Não só quem passa o maior tempo na internet, mas também quem consome as chamadas “mídias tradicionais” sabe que não se fala de outra coisa no meio digital: podcasts, programas em áudio produzidos e distribuídos na internet em episódios. O formato não é novo, é tão “antigo” quanto o blog. Mas de um ano para cá, e especialmente em 2019, virou assunto para reportagens em grandes jornais e até capa da Veja. E é para tanto? Não é exagero dizer que vivemos a “era de ouro” do podcast? Ou que 2019 é o ano do formato? Há números que dizem que sim:
🎙️ Segundo o Spotify, de abril de 2017 a abril de 2018, o número médio de ouvintes no mundo inteiro de podcast diários na plataforma cresceu 330%.
🎙️ Dois terços dos americanos escutam podcasts pelo menos ocasionalmente, com 23% deles ouvindo mais de uma vez por semana, segundo pesquisa da CBN News.
🎙️ O Spotify estima que em breve 20% de todo consumo de áudio da plataforma será conteúdo não-musical.
🎙️ A plataforma Deezer estima um aumento de 40% no consumo de podcasts no último ano entre os usuários brasileiros.
Na internet, há sempre o risco das coisas morrerem tão rápido como surgiram. “A vida vem em ondas” na web e teme-se sempre o chamado “fantasma da bolha”, aquele que quebrou muitos negócios digitais nos anos 90.
Mas o interesse pelos podcasts tende a ser benéfico para o formato justamente porque não surgiu hoje. Ou seja, pode ser novidade para muita gente, mas, na verdade, é um formato consolidado pelos inúmeros podcasters que produzem seus programas muito antes do assunto virar manchete.
Isso significa que ter podcast é essencial para quem investe em formatos digitais tanto no marketing quanto no jornalismo?
Depende. Cris Dias, pioneiro dos podcasts no Brasil e que mantém o Boa Noite Internet, disse ao Alô Ténica que o formato preenche um espaço ocioso e que as agências de publicidade estão atentas para direcionar mais verbas para programas em áudio – patrocinando ou produzindo. Mas ele considera que o formato ainda é um ferramenta adicional numa estratégia de marketing para empresas (blog, redes sociais e podcast…) ou multiplataforma para veículos (a CBN divulga nos intervalos do rádio o podcast que só está no site…). Para Cris Dias, ter um podcast ainda é como pedir um “petit gateau” de sobremesa: se tiver dinheiro sobrando, você pede. Ou você pod…
De qualquer forma, pesa a favor o fato do custo de produção de um podcast ser relativamente baixo. Há gravadores digitais e microfones com ótimo custo-benefício, programas de edição de áudio grátis ou com preços acessíveis e também serviços como Soundcloud e aplicativos como Anchor que facilitam a publicação e distribuição dos episódios em plataformas como Spotify, Deezer, Castbox, entre outros.
Quem consome podcasts
Os podcasts podem ter diferentes tipos quanto ao modelo dos programas. Um dos mais tradicionais entre os brasileiros é o “mesacast” ou polifônicos, onde os episódios são conversas entre duas ou mais pessoas em termo de um tema específico. Esse é um formato que se encontra tanto em canais independentes como os do B9, referência em podcast no Brasil, como na grande mídia, como os do GloboEsporte.com.
Mas é possível fazer podcasts com formato de informativo e comentários, de entrevista ping-pong, de tutorial e até de storytelling em que histórias são contadas por um locutor com auxílio de trilha musical e efeitos sonoros. Outra característica do podcast é a opção de trabalhar por temporadas e séries de episódios temáticos, o que pode ser explorado, por exemplo, no lançamento de um produto ou levando em conta a sazonalidade. Experimente conferir os programas da aba Podcast do seu Spotify para conferir a variedade de modelos e temas.
Tudo depende dos objetivos e do público que se pretende alcançar. Ajuda, neste caso, conhecer mais o perfil de quem já consome podcasts e acompanhar o desenvolvimento do mercado, quem está investindo, quem está desenvolvendo soluções.
Recentemente, o IBOPE, em parceria com a revista Piauí e a rádio CBN, divulgou uma pesquisa sobre o potencial do podcast a partir do levantamento de dados sobre o público que ouve programas em áudio na internet. Divulgada em maio deste ano, a pesquisa ouviu duas mil pessoas entre 15 e 18 de janeiro, ou seja, antes de todo o barulho que o assunto vem fazendo.
Veja os principais resultados da pesquisa e confira algumas pistas para desenvolver um projeto de podcast no seu negócio:
🎙️ Quatro em cada dez internautas brasileiros (40%) já ouviram, enquanto pouco mais de um quarto nunca ouviu e cerca de um terço (32%) não sabe o que é podcast.
🎙️ Aqueles que mais dizem que já ouviram um podcast são os que possuem de 16 a 24 anos (47%), os homens (45%), os que pertencem às classes A e B (45%) e os que vivem na região Norte (44%).
🎙️ Já os que mais dizem não conhecer um podcast são os internautas da região Sul (41%), os que têm de 55 anos ou mais (35%) e as mulheres (37%).
🎙️ A busca por aprendizado de coisas novas e a aquisição de conhecimento de maneira informal e descontraída são os principais objetivos dos ouvintes de podcast.
🎙️ Os internautas também relacionam podcast com diversão e entretenimento, como cinema, filmes, séries, assuntos nerds, cultura pop, entre outros.
🎙️ O podcast é uma mídia consumida para “matar o tempo” em paralelo à realização das mais diversas atividades, como no momento antes de dormir, no ônibus, no trabalho ou enquanto cuidam dos afazeres da casa.
🎙️ Na maioria das vezes (75%), o podcast é consumido no telefone celular, seguido do computador (40%) e do tablet (8%).
🎙️ Em relação à frequência com que costumam ouvir, 19% dos entrevistados ouvem podcast três vezes ou mais na semana, enquanto 13% ouvem uma vez por semana, 11% duas vezes por semana e cerca de quatro em cada dez não tem uma frequência definida.
🎙️ Ainda segundo a pesquisa, para atrair o internauta, os episódios precisam ser curtos e objetivos, para que sejam assimilados de forma eficiente.
🎙️ O tempo máximo deve ser de 15 minutos, pois os internautas relatam que não é possível focar a atenção por muito tempo. A qualidade do áudio e o conteúdo são outros atrativos.
Ficou interessado em saber mais? Comece ouvindo alguns dos principais podcasts do Brasil. E se deseja inserir o podcast em sua estratégia digital, fale com a Vocali.
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