As ações de marketing digital vêm ajudando muitas empresas a ampliarem seus mercados, conquistando novos clientes e explorando novas oportunidades. Em muitos desses casos, o marketing digital não está sozinho. A estratégia de comunicação inclui também o trabalho de assessoria de imprensa para justamente aumentar o alcance do conteúdo de Inbound Marketing produzido nos formatos de sites, blogs, e-books e redes sociais.
Neste post, explicamos por que unir marketing digital e assessoria de imprensa pode ajudar a dar maior visibilidade e contribuir decisivamente para a construção de autoridade de empresas e profissionais.
Público de outras mídias
O trabalho da assessoria de imprensa contribui diretamente para levar o que é divulgado pela empresa no ambiente digital para outras plataformas de conteúdo. Assim, o que está no site, no blog ou nas redes sociais pode chegar também aos jornais, revistas, rádios e TVs.
A internet hoje é protagonista e naturalmente concentra ações e investimentos. Mas não é possível ainda abrir mão de estar presente também na chamada mídia tradicional. Uma nota no jornal de maior circulação na sua região ou a exibição de uma reportagem no telejornal mais visto no estado podem trazer mais público para o blog, o site, o aplicativo – um público que só pelas ações digitais não seria atingido num primeiro momento.
Por isso, a tabelinha entre marketing digital e assessoria de imprensa deve começar muito antes das ações serem lançadas. O desenvolvimento em conjunto do que será feito irá facilitar muito o processo de divulgação. Com a ajuda da assessoria, o responsável pelo marketing digital pode ter sempre em mente que, o que está sendo feito para a internet, estará exposto em outras mídias e, assim, até detalhes como URLs mais fáceis de serem divulgadas e lembradas não serão esquecidos pela equipe de criação.
O selo de referência
De quebra, além do aspecto de atrair um outro tipo de público para suas ações digitais, a presença nos canais de mídia tradicional ainda é vista como algo importante sob o ponto de vista da credibilidade. O público valoriza a questão da referência desde antes da internet, mas isso cresceu muito com a chegada dos blogs, principalmente. Criou-se a cultura do “review” que é cada vez mais forte. As pessoas baseiam muito do que fazem, do que compram, do que comem, do que assistem, enfim, a partir do que os outros dizem ou sugerem, em geral profissionais ou canais que sejam influentes.
Por isso que ser citado ou ser a fonte principal de uma reportagem contribui para que as pessoas enxerguem naquela empresa como referência. Ajuda nessa etapa o fato de que boa parte do conteúdo que é produzido no Inbound Marketing tem o “como fazer” como uma de suas principais características, dando utilidade e gerando maior interesse e acessos.
O ganho em credibilidade a partir do que é divulgado na mídia tradicional também é fruto de um valor que a assessoria de imprensa tem e procura sempre conservar: o bom relacionamento com as equipes de editores, repórteres e colunistas. Não se constrói e nem se conquista espaços da noite para o dia. O tempo de mercado e a experiência dos profissionais da assessoria de imprensa são essenciais e fazem grande diferença neste processo de aproximação.
Reforçando esta ideia, é importante lembrar que, no trabalho da assessoria de imprensa, a informação é assumida pelo veículo de comunicação. É um terceiro – no caso um jornalista – quem está falando sobre a empresa. Enquanto que no marketing digital, é a empresa quem fala de si mesma. Ou seja, a credibilidade da empresa aumenta porque é o veículo que está dizendo que o que ela faz – incluindo o conteúdo digital – é bom e merece ser conferido.
Bom para SEO
O trabalho da assessoria de imprensa junto aos veículos de comunicação também é importante do ponto de vista técnico. Ser citado e linkado em veículos de grande audiência ou que tenham uma presença destacada ajuda a aumentar a audiência nos canais digitais por causa da busca orgânica no Google. É como uma ponte: o público busca por um tema relacionado ao seu negócio, mas chega primeiro à reportagem publicada no veículo, e de lá, chega ao seu site ou blog ou a um conteúdo rico (como webinar ou e-book), que podem levar a geração de novos leads.
O aumento nos acessos via busca orgânica é apenas um dos benefícios de estar nas páginas de veículos na internet. Outro é que, quanto mais links em sites relevantes o seu conteúdo receber, melhor o ranqueamento nas buscas no Google. Isso contribui na estratégia de construção de autoridade via link building, uma das ações mais importantes de SEO (Otimização de Sites) e que ajudam a melhorar a posição nos resultados de buscas do Google.
Atingindo este estágio, teremos uma estratégia completa de presença digital, somando a produção de conteúdo no blog da empresa (feita de acordo com o que pregam as ações de SEO) com a maior presença nos veículos de comunicação (a partir do trabalho da assessoria de imprensa). Para que o resultado das ações seja positivo, haverá ainda a demanda por conteúdos de qualidade, atraentes e com temas relevantes e originais. Assim como é importante manter uma frequência nas ações digitais, manter uma presença constante na mídia ajuda a valorizar a marca da empresa junto ao público.
Para quem tem voz
Por fim, para colocar em prática os investimentos no trabalho unificado entre marketing digital e assessoria de imprensa, uma das opções é contratar uma agência que tenha reconhecida atuação nas duas áreas. Que tenha comprovadamente experiência no relacionamento com os veículos, mas, o mais importante: que as equipes das duas áreas trabalhem em sinergia e compreendam a importância de cada ação em prol de melhores resultados para seus clientes. Dessa forma é possível traçar uma estratégia de forma unificada desde o começo, desde o briefing.
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