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Em época de crise na economia, é comum vermos empresas cortando os orçamentos de marketing e comunicação. Porém, a comunicação não pode ser vista como um custo para o sucesso da empresa. Ela é fundamental para colocar um produto ou serviço no mercado, e manter a marca presente na mídia e na lembrança do público. Mesmo que seu cliente potencial não vá comprar de você hoje, ele precisa lembrar-se da sua empresa no momento em que perceber a necessidade de adquirir um produto ou serviço que você oferece.
Empresas que não cortam investimentos em comunicação nas épocas de vacas magras, como a Coca-Cola, por exemplo, mantêm-se com voz ativa no mercado, e com isso, quando a crise termina, podem continuar com o mesmo investimento feito na área, diferente daquelas empresas que deixaram de investir na comunicação: elas vão precisar investir bem mais em pouco tempo para voltar a ter o mesmo reconhecimento junto ao público-alvo que tinham antes da crise.
Se sua verba para divulgação e marketing anda curta, pense em alternativas para manter sua marca na boca do povo. A internet oferece hoje soluções baratas (e até gratuitas) que te ajudam a falar com seu público-alvo. Um canal de comunicação direto com o cliente, como perfis oficiais no Twitter ou no Facebook, otimizam esse diálogo.
Mas antes de sair por aí criando perfil em todas as redes sociais, é preciso avaliar quem é o seu público e quais redes sociais ele acessa. Na dúvida, contrate uma consultoria, que vai fazer esta análise para você e traçar as melhores estratégias de comunicação para a sua empresa de acordo com o seu orçamento. Mas é importante ter em mente que comunicação é investimento. Inclua no seu planejamento estratégico ações de marketing e separe sempre uma verba para comunicação no orçamento anual da sua empresa.
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