Saiba por que suas estratégias de marketing digital devem ir além das ações de social media.
“Quero investir em marketing digital porque preciso de alguém para cuidar das redes sociais da minha empresa…” Se você é gestor ou empresário e está pensando nisso ou em algo semelhante, este texto é para você.
Primeiro é preciso deixar claro que é bastante comum achar que marketing digital e redes sociais são a mesma coisa, então está tudo bem, ok? Mas não são. E ter uma ideia clara das particularidades e limitações desses canais e metodologias faz toda a diferença na hora de montar as estratégias do seu negócio e obter os melhores resultados.
Por isso, vou abordar aqui um pouco da importância das redes sociais dentro do marketing digital – mais precisamente do inbound ou marketing de atração – e falar sobre como as estratégias de marketing digital vão muito além das ações de social media.
Social media é apenas uma das estratégias do marketing digital
O marketing digital engloba uma série de estratégias de comunicação e marketing para garantir a presença digital da sua marca e fazer com que sua empresa se relacione pela internet com clientes, potenciais clientes e o público em geral.
De maneira bem resumida, o trabalho de marketing digital é focado em educar seu público, entender as necessidades da sua persona e mostrar como sua empresa pode ser a solução para esses problemas. E para isso, utiliza-se de uma série de ferramentas e canais digitais como site, blog, e-mails, conteúdos de conversão, anúncios e redes sociais.
Ou seja, a atualização das redes sociais é apenas uma das muitas estratégias que fazem parte do marketing digital. E é justamente o alinhamento desses diferentes canais que vai garantir os melhores resultados para o seu negócio.
Por que investir apenas em social media não é o suficiente?
Estar presente nas redes sociais é quase uma obrigação para qualquer empresa. Afinal, Só no Brasil, 66% da população utiliza alguma rede social, o que corresponde a 140 milhões de usuários ativos no país.
Além disso, redes como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin etc., quando usadas adequadamente, são excelentes canais para dar visibilidade à sua marca, aumentar a proximidade e interagir com seu público, divulgar produtos e serviços, entre outras ações.
Mas essas redes têm algumas limitações em termos estratégicos, e é isso que veremos a seguir:
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Rede social é casa alugada
Nunca se esqueça que uma rede social é um espaço externo e não um canal próprio da sua empresa. É como uma casa alugada em que você está sujeito às regras do proprietário.
Se sua empresa investe apenas no Facebook e a rede social acabar, como fica o seu negócio? Onde as pessoas vão encontrar informações sobre a sua marca?
É claro que o fim de uma rede social é um exemplo mais extremo, porém, a migração do público para outras redes é até comum, como aconteceu com o Orkut e, mais recentemente, vem acontecendo com o próprio Facebook. Mas no dia a dia, vemos as dificuldades das empresas diante de algoritmos que reduzem cada vez mais o alcance orgânico das publicações, vazamentos de dados de determinadas plataformas e outras limitações das redes sociais sobre as quais a sua marca não tem controle.
O que é bem diferente do blog ou do site da empresa, que são canais próprios e que permitem que as pessoas encontrem sua marca por meio de buscadores de pesquisa (como o Google), além de oferecer informações mais mensuráveis e maior controle sobre a jornada do cliente.
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Cuidado com as métricas de vaidade
Outro problema de investir apenas nas redes sociais está na armadilha das métricas de vaidade. Ou seja, as informações coletadas que parecem importantes, mas que não te ajudam a tomar decisões estratégicas para o seu negócio.
O quão relevante é o número de seguidores da sua página para o sucesso do seu negócio? O quanto curtidas em posts trazem de vendas para sua empresa? Honestamente, muito pouco.
Por isso, um dos perigos de usar as redes sociais como único canal de divulgação ou comunicação da sua marca é o de dar muito valor (e gastar esforços excessivos) apenas para conseguir likes, e não para conquistar clientes.
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Redes sociais são um meio, e não um fim
Se você está se perguntando neste momento se a saída então é abandonar de vez as redes sociais, calma. Não é isso.
Um dos pontos-chave para que o marketing digital resulte em bons resultados está em conhecer a sua persona e comunicar-se da maneira e pelos meios que fazem mais sentido para ela. Se o seu cliente ou potencial cliente está nas redes sociais, é importante que sua marca também esteja.
O problema está em ver a atualização das redes sociais como principal objetivo do marketing digital, e não como um dos meios para garantir que mais pessoas conheçam as suas soluções e cheguem no seu site.
Por isso, uma das maneiras mais eficientes de usar as redes sociais é por meio do alinhamento com canais próprios da empresa. Assim você consegue atrair mais usuários nas redes e levá-los para o seu site ou blog. Lá o visitante pode tornar-se um lead e depois ser nutrido com campanhas de e-mail até tomar a decisão de compra.
É o bom funcionamento de todas essas estratégias – social media, ranqueamento e SEO, email marketing, landing pages, nutrição de leads, anúncios etc. – que vai fazer com que o marketing digital da sua empresa resulte em vendas. Não adianta apostar todas as suas fichas em um único canal e esperar por resultados completos.
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