Engajar o time é olhar o colaborador de forma integral. Essa é uma das conclusões compartilhadas no webinar Comunicação Interna e RH: setores estratégicos para engajar colaboradores e gerar resultados, realizado pela Vocali.
O encontro mediado por mim, Cae Martins, reuniu especialistas do mercado de comunicação interna e RH. Nathalia Kubaski (People & Culture Manager) e Alejandra Nadruz (CHRO), representando a empresa MOVIDESK. Além de Elize Groh (Comunicação & Sustentabilidade) e Michelli Gadotti (Gerente de Recursos Humanos), que compõem o time da ANDRITZ.
As convidadas trouxeram suas vivências no mercado de trabalho e atuação em suas empresas nas áreas de gestão de pessoas, comunicação interna e cultura organizacional. Apresentaram como suas ações integradas trouxeram resultados positivos, mesmo em meio a pandemia e suas particularidades.
Neste texto, reúno alguns dos principais insights do webinar que podem ser aplicados ao seu negócio. (Lembrando que a gravação está disponível no canal da Vocali no YouTube e você pode assistí-la aqui).
Comunicação Interna e Engajamento na Pandemia
A pandemia trouxe exigências que impactaram as empresas e organizações. O desafio de acompanhar as necessidades dos colaboradores tornou-se ainda maior. Com a realidade do home office ou nos modelos híbridos de trabalho, as empresas já não contam mais com a presença integral de seus times nos espaços físicos. Após a ação emergencial, quando tudo era novo, as organizações retornaram olhar para ferramentas de comunicação que ganharam dinamismo e conectaram as pessoas.
“O olhar para as pessoas, seus desejos e a simplicidade das relações ampliaram as conexões humanizadas. A escuta passou a ser ampliada com foco na individualidade de cada um. As pessoas abriram as suas casas quando abriram as câmeras. A criatividade veio trazer soluções para que fosse possível um novo cuidado com as pessoas, suas rotinas, sua saúde que tornaram-se nossa prioridade maior. Muitas frentes foram abertas e trazem bons resultados pela integração que proporcionaram.”, explica Michelli Gadotti, Gerente de Recursos Humanos da ANDRITZ.
Essa nova dinâmica também trouxe uma outra forma de engajar o time de colaboradores. A gestão de pessoas, tendo a comunicação interna como aliada, passou a utilizar as tecnologias de comunicação como meio para acompanhar as pessoas e suas necessidades.
Esse movimento traz um novo olhar para o colaborador como sujeito integral, pois agora ele está em casa, com sua família e vivendo sua atividade profissional. Tudo ao mesmo tempo. Foi uma mudança não planejada que abriu novas possibilidades para as organizações, como explica Alejandra Nadruz – CHRO, da MOVIDESK.
“A gestão teve que acolher a realidade e o movimento da pandemia nos ensinou positivamente que não é mais possível fraturar, mas enxergar as pessoas como seres únicos e suas vidas pessoais tem reflexo no trabalho e vice-versa. Isso é ressignificar o relacionamento das empresas com os colaboradores. O engajamento ganha novo significado, foi humanizado. A pandemia trouxe a necessidade de colocar as pessoas como centro da conversa.”, aponta Alejandra.
Comunicação Interna e RH atuando lado a lado
Esses resultados tornaram-se viáveis pelo planejamento compartilhado entre Comunicação Interna e Recursos Humanos. A pandemia exigiu novas formas de aproximar e conectar os colaboradores, por isso as estratégias passam a ser construídas conjuntamente. O encontro das áreas permitiu comunicar com base nas necessidades das pessoas, de forma eficaz.
“A área de comunicação participa da concepção de soluções, ao lado da área de recursos humanos. Torna-se ainda mais necessário, comunicar com sentido e significado para que as pessoas percebam os benefícios em sua jornada profissional. Dessa forma, o engajamento passa a ser natural, uma consequência do que foi comunicado. Tudo isso é fruto de uma construção compartilhada entre as áreas de comunicação e gestão de pessoas.”, compartilha Nathalia Kubaski, People & Culture Manager na MOVIDESK.
As estratégias planejadas entre comunicação interna e RH proporcionam melhorias nas experiências do colaborador, unindo lideranças e equipes, mesmo que por meios virtuais. E a ANDRITZ encontrou, por meio de ações integradas, resultados positivos ao direcionar maior olhar para as pessoas e suas vivências.
“A comunicação fortaleceu o diálogo e a transparência para todos os colaboradores, independente dos níveis da gestão e todos se sentem mais integrados. A comunicação passou a ter esse feeling de como estão as pessoas e os momentos que estão enfrentando diante de tudo isso. A pandemia nos exigiu novas soluções do integrar ao aproximar as pessoas. Nem sempre foi comunicar sobre o nosso negócio, mas proporcionar a conexão emocional.”, explica Elize Groh – Comunicação & Sustentabilidade.
Quer saber mais sobre as experiências de nossas convidadas com as ações integradas de comunicação interna e recursos humanos? Acesse o webinar em nosso canal do Youtube.
Confira mais conteúdos da VOCALI sobre comunicação interna:
- Tendências de comunicação interna: pessoas, cultura e métricas
- Por que a comunicação interna é estratégica para grandes empresas?
- Marca empregadora: a comunicação interna como braço estratégico para o employer branding
- Por dentro da comunicação interna da RD Station: como a Vocali criou ações para manter o engajamento à distância
- Como mostrar o valor da comunicação interna para gestores?
Comentários estão desabilitados,