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Quando falamos que toda empresa, independente do tamanho, precisa de uma assessoria de imprensa, muita gente ainda questiona o que exatamente é esse serviço e porque ele é tão importante para o sucesso de marcas, eventos e profissionais.
Para explicar como funciona esse trabalho, criamos um FAQ (perguntas frequentes) com as principais dúvidas sobre o serviço de assessoria de imprensa, seus benefícios e resultados. Fique a vontade para enviar suas dúvidas também.
1. O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é, resumidamente, uma ponte entre sua empresa e os meios de comunicação. Por conhecer as necessidades de cada mídia, o assessor vai sugerir você e sua empresa como fonte para entrevistas e reportagens sobre assuntos relacionados a sua área de atuação. Dessa forma, a assessoria beneficia tanto a imprensa com a oferta de conteúdos relevantes, quanto sua empresa com maior visibilidade no mercado.
2. Qual a diferença entre assessoria de imprensa e propaganda?
Enquanto a propaganda foca diretamente na venda, a assessoria de imprensa almeja o reconhecimento de marca. Nos anúncios pagos, quem fala diretamente sobre a sua marca é você mesmo. Já na mídia espontânea – não paga – o trabalho da sua empresa é referenciado pelo próprio veículo de comunicação.
3. Quem precisa de uma assessoria de imprensa?
Produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas têm tanta relevância e precisam ser tão bem divulgados quanto os das grandes corporações. Da mesma forma, profissionais liberais como médicos e advogados, por exemplo, também precisam ganhar destaque na mídia. Ou seja, qualquer profissional, personalidade ou empresa pode contratar assessores para ser sua voz junto à imprensa e, consequentemente, junto ao público e cliente final que esperam atingir.
Leia mais: A importância da assessoria de imprensa para empresas de todos os tamanhos e Pequenas Empresas, Grande Relevância: como uma assessoria de imprensa ajuda uma PME a se destacar no mercado
4. Como funciona o trabalho de assessoria de imprensa?
Podemos dividir a assessoria de imprensa em três fases de trabalho:
- A primeira é apresentação, quando uma empresa precisa comunicar seu propósito, chegada ao mercado ou lançamento de um produto. Para isso, o assessor vai mapear cenários e quais os veículos de comunicação mais interessantes para sua empresa. A partir daí, o assessor apresenta o porta-voz da empresa como uma fonte de informação.
- A segunda é a divulgação, quando o assessor passa a buscar assuntos (que já estão em destaque na mídia ou não) em que você e sua empresa possam se encaixar como fonte ou case de sucesso.
- E por fim a referência, que é quando a empresa ou profissional já se tornou referência no ramo de atuação e passa a ser procurado pela imprensa para falar sobre determinado assunto.
Leia mais: Infográfico: Como funciona uma assessoria de imprensa
5. O que faz um assessor de imprensa?
O assessor de imprensa é o profissional responsável por transformar as informações relativas a sua empresa em conteúdos relevantes para a mídia por meio de textos nos mais diferentes formatos: press releases, sugestões pautas, notas, comunicados, artigos etc. Por possuir contato com os jornalistas e conhecer a rotina dos meios de comunicação, o profissional também é responsável pelo relacionamento com a mídia, tanto ao oferecer pautas, quanto a atender demandas dos profissionais de imprensa. Além disso, o assessor acompanha e orienta seu cliente em entrevistas, e – quando necessário – também fornece treinamento para falar com a mídia.
Leia mais: Guia de Relacionamento com a Imprensa
6. Contratei o serviço. Qual é o meu papel como assessorado?
O sucesso do trabalho de assessoria de imprensa depende do comprometimento de ambas as partes. Por isso, ao contratar o serviço é preciso entender sua relevância e estabelecer uma comunicação clara e ágil com a assessoria, oferecendo as informações atualizadas sobre novidades e projetos da sua marca; atendendo a imprensa na hora marcada, levando em consideração as orientações do assessor e respeitando prazos na hora de aprovar pautas e releases.
7. Em quanto tempo eu vou ganhar destaque na mídia?
O trabalho de construção de marca e reconhecimento como referência no mercado demanda um trabalho contínuo e estratégico, o que significa que a assessoria de imprensa gera resultados a médio e longo prazo. Além disso, a presença na imprensa também depende de vários fatores como: segmento, tipo de conteúdo oferecido e já ser ou não uma empresa conhecida no mercado, por exemplo.
Leia mais: Guia da emplacada: 8 passos que você precisa seguir para que sua empresa ganhe destaque na mídia
8. Como medir os resultados da assessoria de imprensa?
A principal maneira de mensurar os resultados do trabalho de assessoria de imprensa é por meio da clipagem (ou clipping), que é o acompanhamento e arquivamento de notícias, notas e citações dos clientes nos veículos de comunicação – jornais, revistas, sites, blogs, programas de rádio e TV.
Leia mais: A clipagem e a mensuração de resultados
9.Vale a pena investir em assessoria de imprensa?
“As mídias tradicionais não morreram?” “Por que investir em assessoria de imprensa se ninguém mais lê jornal?” É bastante comum que as pessoas vejam a assessoria de imprensa como uma necessidade ultrapassada, o que não é verdade. Os meios de comunicação – jornais, revistas, sites, portais de notícias blogs, programas de rádio e TV – são canais importantes para a divulgação de uma empresa, pois possuem credibilidade e alcance. Além disso, a visibilidade conquistada nesses meios contribui para que sua marca seja reconhecida também na internet, por exemplo.
Leia mais: Como aumentar sua presença digital com o apoio da assessoria de imprensa
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o trabalho e o potencial da assessoria de imprensa? Entre em contato com a gente.
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