O Instagram disponibilizou nesta segunda-feira (4) o Instagram Stories, um novo recurso que permite aos usuários reunir momentos de seu dia a dia, registrados em fotos e vídeos e exibidos em forma de slide. Na prática, o Instagram incorporou elementos do Snapchat por permitir que o usuário possa inserir elementos como textos e cores sobre o que é publicado. E não apenas isso: o conteúdo também desaparece depois de 24 horas, como é no Snapchat, e reforça a ideia de acompanhar o dia a dia.
O Instagram Stories ainda não possui os filtros que tanto sucesso fazem no Snapchat, mas as semelhanças entre o novo recurso e a “rede social do fantasminha” são perceptíveis aos olhos do público. “Instachat” e “Snapgram” foram algumas das observações bem-humoradas que já aparecem na timeline do Instagram. Também teve quem usou o recurso para marcar posição (“Já não gostava do Snap…” ou “Segue meu Snap”).
Há até quem aposte que o Instagram Stories seja uma resposta a um “não” que o Facebook, dono do Instagram, possa ter recebido dos donos do Snapchat a uma oferta de compra. Outros não viram muita necessidade do Instagram assumir ares de Snapchat. E outros ainda saudaram, com boa dose de ironia, que finalmente estariam inseridos num ambiente parecido com o Snapchat, febre entre adolescentes e ainda um tanto quanto incompreensível para muitos usuários de redes sociais (o próprio Snapchat sabe disso e trabalha em novas características para atrair mais público, aquele que não entende bem isso do conteúdo “morrer” no dia seguinte).
De qualquer forma, seja por qual motivo for, mudanças, com o acréscimo de novas funcionalidades, devem ser vistas como algo natural nas redes sociais. Foi assim com Twitter, Facebook, YouTube… E está sendo assim com o Instagram. Era foto, passou a ter vídeo e até ferramenta de montagem. Acompanhar, gostar ou não e encontrar um uso também faz parte do processo.
O que pode colocar em risco esta estratégia de fazer do “Insta” mais “Snap” é que o novo recurso não é fruto de um pedido do público. Você pediu? É nitidamente uma decisão mercadológica para brecar o crescimento do Snapchat e até recuperar quem migrou do Instagram (vejam o caso de famosos e até políticos; veículos nos Estados Unidos apostam no Snapchat como a rede social das eleições presidências deste ano).
O mais provável é que o Instagram Stories sirva para manter a supremacia dos produtos Zuckerberg nos rankings dos mais usados com Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger, além do Instagram. No Brasil, em pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, realizada no último trimestre de 2015, mostrou que o Instagram é a quinta rede social mais usada, enquanto o Snapchat está na décima posição.
Em 24 horas é difícil medir o sucesso de uma nova funcionalidade, mas será que a novidade do Instagram vai fazer história?
Para conferir o novo recurso, acesse seu Instagram. Saiba como funciona o Instagram Stories.
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