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Por Tatiane Generali, jornalista da Vocali
Quando me perguntam a minha profissão e digo que sou assessora de imprensa, muitas pessoas que não são da área da comunicação já emendam uma segunda pergunta: Mas o que o assessor de imprensa faz?
Vamos tentar explicar de maneira prática! O assessor de imprensa faz o meio de campo entre seus clientes – seja da iniciativa pública ou privada – com a imprensa. O assessor apura as novidades que estão rolando com seus clientes, transforma isso em pauta e “vende” a pauta para os jornalistas. Se o jornalista gostar da sua sugestão, temos uma “emplacada”! Uma das delícias de ser assessor é emplacar seu cliente e ver o resultado do nosso trabalho nos bastidores. \o/☺
Como assessora há nove anos já usei diversas táticas para emplacar meus clientes, mas algumas acabaram entrando numa lista de top 3:
- Trocar a foto do perfil do WhatsApp para parecer mais simpática na hora de fazer follow. (Para quem não sabe, fazer follow nada mais é que ligar para o jornalista para vender seu peixe, falar da sua sugestão de pauta). Hoje, além da ligação telefônica, quando precisamos, também deixamos uma mensagem no WhatsApp. Uma foto bonita pode surtir efeito nessa hora!
- Indicar “personagens” para emplacar sua pauta. Não basta ter um bom assunto para virar notícia, muitas vezes precisamos indicar uma pessoa ou case para que a reportagem saia do papel. Nessa hora o assessor sai ligando para a vizinha da prima de segundo grau para saber se topa dar entrevista e conseguir emplacar sua pauta!
- Rezar para Nossa Senhora dos Assessores e pedir aquela ajuda para o amigo jornalista. Isso vale para as causas impossíveis quando não está conseguindo emplacar aquela notinha superimportante para seu cliente! Nessa hora vale apelar para a rede de contatos e pedir para aquele colunista gente fina quebrar seu galho.
Os desafios são inúmeros, como em todas as outras profissões, mas o assessor de imprensa precisa ter jogo de cintura para lidar com a pressão e a ansiedade do cliente em virar notícia. Aliado a isso, precisa ser bacana com o jornalista quando ele te solicita alguma informação que seu cliente não quer que seja divulgada e “declinar elegantemente” para não participar da reportagem, ou quando precisamos remarcar uma entrevista ou encontro pela décima vez por incompatibilidade de agendas…
Amo ser assessora de imprensa, já passei por redação e me identifico muito mais com a vida do lado de cá do balcão! Como assessora ajudo meus clientes a ganharem visibilidade e nossos amigos repórteres com boas pautas, cheias de curiosidade, dados e informações relevantes.
Confira os outros textos da série Nossa Voz:
→ Camisas e gravatas: minha história como assessora de Joe Jackson no Brasil
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→ Assessoria de imprensa e política: debates, desafios e experiências
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