O trabalho de inbound marketing e de vendas envolve uma série de etapas e estratégias. Para dar conta de todas as atividades surge a necessidade de investir em ferramentas digitais para automatizar e agilizar processos, ganhar escala e, principalmente, montar estratégias apoiadas em dados e não em achismos.
Confira neste texto uma lista de ferramentas digitais que auxiliam as empresas a aumentar a produtividade do time e otimizar tempo para focar em outras áreas importantes do negócio.
Automação de marketing
A automação de marketing possibilita que empresas de diferentes tamanhos e segmentos economizem tempo e reduzam custos. Além da organização, essas ferramentas são importantes para desenvolver campanhas otimizadas e personalizar as interações com clientes e potenciais clientes.
Conheça algumas opções de ferramentas de automação de marketing:
-
Hubspot
Pioneira na automação de marketing no mundo, a Hubspot é uma ferramenta completa que oferece diversas soluções para gerenciar e otimizar as atividades de Inbound Marketing, permitindo que as campanhas fiquem centralizadas em um único lugar.
As funcionalidades vão desde a automação de e-mails e criação de landing pages até a análise de métricas de desempenho.
-
RD Station Marketing
No Brasil, o RD Station Marketing é uma das principais soluções em automação de marketing para empresas. Com a ferramenta é possível desenvolver ações para atrair e qualificar leads, segmentá-los, nutri-los com conteúdos específicos e entender o caminho que eles percorrem dentro do funil do marketing. Landing pages, pop ups, campanhas de e-mail e fluxos de automação podem ser desenvolvidos de maneira intuitiva na plataforma.
Saiba mais: RD Station Marketing: cinco dicas para começar a usar a ferramenta de automação
CRM
O uso de um CRM melhora a gestão de relacionamentos com clientes ao automatizar tarefas repetitivas como follow-ups, atualizações de perfis e segmentação de contatos. Maior eficiência, personalização e acompanhamento das interações são alguns benefícios.
-
RD Station CRM
Possibilita que as equipes de vendas acompanhem todas as interações com clientes e potenciais clientes, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio, além de automatizar tarefas repetitivas.
-
Hubspot CRM
Oferece diferentes funcionalidades, como gerenciamento de contatos, agendamento de reuniões, e-mails instantâneos e análise de desempenho. É possível configurar pipelines de vendas personalizados e criar relatórios analíticos.
-
Pipedrive
Com uma interface visual intuitiva, a ferramenta digital disponibiliza funcionalidades importantes para o trabalho de vendas: automação de tarefas, rastreamento de e-mails, gerenciamento de contatos e relatórios detalhados.
Leia também: Até onde vai o marketing e onde começa o trabalho de vendas?
Redes sociais
A automação também facilita (e muito!) o gerenciamento das redes sociais. As ferramentas proporcionam maior praticidade para que os profissionais possam programar postagens, monitorar engajamento e analisar o desempenho das publicações realizadas em diferentes mídias sociais.
-
Etus Social
Em um único dashboard é possível agendar e gerenciar postagens nas redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio, TikTok, Youtube e outras mídias sociais possuem integração com a Etus.
mLabs
É possível agendar, publicar e monitorar conteúdos em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. A plataforma oferece relatórios de desempenho, análise de concorrentes e gerenciamento de equipes.
-
Hootsuite
Disponibiliza funcionalidades para que as empresas possam gerenciar seus canais sociais em um único lugar. Curadoria de conteúdo, agendamento e publicação de postagens, e relatórios para medir o Retorno Sobre o Investimento são alguns recursos.
Leia também: Marketing digital não é (só) redes sociais
Conteúdo
Fundamental para gerar reconhecimento da marca e influenciar na decisão de compra dos consumidores, o marketing de conteúdo pode ser aprimorado com o uso da automação. Na prática, essas ferramentas ajudam a otimizar a criação, distribuição e personalização de conteúdos, além de trazer insights valiosos aos profissionais da área.
-
Google Trends
É uma ferramenta digital desenvolvida pelo Google para analisar e comparar termos de pesquisa, visualizar dados por região demográfica e explorar tópicos relacionados. A plataforma fornece insights valiosos sobre o comportamento de busca dos usuários, além de revelar tendências e mudanças no interesse do público.
-
Semrush
Usada com frequência por profissionais de SEO, oferece informações sobre o desempenho de um site e novas oportunidades de palavras-chave para otimizar as estratégias. Auditoria de sites, análise de backlinks, rastreamento de posições e pesquisa de tendências de mercado são algumas funcionalidades.
-
Ubersuggest
Criada por Neil Patel, a plataforma disponibiliza recursos para auxiliar na otimização de sites, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e criação de conteúdo. É possível acompanhar rankings de SEO, e obter insights sobre as estratégias dos concorrentes.
Saiba mais: SEO e primeira página do Google: quanto tempo leva para aparecer nas melhores posições?
Relatórios
Simplificação da coleta e da análise de dados, e insights rápidos e precisos são algumas vantagens de implementar relatórios automatizados em empresas. Além disso, o procedimento também facilita a tomada de decisões informadas e libera os profissionais para que possam direcionar esforços para outras atividades estratégicas.
-
Google Analytics
A ferramenta gratuita ajuda a entender e otimizar o desempenho de sites e campanhas online. Podem ser coletados e analisados dados sobre o comportamento dos visitantes, como a origem do tráfego, páginas mais visitadas, tempo de permanência no site e taxas de conversão.
-
Reportei
O sistema é utilizado para a criação de relatórios e dashboards de marketing digital e vendas, permitindo o uso de templates prontos e a adição de comentários e observações. Possui integração com redes sociais, canais digitais de mídia paga, RD Station Marketing, Hubspot Marketing, entre outras ferramentas.
Saiba mais: Como produzir relatórios de marketing de maneira rápida e fácil com o Reportei
-
Dashgoo
Possibilita a criação de dashboards personalizados e automatizados para monitorar e analisar o desempenho das campanhas de Inbound Marketing. Google Analytics, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn e outras ferramentas digitais podem ser integradas ao Dashgoo.
-
Cyfe
O Cyfe é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) e dashboards focada em relatórios de Inbound Marketing. Além de facilitar a integração com diferentes ferramentas, também é possível criar alertas personalizados para receber notificações em casos de alteração significativa nas métricas de desempenho.
Conte com uma equipe capacitada para gerenciar as ferramentas digitais da sua empresa
Essas ferramentas digitais vão ajudar seu negócio a escalar a produção das equipes de marketing e vendas. Mas lembre-se: é fundamental que os profissionais sejam capacitados para extrair o melhor de cada uma dessas plataformas. Afinal, de nada adianta ter acesso às melhores ferramentas digitais se elas não forem utilizadas para gerar insights valiosos e auxiliar no crescimento do seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Solicite uma conversa com nossos especialistas em Inbound Marketing que te ajudamos a implementar a melhor estratégia para a sua empresa.
Comentários estão desabilitados,