A nossa forma de comprar mudou nos últimos anos. O crescimento do e-commerce e a facilidade de comprar pela internet são algumas das principais transformações que não começaram na pandemia, mas foram fortemente aceleradas por ela. E como esses novos hábitos dos consumidores vão impactar a Black Friday 2021?
A data já é uma das mais importantes para o varejo nacional e o grande desafio das empresas é acompanhar as transformações do mercado e estabelecer conexões com os consumidores.
No podcast Commerce Connections On Air, Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google, falou sobre as expectativas para a Black Friday deste ano: “2021 será sobre a Black Friday do recomeço, ou melhor, do começo. Ela representa a inauguração de uma nova fase, um novo jeito de comprar e de fazer negócios. O que significa se conectar com os novos desejos e motivações dos consumidores, com as novas jornadas e os jeitos de comprar.”
Ou seja, não basta focar apenas na oferta, no desconto dos produtos ou serviços. As marcas também precisam estar de olho nos meios de pagamento, nas formas de entrega e nos diferentes canais – tanto de divulgação, quanto de compra.
Além de estarem preparadas para vender pela internet, as empresas devem estar cientes de que, mais do que nunca, as fronteiras entre os negócios físicos e os digitais estão mais próximas.
De acordo com a pesquisa Google commissioned Ipsos COVID-19 tracker, 62% dos brasileiros planejam confirmar online se um dos produtos que deseja comprar está em estoque antes de ir até a loja física.
E o que o marketing digital tem a ver com isso?
O marketing digital é um forte aliado do seu negócio na hora de potencializar as vendas na Black Friday. Isso porque ajuda a:
- alcançar um número maior de potenciais clientes;
- fornecer informações sobre os produtos e serviços;
- e engajar o público com a sua marca.
Além disso, sites de buscas (como o Google, por exemplo) são o canal mais utilizado por 55% dos consumidores brasileiros na hora de pesquisar produtos. Se sua marca não tem uma presença forte na internet e não possui estratégias de marketing digital, as chances de ter sucesso na Black Friday são bem menores.
5 dicas de marketing digital para a Black Friday
Para ajudar a sua empresa a se destacar e ter os melhores resultados, reunimos algumas dicas para criar uma estratégia de comunicação digital na Black Friday. Confira:
1. Esteja preparado
Seu site vai receber um aumento de acessos e precisa estar preparado para isso. Parece uma dica básica, mas os cuidados técnicos são fundamentais para que seu site não caia e sua empresa não perca vendas. Também é importante estar atento ao mobile, assim seus clientes poderão aproveitar suas ofertas em qualquer dispositivo.
Da mesma forma, a comunicação precisa ser reforçada nos canais de atendimento. Aposte em serviços de chat online ou até mesmo em atendimento e vendas pelo Whatsapp.
2. Eduque e informe seu consumidor
Mantenha seu blog atualizado com posts específicos para a Black Friday. Ofertas e informações sobre os produtos e serviços, e comparações de preços são algumas opções de conteúdos para educar seu consumidor e gerar expectativa para a data.
Outra boa estratégia que não pode faltar na Black Friday é o espaço “Perguntas Frequentes”. Assim, os consumidores podem tirar suas dúvidas sobre os produtos e serviços que você oferece e também sobre as promoções da Black Friday.
3. Ofereça descontos de verdade
De nada adianta montar uma estratégia eficiente de comunicação digital para a Black Friday se os seus descontos não forem atrativos.
Preços maquiados e descontos mínimos geram reclamações dos consumidores e menções negativas nas redes sociais. Além de contribuírem para a desconfiança de muitos brasileiros em relação a Black Friday.
Sua empresa não quer levar a essa má fama de “Black Friday Fake” nem frustrar as expectativas dos consumidores, certo? Então certifique-se que sua estratégia de comunicação é transparente e alinhada para mostrar que suas ofertas realmente valem a pena.
4. Aproveite para aquecer sua lista de e-mails
O aumento de visitas e vendas faz da Black Friday uma data perfeita não só para aumentar seus leads, mas também para aquecer os contatos que você já tem. Aproveite sua newsletter para conversar com sua audiência e oferecer promoções específicas para a Black Friday.
Também planeje conteúdos de qualidade para que os novos contatos continuem interessados nos seus produtos e serviços mesmo depois da Black Friday 2019.
5. Monitore a #BlackFriday
Saber o que os consumidores estão falando sobre sua empresa e seus produtos é fundamental sempre, mas principalmente na Black Friday. O monitoramento é um ótimo caminho para medir a satisfação dos consumidores e também para identificar problemas no seu site e até mesmo na sua estratégia.
Durante a Black Friday 2019 você também pode monitorar seus principais concorrentes e o que os consumidores estão dizendo sobre eles. Essa é uma forma de retirar inspirações para suas próprias ações.
Leia também: Marketing digital: O que aprender com a estratégia do concorrente
Monitore também a visão geral dos consumidores sobre a data por meio da hashtag #BlackFriday nas redes sociais, por exemplo. Além de verificar as reações e participações dos consumidores, esse monitoramento será um ótimo material para planejar a estratégia da sua empresa na próxima edição da Black Friday.
Conclusão: aproveite as datas do varejo!
A Black Friday é uma grande oportunidade para alavancar as vendas de sua empresa, mas não é a única. Portanto, para quem quer vender mais e atrair clientes é necessário ficar antenado nas possibilidades que algumas datas oferecem e criar estratégias de comunicação e marketing que façam sentido para o seu negócio. Acesse o nosso Calendário de oportunidades e veja como aproveitar melhor algumas datas que movimentam o mercado brasileiro.
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(Texto originalmente publicado em 8 de outubro de 2019 e atualizado em 12 de novembro de 2021)
(Crédito da imagem: Cartão de visita foto criado por ijeab – br.freepik.com)
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