No livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”, os autores Al Ries e Jack Trout definem posicionamento de marca como “a estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo”. Ou seja, é o modo como a uma marca externa seus valores e propósitos, e se apresenta diante do mercado, de investidores, clientes e do público em geral.
Posicionamento de marca vai muito além de divulgar seus produtos e serviços ou de alinhar um discurso institucional do negócio. Também é sobre assumir responsabilidade social e apoiar determinadas causas.
Tudo isso impacta na forma como os consumidores percebem o seu negócio e, consequentemente, nas vendas da empresa, como mostra a pesquisa Global Consumer Pulse, realizada pela Accenture Strategy:
✔️ 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida;
✔️ 79% dos consumidores querem que as empresas e marcas se posicionem sobre assuntos relacionados à áreas importantes, como sociedade, cultura, meio-ambiente e política;
✔️76% deles baseiam suas decisões de compra nos valores propagados pelas marcas e as ações de seus líderes.
Ou seja, posicionamento de marca sempre foi (e sempre será) importante para o sucesso de um negócio. Mas diante do cenário de pandemia que vivemos, tornou-se ainda mais necessário.
Posicionamento de marca na crise da Covid-19
A pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos trazem mudanças e novas adaptações para empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. E isso também impacta diretamente na imagem da marcas, fidelização de clientes e atração de prospects.
Para as empresas que se posicionam de maneira adequada, o retorno costuma ser positivo. Já as marcas que erram na hora de se posicionar podem colher resultados ruins por um longo período.
Um estudo produzido pelo Instituto Croma Insights, em parceria com a empresa de pesquisa online Toluna, elencou as marcas mais lembradas durante a pandemia. A principal pergunta da pesquisa foi: “quais empresas têm um posicionamento positivo diante do contexto causado pela pandemia?”
Foram feitas 9.080 entrevistas com consumidores brasileiros em nove momentos diferentes entre os dias 19 de fevereiro e 29 de abril. O resultado foi um ranking com 50 marcas, com destaque para o banco Itaú, a cervejaria Ambev e a Magalu.
Entre as atitudes que contaram a favor destas marcas estão o desempenho social e empreendedor, iniciativas de empregos, doações e disponibilização de novos produtos para auxiliar no combate à pandemia.
Webinar sobre posicionamento de marca durante a pandemia
Pensando na importância deste assunto e em como essa estratégia pode ser benéfica para as empresas, a VOCALI promoveu no dia 12 de agosto o webinar “Posicionamento de marca: como as empresas podem se posicionar frente à crise gerada pela pandemia”.
O bate-papo contou com a presença de Vinícius Amaral, gestor de marketing e P&D da Cottonbaby, e Cris Vieira, coordenadora de comunicação do Floripa Airport. Os profissionais falaram sobre a importância do posicionamento de marca, especialmente na pandemia, e como isso se reflete nas decisões dos consumidores.
Quer assistir ao webinar completo? Acesse o link e confira todas as dicas!
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