O comércio eletrônico registrou números históricos em 2020 que apontam para perspectivas positivas em 2021. No acumulado do ano, comparando com 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 83,68%, enquanto as vendas atingiram alta de 73,88%, conforme o Índice MCC-ENET, desenvolvido pelo comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, divulgado no início de fevereiro.
Os números refletem os efeitos das restrições causadas pela pandemia do coronavírus, como o fechamento temporário do comércio. Por um lado, novos hábitos de consumo com novos clientes comprando online, e, por outro, muitas lojas físicas se viram obrigadas a criarem suas plataformas de vendas pela internet, resultando num aumento de 40% no número de e-commerces no país.
Mas o desempenho do e-commerce contou também com o impacto da Black Friday, que se consolidou como a data promocional mais importante para o varejo online brasileiro, superando as vendas de Natal.
Em novembro, o mês da Black Friday, o e-commerce registrou 81% de aumento nas vendas em comparação com o mesmo período de 2019, conforme o Índice MCC-ENET. O percentual foi 27% maior que o registrado em dezembro por conta das vendas natalinas (54%).
Produtos mais vendidos no mês da Black Friday 2020
Confira a lista de produtos mais vendidos em novembro.
🛒 Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,8%);
🛒 Móveis e eletrodomésticos (25,9%);
🛒 Tecidos, vestuário e calçados (11,8%);
🛒 Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%);
🛒 Artigos de usos pessoal e doméstico (7,4%);
🛒 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%);
🛒 Livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%).
A força das ações promocionais
O resultado de novembro do comércio eletrônico é creditado à força promocional da Black Friday. As ofertas e os descontos atrativos fizeram com que muitos consumidores aproveitassem a ocasião para antecipar a compra dos presentes natalinos.
Isso indica um caminho para o e-commerce incrementar suas vendas: mais ações promocionais, mais interações e mais conteúdo para atrair visitantes para suas plataformas.
Para o varejo que possui site de venda e loja física, há ainda um interesse maior dos consumidores em mesclar as compras entre os dois ambientes. Ou seja, compra na internet e retira na loja.
Segundo a pesquisa Jornada omnichannel e o futuro do varejo, da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 49% dos compradores pretendem fazer isso em 2021 (em 2019, o índice foi de 29%). Desse total, 52% pretendem comprar online e retirar nas lojas físicas e 50% esperam poder contar com serviços alternativos como drive-thru nos shoppings.
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Crédito de foto: Snowing – br.freepik.com
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