O Inbound Marketing oferece conteúdos valiosos e relevantes que atendem às necessidades e aos interesses do público. Trata-se de uma metodolgia capaz de aumentar a quantidade de leads, além de melhorar a qualidade desses contatos para que se tornem clientes.
Pensando nisso, a Vocali realizou o webinar Como gerar leads qualificados com Inbound Marketing. O encontro que teve a mediação de Rachel Sardinha, Diretora de Marketing da Vocali, também contou com a presença de Lorena Schluter, Farmer da RD Station, e Nícolas Erwing, Head Comercial da MEETZ e sócio da RED MUG.
Confira algumas boas práticas e estratégias para gerar leads qualificados com Inbound Marketing – desde a criação de conteúdos atrativos até a importância do trabalho conjunto entre os times de marketing e vendas.
O papel do marketing de conteúdo na qualificação dos leads
“O primeiro passo para o marketing de conteúdo ajudar a gerar leads qualificados é entender o tom de voz e o posicionamento da organização.”
Rachel Sardinha, Diretora de Marketing na Vocali
Com qual público a empresa precisa conversar? Qual é a melhor abordagem? Para criar uma boa estratégia de conteúdo é essencial conhecer bem o negócio e seus potenciais clientes. Sem essa compreensão, é impossível elaborar um planejamento eficaz de marketing de conteúdo, fundamental para as ações de Inbound Marketing e geração de leads qualificados.
Lembre-se: cada empresa tem uma estratégia de conteúdo específica. A presença e a maturidade digital são fatores importantes para definir as melhores ações e abordagens. Nesse contexto, o marketing de conteúdo é fundamental para promover uma comunicação personalizada com diferentes tipos de públicos.
Leia também: Linguagem do cliente: como a Vocali mudou estratégias de conteúdo e melhorou o ranqueamento da Triven
A importância de acompanhar as métricas de conversão
“É preciso ter entendimento sobre todas as taxas de conversão, desde a geração de leads até o fechamento de uma oportunidade.”
Lorena Schluter, Farmer na RD Station
Gestores podem se iludir achando que um grande volume de leads é ótimo, mas aumentar a taxa de conversão costuma ser mais eficaz. Na prática, isso resulta em mais vendas e otimiza o tempo do time comercial, que não precisa entrar em contato com leads não qualificados.
Além de observar a taxa de conversão de forma geral, também é importante analisar as origens de tráfego. Isso envolve definir taxas de conversão específicas para cada canal e verificar o histórico desses leads.
Saiba mais: Você conhece os seus leads?
O trabalho dos times de Inbound Marketing e vendas para gerar leads qualificados
“Marketing trabalha com o futuro, enquanto o comercial trabalha com o agora.”
Nícolas Erwing, Head comercial da MEETZ e sócio da RED MUG
Inbound Marketing e vendas devem caminhar juntos e terem clareza sobre as ações e estratégias. Muitas vezes, melhorar a comunicação entre as equipes é mais eficaz do que aumentar a quantidade de leads gerados.
O papel da equipe de Inbound Marketing é implementar um planejamento capaz de trazer leads qualificados para o comercial. Os profissionais de vendas, por sua vez, devem analisar os leads gerados para verificar resultados e aprimorar as estratégias, se necessário.
Saiba mais: Até onde vai o marketing e onde começa o trabalho de vendas?
Conclusão
Quer gerar leads qualificados na sua empresa? Assista ao webinar completo e entenda como o Inbound Marketing é um aliado fundamental para entregar leads de qualidade para o time comercial do seu negócio.
E se você quiser contar com um planejamento eficaz de Inbound Marketing, entre em contato com nossos especialistas e saiba como a Vocali pode auxiliar sua empresa nessa jornada.
Crédito da imagem: Imagem de freepik
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