Confira a importância de conhecer os leads da sua base para criar conteúdos e serviços personalizados, além de identificar oportunidades de negócios
Não saber se você está atingindo o perfil de cliente ideal da sua empresa pode comprometer toda a estratégia de marketing digital. Por isso, conhecer seus leads é essencial para saber se o seu negócio está no caminho certo, assim como criar ações que sejam adequadas ao seu público e que façam ele evoluir na jornada de compra.
Um dos primeiros passos para obter resultados satisfatórios é por meio da definição e atualização da persona do seu negócio. Com as personas definidas, é necessário avaliar se os leads são realmente interessantes para a empresa e, caso não sejam, pensar em ações que atraiam o público certo.
O conhecimento sobre seus leads é ainda mais fundamental quando pensamos nas dificuldades que a crise da Covid-19 traz para empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Fortalecer a relação da marca com clientes e potenciais clientes é uma das estratégias mais eficientes nesse momento de incertezas.
Uma maneira simples e eficaz de colocar isso em prática é promovendo conteúdos e/ou serviços que sejam realmente úteis para o seu público. Para isso, é preciso contar com ações e campanhas que ajudam a ter um entendimento melhor de quem são os seus leads.
Faça pesquisas para conhecer seus leads
Ao conhecermos melhor os potenciais compradores, obtemos informações importantes para ampliar o processo de capacitação de vendas e, consequentemente, aumentar as vendas. Mas antes de fechar um bom negócio, é preciso realizar pesquisas que possibilitem a compreensão das necessidades dos leads.
Falhar nessa etapa pode acarretar problemas durante a aplicação das estratégias de marketing digital. Por isso, fique atento e avalie todas as informações disponíveis, como:
– Acessos nas páginas do site;
– Origem do tráfego;
– Comportamento do consumidor;
– Produtos mais vendidos;
– Ticket médio;
– Posts que mais geram engajamento.
A coleta de dados também vai contribuir para obter o perfil de cliente ideal. Perguntas relacionadas à vida pessoal (claro que não se deve ser invasivo) ajudam a esclarecer quais os produtos e serviços que atendem às carências do seu potencial cliente.
Todas essas informações servem de base para criar padrões para segmentação. A possibilidade de encontrar diferentes perfis de consumidores com interesses nas mesmas soluções oportuniza a segmentação do seu público.
Use formulários inteligentes e campos de perguntas nas landing pages que captem informações relevantes
Formulários de landing pages são essenciais na captação de leads, pois é neste momento que o visitante deixa os seus dados em troca de um conteúdo ou oferta.
A quantidade de perguntas interfere nas taxas de conversão. Estudos mostram que formulários que possuem em média 11 campos apresentam uma taxa de conversão menor, cerca de 17%. Já quando ocorre a redução para quatro campos, a conversão pode aumentar em até 120%.
Isso não quer dizer que você não deve fazer muitas perguntas, mas sim, que precisa escolher as perguntas certas para o lead. Afinal, como conhecer o lead sem saber mais informações sobre ele?
Uma das soluções é a criação de formulários inteligentes. Essa funcionalidade do RD Station Marketing permite obter apenas as informações que faltam sobre os seus contatos. Dessa maneira, toda vez que ele preencher o formulário de uma landing page, será possível coletar novos dados sem aumentar a quantidade de perguntas do formulário.
Agora, se você não optar pelo formulário inteligente, use a landing page de maneira assertiva e busque dados relevantes sobre o lead. Isso vai ajudar na hora de definir os conteúdos adequados para a persona do seu negócio.
Configuração de lead scoring e segmentações adequadas da base
Para saber qual o cliente ideal para sua empresa, deve-se configurar o lead scoring de maneira correta. A técnica costuma levar em consideração a pontuação do perfil (dados como cargo e segmento) e de interesse (informações de acessos e conteúdos consumidos).
Essa verificação pode ser feita automaticamente ou manualmente, e vai identificar se o lead está, ou não, preparado para compra.
Outra ação que ajuda a gerar bons resultados é a segmentação correta dos leads. Esse procedimento proporciona a criação de estratégias direcionadas. Além disso, permite a determinação de alguns gatilhos para que os leads entrem em fluxos de nutrição e recebam conteúdos de acordo com a sua etapa na jornada de compra.
Campanhas de reengajamento e higienização da base
Perceber que a maioria dos seus contatos não clicam, ou sequer abrem seus emails há um longo tempo, é uma constatação frustrante.
No entanto, é possível montar ações para reaquecer esses contatos. Isso vai mostrar se eles realmente perderam o interesse em seus conteúdos ou se podem voltar a receber as comunicações da sua empresa.
Criação de conteúdo humanizado e personalizado
Nós já comentamos no blog da VOCALI sobre o quão importante é investir na criação de conteúdos humanizados e personalizados. Entender o comportamento humano, buscar o sucesso dos clientes e criar interações mais personalizadas são alguns pontos cruciais para colocar essa estratégia em prática.
Independentemente do conteúdo, o foco principal sempre serão as pessoas. Por isso, “quebre o gelo”, fuja da normalidade e abra um diálogo amigável com o seu potencial cliente.
Utilize o Account Based Marketing
Recentemente, nós abordamos o conceito de Account Based Marketing em um dos nossos blogposts. O ABM também pode auxiliar no momento de conhecer os seus leads.
A sua aplicação envolve a definição do perfil ideal de cliente para a empresa e em identificar exatamente as contas a serem prospectadas . E toda a sua abordagem é desenvolvida a partir desse conhecimento.
Agora que você já sabe como é importante conhecer os seus leads para obter bons resultados em suas estratégias de marketing digital, chegou o momento de colocar as ações em prática.
A VOCALI conta com um time de especialistas para te ajudar. Fale com a gente e veja como melhorar suas estratégias de marketing digital, geração e conversão de leads.
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