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O que leva uma empresa a investir em marketing digital? São muitas as respostas para esta pergunta:
- Buscar novas oportunidades
- Atingir novos públicos
- Ampliar o alcance do seu negócio
- Usar como plataforma de lançamento de novos produtos
- Incrementar suas vendas
- Ser referência no ramo em que atua
De todas as respostas possíveis, só não vale responder “porque todo mundo está investindo” ou simplesmente “porque sim”. Porque sim não é resposta também quando se trata em marketing digital. Ao decidir investir, você precisa ter um ou mais objetivos claros. O que você pretende com as ações que integram o pacote do marketing digital?
Isso não é apenas uma questão de direcionar investimentos. É também uma forma de a empresa assumir o marketing digital como um compromisso institucional e de toda a equipe de colaboradores. Se não há clareza do que se pretende e o que representa um blog ou uma página no Facebook para o sucesso do negócio, quais as chances de todos na empresa se preocuparem com o que é publicado ou é comentado?
A importância de tratar o marketing digital cresce quando a empresa investe, por exemplo, em ferramentas como o RD Station e promove ações para a conversão em leads. Até aí, tudo certo. O problema é ver as ações gerando leads e mais leads e a equipe responsável por trabalhar em cima disso não fazer nada. A base vira um depósito de leads abandonados, sem nenhum retorno e, por consequência, com pouca ou nenhuma chance de converter em venda.
Por tudo isso, quando decidir investir em marketing digital, trate a decisão com seriedade e envolva a equipe por diferentes motivos:
- Para que o trabalho flua. A relação da empresa com a agência digital contratada, se for este o caso, precisa fluir. A preocupação de produzir o melhor conteúdo, respeitar prazos, aproveitar oportunidades, etc., deve existir por parte da empresa e da agência
- Para manter uma boa imagem da empresa. O marketing digital amplia enormemente a exposição da empresa. Se decide usar canais na internet, a empresa deve trabalhar com foco na frequência e na continuidade. Atualizar o Facebook de vez em quando ou o blog quase nunca causam má impressão, desvalorização os canais, podendo até arranhar a imagem da empresa como referência.
- Para ser digital. É importante que os canais usados na estratégia digital não sejam atualizados apenas para cumprir tabela, por algum tipo de obrigação. É aí que surge a diferença entre “estar” e “ser” digital. O compromisso é ser digital, aberto para compartilhar o que sabe e para interagir de igual para igual com o público. Sem isso, o marketing digital fica distante de alcançar todo o seu potencial.
Um dos primeiros passos para assumir esse compromisso com o marketing digital é mapear as falhas e acertos da sua empresa. Dessa forma, é possível identificar o que pode ser feito para envolver a sua equipe e estruturar suas ações e estratégias.
Pensando nisso, preparamos um “termo de compromisso” com 10 pontos que devem ser levados em consideração na hora de investir no marketing digital com comprometimento e com foco na conquista de cliente e no aumento de vendas.
A nossa dica é: imprima este material, compartilhe e converse com a sua equipe, cole na parede e assinale os pontos cumpridos e faça do marketing digital um compromisso da sua empresa em 2018.
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