Entenda por que marketing e vendas são fundamentais para que empresas possam sair da crise e planejar a retomada
A cada dia que passa de isolamento social, vejo mais empresas demitindo; mais pessoas comunicando que perderam seus empregos para a crise gerada pelo coronavírus.
E por mais incrível que pareça, a maioria dos profissionais que são desligados são das áreas comercial e de marketing. Entendo a dificuldade das empresas em manter os colaboradores quando não têm faturamento. Mas ao mesmo tempo, me pergunto como essas empresas pretendem sair da crise e voltar a vender quando estão desligando logo os profissionais responsáveis pela venda e pelo relacionamento.
Nunca esqueço uma frase que li há uns dez anos, de Muhtar Kent, na época CEO da Coca-Cola, que disse que: “em época de crise, a única coisa que não cortamos é o marketing. Queremos sair desse túnel escuro com mais participação de mercado do que quando entramos”. Para ele, quando as crises terminam, a marca continua na mente das pessoas e pode manter o mesmo valor investido em marketing, diferente das outras, que precisarão investir muito mais para retomar o mercado que perderam.
Apesar de parecer arriscado numa pequena empresa e realmente fazer a diferença na folha de pagamento no fim do mês das empresas sem planejamento financeiro viável, manter ativos os departamentos comercial e de marketing deveria ser uma estratégia fundamental em momentos como o que estamos vivendo.
Claro, não dá para continuar fazendo a mesma coisa, pois o mercado está hesitante. Se o momento não está convertendo em vendas, é preciso reunir os times e fazer um novo planejamento de metas. Estudar melhor as personas, ligar para seus clientes e entender os cenários deles e o que esperam de você como parceiro. Ligar para o prospect e ver como seu serviço ou produto pode realmente ajudá-lo nesse momento e como vai ajudá-lo no futuro, quando a crise passar.
Coloque seu departamento de marketing para criar campanhas de relacionamento, empatia, posicionando seu negócio como um parceiro estratégico para os prospects. Aproveite para olhar para dentro da sua empresa e direcionar também campanhas para seus colaboradores, que provavelmente estão sentindo a sombra do momento.
Sabemos que adaptação é tudo num mercado que muda constantemente, e agora, mais do que nunca, estamos passando por mudanças que vão marcar para sempre a forma de fazer negócios. Sua empresa está preparada para essa mudança?
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