprensa, que reafirma o CEO do Portal Acústica como uma referência no assunto.
💻 Auxilia na divulgação de eventos
A assessoria de imprensa tem um papel fundamental na divulgação de eventos e ações de uma empresa. E esse esforço pode ser potencializado com estratégias de marketing digital.
Além da distribuição de conteúdos em canais como site e redes sociais, recursos de marketing também auxiliam nas tarefas práticas de um assessor de imprensa. Basta pensar no trabalho de credenciamento de veículos de comunicação. Com o apoio de ferramentas de automação, landing pages e campanhas de e-mail, fica mais fácil cadastrar, organizar e atender os jornalistas, o que contribui para que o evento ganhe mais destaque na mídia.
💻 “Arruma a casa” para receber quem chega até a marca através de uma emplacada
Lembra que o primeiro benefício da assessoria para o marketing era o aumento de visibilidade? O marketing “retribui o favor” garantindo que a pessoa que se interessou pela marca por conta de uma matéria ou reportagem continue encontrando informações relevantes no site ou blog.
Ou seja, a assessoria atua como a porta de entrada para que o público conheça a sua empresa, e o marketing digital garante os meios para que esse visitante possa evoluir na jornada de compra até se tornar um cliente.
Vantagens estratégicas de ter uma comunicação integrada
Percebeu como várias das estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital se complementam e beneficiam as duas áreas? Essa é a ideia da comunicação integrada: garantir uma estratégia coesa para o negócio.
Dessa forma, unir o trabalho de assessoria de imprensa e marketing, contribui para:
✔️ Unificar o discurso, o tom de voz e o posicionamento da empresa. O que possibilita que os canais próprios e a comunicação externa do negócio sejam coesos e alinhados com o propósito da marca.
✔️ Facilitar um plano de gerenciamento de crise, garantindo que a marca se posicione de maneira rápida e alinhada diante de um eventual problema.
✔️ Mostrar profissionalismo e organização, passando ao público e ao mercado a imagem de uma empresa maior e mais consolidada, e que investe em diferentes frentes de comunicação.
✔️ Guiar o potencial cliente ao longo de toda jornada de compra, desde o conhecimento da marca em uma matéria na imprensa, passando pelas etapas do inbound marketing, até o processo de vendas.
Como unir assessoria de imprensa e marketing digital?
Uma estratégia integrada de comunicação só funciona se o trabalho da assessoria de imprensa e do marketing digital estiverem alinhados desde o planejamento até a avaliação de resultados.
Contar com uma agência com expertise nas duas áreas ajuda o seu negócio a sair na frente. Isso porque ter um parceiro estratégico facilita a gestão dos processos, otimiza as atribuições de tarefas e potencializa os resultados.
Assim, as duas equipes trabalham em sinergia e compreendem a importância de cada ação não para que o marketing funcione ou para que assessoria conquiste emplacadas; mas, principalmente, para que as estratégias de comunicação gerem os melhores resultados para o negócio em termos de crescimento e vendas.
Quer ter a VOCALI como parceira estratégica da sua empresa? Entre em contato conosco para que possamos discutir a melhor forma de unir assessoria de imprensa e marketing para garantir os melhores resultados para para o seu negócio.
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