Como a Vocali aumentou em 10x o número de leads da Science Of Beer
Perceber tendências, adaptar-se rapidamente e não perder o timing!
Em resumo, essas são as três lições que marcaram a relação entre a Vocali e o Science Of Beer, cliente da agência entre 2020 e 2021.
No começo, o trabalho da Vocali estava focado em divulgar os cursos presenciais do Science a partir de uma estratégia de Inbound Marketing com produção de conteúdo, uso de redes sociais, e-mail marketing e gestão de leads com o RD Station.
Mas aí veio o ano de 2020, com ele a pandemia do coronavírus e um grande desafio para o Science Of Beer, superado com a participação decisiva da equipe da Vocali.
“O Science não estava preparada para enfrentar aquele momento de restrições e precisou se reinventar, praticamente adotando um novo modelo de negócio, oferecendo cursos online. E a Vocali participou efetivamente da construção desse ‘novo’ Science of Beer’”.
(Rachel Sardinha, diretora de Marketing Digital da Vocali)
A seguir, apresentamos em detalhes o problema e as soluções que ajudam o Science Of Beer não só a se manter, mas também crescer mesmo em tempos de pandemia.
O que faz o Science of Beer
O Science of Beer Institute é uma escola itinerante sobre cervejas. Fundada pela professora e doutora Amanda Reitenbach, tem o objetivo de ensinar cerveja pelo Brasil. São cursos de Sommelier de Cerveja, Tecnologia Cervejeira, Avaliação Sensorial, Estilos Cervejeiros, Leveduras, Malte, além da Viagem Cervejeira Internacional, realizada anualmente para a Europa com aulas em cervejarias centenárias.
O seu diferencial em relação às outras escolas são os rótulos degustados em sala de aula, trazendo sempre grandes quantidades, origens variadas e rótulos com reconhecimento internacional. Focando em ir além de ensinar sobre cervejas, construindo uma experiência completa para os alunos.
O problema
Como todas as aulas do Science of Beer são presenciais, a escola precisou num primeiro momento adiar o início das novas turmas do primeiro semestre de 2020 por causa das restrições decorrentes da Covid-19. Ao mesmo tempo, muitos alunos começaram a cancelar a matrícula e pedir reembolso com medo da aglomeração em sala de aula. Todas as turmas marcadas de janeiro a junho daquele ano não iniciaram na data prevista e muitas foram realocadas para o final do ano.
O Instituto só tinha alguns cursos básicos online e em uma plataforma não-amigável (não permitia gerar cupom de desconto, por exemplo). Com apoio da Vocali, o cliente precisava encontrar saídas para manter a empresa funcionando.
As soluções
Já no início da crise (março de 2020), a Vocali se antecipou e propôs à escola a criação de um kit de estudos, com materiais já criados em outros momentos. O kit reunia uma página que dava acesso a nove conteúdos, como E-books, guias e pequenos cursos online gratuitos.
>>> Conhecimento cervejeiro gratuito durante o isolamento
Para lançá-lo, a agência traçou uma estratégia com uma sincronização de vários canais, unindo Marketing Digital e Assessoria de Imprensa. Veja as principais ações:
- E-mail marketing para 20 mil contatos;
- Postagens no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin;
- Envios por WhatsApp; e
- Distribuição de press release para sites especializados em cerveja.
Em apenas cinco dias no ar, a página gerou muitos contatos e garantiu um volume de acessos tão alto a ponto de fazer-se necessário a criação de um curso mais completo, online e garantindo a experiência do aluno com o envio de cervejas para a casa dos participantes.
A partir deste curso, a agência redesenhou o planejamento de mídia para divulgar a nova possibilidade, alterou a plataforma para uma mais adequada e colocou a Science of Beer em cidades que antes nunca foram exploradas com as aulas presenciais.
Resultado
A geração de novos contatos para a estratégia subiu de 300 para mais de 2900 por mês. Ou seja, um aumento médio de 10 vezes na geração de leads em um único mês.
Com a criação do novo produto online, a escola pode se manter em funcionamento, e converteu 46% desses contatos gerados anteriormente em alunos. Isso permitiu que a escola continuasse funcionando e descubrisse novas possibilidades de produzir conteúdo e cursos para o ambiente digital.
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