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Por Antonio Sardinha, diretor financeiro e comercial da VOCALI
É cada vez mais latente a necessidade da profissionalização da gestão nas empresas. Técnicas avançadas de planejamento, análise de custos, diminuição da carga tributária e otimização dos resultados são apenas alguns dos muitos pontos que podemos destacar. E no caso das agências de comunicação isso não é diferente.
No Brasil, é crescente o número de empresas do ramo que contam com profissionais de comunicação e marketing no quadro societário. De acordo com a pesquisa Panorama Agências Digitais 2018, 44,6% das empresas pesquisadas possuem de dois a cinco colaboradores em seu quadro de pessoal, o que expõe uma realidade em que os próprios sócios necessitam colocar a mão na massa, absorvendo grande parte das atividades operacionais.
A pesquisa apontou também que apenas 2,6% atuam na área administrativa e financeira das agências. O que vemos hoje são profissionais extremamente capacitados para atuar nas áreas de comunicação empresarial e marketing, porém, com pouco ou mesmo nenhum conhecimento dos procedimentos de gestão. Com isso, é normal que acabem perdendo o foco nas atividades de sua competência para se voltar a atividades administrativas e financeiras do dia a dia.
Para minimizar essa situação, é de extrema importância que a agência conte com uma assessoria contábil séria, que entenda do seu negócio e que esteja disponível para atender às dúvidas da sua empresa. Muitas vezes os empreendedores veem isso como um gasto e não como um investimento, e acabam escolhendo o prestador de serviço pelo preço ofertado, preterindo a qualidade no serviço prestado. Muito cuidado! Muitas vezes o barato sai caro – podendo levar, em casos extremos, ao fracasso da sua agência.
Hoje vemos muitos profissionais de comunicação empreendendo, abrindo empresas de assessoria de imprensa, agências digitais e consultoria, tendo ideias inovadoras e alinhadas às necessidades do mercado, mas fracassando devido à falta de planejamento econômico e financeiro. Por isso, o alinhamento entre a gestão empresarial e a operação da empresa é fundamental para o sucesso de quem empreende na área da comunicação.
A capacitação dos profissionais por meio de cursos ou até mesmo uma pós-graduação com foco em administração de empresas e gestão já pode garantir uma base para que o profissional da comunicação possa gerenciar o próprio negócio. Mas é fundamental que as empresas profissionalizem o setor administrativo se quiserem se manter atualizadas e competitivas no mercado.
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