A novidade é exclusiva para o Brasil e permite transferências e pagamentos pelo WhatsApp
ATUALIZAÇÃO (24/06): O Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) suspenderam o funcionamento do novo serviço do WhatsApp no Brasil. O BC informou em nota que a decisão serve para preservar o ambiente competitivo, e assegurar o funcionamento de um sistema de pagamentos transparente, aberto e barato. Se desacatar a medida, a empresa deverá pagar uma multa de R$ 500 mil por dia.
O WhatsApp Pay é o mais novo serviço da plataforma de Mark Zuckerberg. Agora, é possível enviar dinheiro por transferências ou realizar pagamentos para contas de empresas no WhatsApp Business usando o aplicativo de mensagens. A novidade é exclusiva do Brasil, um dos países que mais utiliza o software no mundo – são cerca de 120 milhões de usuários ativos mensalmente no país.
A principal ideia do Whatsapp Pay é de que as transações financeiras possam ser feitas de maneira rápida e segura. A funcionalidade pode ser um diferencial para empresas que não contam com uma loja virtual. Afinal, usando o catálogo do WhatsApp Business e o novo recurso, é possível fechar vendas diretamente pelo aplicativo.
O WhatsApp Pay contempla algumas necessidade de negócios que ainda não conseguiram fazer as adaptações necessárias para vender pela internet. É claro que ele não substitui um site de vendas, mas pode ser uma alternativa viável para empresas que precisam se adequar às novas formas de consumo durante a crise da Covid-19.
Como as empresas podem utilizar WhatsApp Pay para receber pagamentos?
O primeiro passo é contar com o WhatsApp Business e ter uma conta no Facebook Pay. Os pagamentos serão processados pela Cielo, uma das maiores empresas de serviços financeiros do Brasil.
As empresas que adotarem o WhatsApp Pay terão que arcar com uma taxa de 3,99% por operação, e irão receber o dinheiro de suas vendas em um prazo máximo de dois dias úteis.
No entanto, a funcionalidade está disponível somente para consumidores que tenham cartão de crédito ou débito no Nubank, Banco do Brasil ou Sicredi.
Usando o WhatsApp para fazer transferências para amigos e familiares
O WhatsApp Pay também permite transferências entre pessoas físicas. Para isso, é necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras que citamos. O dinheiro será creditado de acordo com o horário de funcionamento do banco e serão aceitos apenas cartões de débito.
Além disso, é possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transferências por dia. Entretanto, os usuários não poderão ultrapassar o limite de R$ 5 mil por mês.
Quais as vantagens de usar o WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay pode trazer mais facilidade para o dia a dia de usuários e empresas. O processo pode ser feito de maneira prática por meio de uma simples conversa.
Uma das vantagens é que tudo pode ser feito diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de usar plataformas de bancos. Além disso, é possível fazer os pagamentos de maneira mais rápida e fácil.
No caso das empresas, o novo recurso pode ser ainda mais atrativo. Você lembra que o WhatsApp Business já disponibiliza um catálogo para pequenas empresas divulgarem seus produtos e serviços? Com o WhatsApp Pay, os consumidores podem concluir a compra diretamente pelo catálogo, bastando efetuar o pagamento pelo aplicativo.
Mas o WhatsApp Pay é seguro?
As transações só serão liberadas com uma senha (PIN) de seis dígitos ou por biometria.
De acordo com a empresa, esse mecanismo garante que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado. No entanto, é importante que o usuário siga algumas instruções de segurança.
Para evitar que outras pessoas acessem sua conta no WhatsApp em outro dispositivo sem o PIN, basta ativar a opção de verificação em duas etapas no menu configurações. Esse procedimento é útil e pode prevenir golpes em casos de clonagem de números.
Também é recomendado que o usuário ative o bloqueio por impressão digital e reconhecimento facial. Dessa maneira, é possível evitar fraudes em caso de perda ou roubo do telefone.
Como adaptar suas estratégias de marketing e vendas para o novo recurso do WhatsApp?
O WhatsApp Business já podia ser incorporado às estratégias de marketing digital para:
– Melhorar o relacionamento com cliente;
– Dar suporte online para tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços;
– Divulgar novos produtos e serviços para os clientes.
A partir de agora, as empresas podem unir essas soluções e o WhatsApp Pay para vender ainda mais. Vale lembrar que as facilidades e tecnologias do meio digital já são uma realidade há algum tempo, e com planejamento estratégico é possível extrair o máximo delas para gerar bons resultados.
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