A função mais básica da assessoria de imprensa é servir de elo entre as empresas/clientes e os veículos de comunicação. É papel da assessoria o de facilitar o fluxo de informações, sendo o mais solícito e ágil possível diante do sempre apertado deadline das redações que não perdoa atrasos ou enrolações.
Como assessoria de imprensa, nós, da VOCALI, sempre aconselhamos que nossos clientes divulguem dados e informações relevantes, de interesse público, com zelo, rapidez e seriedade. Mas há alguns momentos em que o mais indicado é aguardar e não falar. Há casos (exceções, é verdade) em que a divulgação de temas ou acontecimentos pode prejudicar a imagem do cliente sem que o mesmo tenha “culpa no cartório”, como se diz na gíria.
Nestes mais de dez anos de carreira, já passei por situações deste tipo. E aí o conselho que costumo dar é um só: devemos nos pronunciar apenas quando e se procurados pelos veículos de comunicação. Por quê? Porque a divulgação de determinadas informações pode gerar polêmicas desnecessárias, tumulto, medo na população ou até atrapalhar investigações policiais.
Não estou dizendo que o certo é esconder os fatos, mas sim que o indicado é saber o momento certo de divulgá-los. Nestes casos, a assessoria vai atuar de forma “passiva” e não ativa. Ou seja, a divulgação em torno de algum fato negativo sobre o cliente não deve partir dela.
Em situações de crise, a assessoria deve estar pronta e apta a responder os questionamentos dos veículos quando for procurada. Por isso, é fundamental que o cliente passe todas as informações do ocorrido para a assessoria, para que esta saiba qual a hora certa de falar sobre o assunto por meio de comunicados oficiais, entrevistas coletivas ou pronunciamentos. É a melhor forma de enfrentar a situação e preservar a imagem do cliente sem deixar o dito pelo não dito. E se você ainda precisa saber mais sobre como falar com a mídia, indico que baixe o nosso Guia de Relacionamento com a Imprensa. É um ebook que traz, entre outros assuntos, um capítulo sobre gerenciamento de crise.
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