AEO: otimização de conteúdo para as IAs generativas

Answer Engine Optimization
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Rachel Sardinha

Diretora de Marketing da Vocali

A popularização das IAs generativas como ChatGPT e Gemini mudou a forma com que as pessoas pesquisam e se informam na internet. Um dos principais buscadores online, o Google está vendo o volume de buscas cair ao mesmo tempo em que a inteligência artificial do próprio Google faz com que as pessoas não precisem mais acessar um site para encontrar as respostas. Com isso, um novo termo está ganhando destaque no marketing digital: o AEO. 

A otimização para os mecanismos de respostas (Answer Engine Optimization em inglês) é uma adaptação do SEO para que o conteúdo dos sites seja encontrado também pelas IAs generativas. E cada vez mais essa otimização é necessária, uma vez que as buscas estão migrando para o ChatGPT e outras IAs semelhantes.

Neste ano de 2025, mais da metade das buscas globais já terminam no próprio buscador, sem clique algum. O Boston Institute of Analytics traz números relevantes sobre o assunto:

  • 58% das buscas globais em 2025 são “zero-click”, ou seja, os usuários obtêm respostas sem clicar em nenhum link;
  • 72% dos consumidores utilizam buscas por voz diariamente para encontrar informações locais;
  • 70% das respostas para as buscas por voz vêm dos Snippets (a tal “posição zero” no Google), mostrando que sites com boas estratégias de SEO são encontrados facilmente pelas ferramentas de inteligência artificial.

O Que é Answer Engine Optimization (AEO)?

O Answer Engine Optimization (AEO) é uma evolução do SEO e foca em otimizar conteúdos para mecanismos de resposta baseados em inteligência artificial, como ChatGPT, Google Gemini e Perplexity AI. 

Enquanto o SEO tradicional visa melhorar o posicionamento nos resultados de busca, o AEO busca posicionar conteúdos como respostas diretas fornecidas por assistentes de IA.

Com o aumento das buscas “zero-click” e o uso crescente de assistentes de voz, as estratégias marketing digital, agora, passam por adaptar o conteúdo também para o AEO.

Adaptar para AEO sem esquecer do SEO

O avanço das tecnologias de IA está redefinindo o cenário do marketing de conteúdo digital. Adaptar as estratégias de SEO para AEO é fundamental para empresas que desejam manter a relevância e a visibilidade online.

Porém, o SEO ainda conta muito, principalmente para empresas B2B e de vendas mais complexas que precisam levar o usuário para o site, apresentar cases, depoimentos e referências. Logo, deve-se buscar um equilíbrio entre as duas otimizações – e sempre considerando a experiência do usuário ao interagir com o conteúdo. Afinal, seu conteúdo deve pensado e produzido para quem se interessa pelo assunto, ou seja, uma pessoa.

Desta forma, ao considerar a adaptação do conteúdo para AEO, as marcas podem se posicionar de forma eficaz nas respostas fornecidas por assistentes de IA, garantindo uma presença digital sólida e alinhada com a nova realidade.