Comemorado sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães, ao lado da Black Friday e do Natal, está entre as datas mais importantes do varejo, contribuindo para o aumento nas vendas e no faturamento. Em 2020, nos primeiros meses da pandemia do coronavírus, a data impactou positivamente o e-commerce. O faturamento mais do que dobrou, saltando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, equivalente a 117% de crescimento, de acordo com levantamento da Social Miner e da Compre&Confie.
Agora, em 2021, quando será comemorado no dia 9, 66% dos consumidores afirmam que pretender ir às compras e presentar no Dia das Mães, enquanto 18% estão em dúvida se darão ou não presentes. Os dados são da pesquisa Social Miner e All iN, em parceria com a Opinion Box, que quis saber também quais os produtos preferidos dos filhos e quais os fatores decisivos para fechar o pedido tanto no varejo físico quanto no varejo online.
Categorias de produtos preferidas no Dia das Mães
🧡 Beleza e cosméticos – 52%
🧡 Moda e acessórios – 46%
🧡 Casa e decoração – 29%
🧡 Eletrodomésticos e Eletroportáteis – 24%
🧡 Floricultura – 24%
🧡 Eletrônicos e Informática – 18%
🧡 Vale-presente – 17%
🧡 Alimentos – 16%
Fatores decisivos para a compra no Dia das Mães
✅ Bons preços e promoções – 76%
✅ Ter vantagem no frete – 55%
✅ Ter a garantia de qualidade dos produtos – 54%
✅ Ser uma loja ou marca que já conheço – 47%
✅ Ter avaliação positivas de outros clientes – 45%
✅ Ter a garantia de segurança contra fraudes – 41%
✅ Poder comprar online e retirar na loja física ou comprar na loja e receber em casa – 39%
✅ Poder trocar itens comprados online, na loja física e vice-versa – 38%
✅ Poder aproveitar os descontos do e-commerce na loja física e vice-versa – 36%
✅ Encontrar os mesmos produtos online e na loja física – 36%
✅ Receber ofertas e conteúdos personalizados – 30%
✅ Quando não encontrar o que procuro online, ser direcionado para loja física onde tem o produto e vice-versa – 26%
✅ Receber comunicações apenas pelos canais que eu selecionei – 24%
✅ Outro – 1%
A influência da internet nas compras do Dia das Mães
A pesquisa Social Miner e All iN revelou também a relação dos consumidores com a internet nas compras dos Dia das Mães. Neste ano, por exemplo, a busca por presentes em sites de busca como Google e Bing deve ser mais utilizada por 41% dos entrevistados.
Aplicativos (31%) e Instagram (25%) também são citados na pesquisa, enquanto 25% disseram optar pela compra direta nos e-commerces. Os que preferem recorrer às lojas físicas somaram 39%.
Para quem quer usar a internet para vender mais no Dia das Mães, ainda dá tempo de baixar e colocar em prática as dicas do checklist produzido pela Vocali. E para aumentar as vendas em outras datas quentes do varejo, baixe nosso Calendário de Oportunidades do Varejo.
Crédito de foto: Racool_studio – br.freepik.com
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