Um estudo realizado em 2023 pela empresa Mention mostrou que 40% das startups que adotam as atividades de assessoria de imprensa desde seu início conseguem captar investimento mais rápido do que aquelas que não investem nessas ações.
O resultado comprova que trabalhar a reputação de uma empresa pode ser uma estratégia fundamental para atrair os olhares dos investidores, conquistar metas comerciais e ganhar credibilidade no mercado. Esse recurso surge como uma valiosa ferramenta para formar a percepção das pessoas acerca da empresa, seus princípios e valores, seus diferenciais e os motivos que a tornam significativa entre diversas outras startups existentes.
O papel da assessoria de imprensa na construção da reputação
O trabalho da assessoria de imprensa, inclusive, auxilia na “tradução” do que fazem essas startups. Muitas delas às vezes oferecem serviços e sistemas que podem ser de imensa valia para a sociedade ou para determinados grupos, mas não conseguem mostrar isso, de forma clara e objetiva para o mundo, é aí que surge o trabalho do assessor de imprensa.
Como a empresa surgiu? Quem está por trás desse trabalho e por que decidiu apostar no desenvolvimento de uma startup? Quais são os números mais importantes que essa empresa tem para apresentar? Quem e quantas pessoas já foram impactadas pelos seus serviços e de que forma? Todas essas perguntas podem ser respondidas em um trabalho conjunto envolvendo os principais porta-vozes da organização e os assessores de imprensa.
Por meio da produção e divulgação de conteúdo que aponte o potencial do negócio,os investidores do setor poderão reconhecer os atributos competitivos da empresa e realizar aportes financeiros, que poderão ser fundamentais para a expansão da instituição.
Proteção da marca e gestão de crise
Além disso, vale ressaltar que o trabalho de assessoria de imprensa poderá ser importante também para proteção da marca em episódios de possíveis crises internas. Com uma reputação já construída e fortalecida, episódios inesperados podem ser mais facilmente revertidos sem que problemas pontuais impactem negativamente nos negócios.
Na gestão de crise, uma resposta eficaz e rápida pode minimizar o impacto negativo da empresa perante seus investidores, clientes e na mídia. Quando situações adversas acontecem, é fundamental assumir o controle da narrativa. Nesse sentido, a assessoria de imprensa desempenha um papel essencial na elaboração de mensagens claras e consistentes, garantindo que a versão da história da organização seja comunicada de maneira efetiva.
Ao longo dos anos, a Vocali atendeu diversas startups, que com sua ajuda puderam não apenas construir uma imagem positiva, mas também atrair potenciais novos clientes. A conquista de resultados não é algo que acontece de um dia para o outro, é um trabalho que envolve planejamento, estratégia e relacionamento diário com os principais veículos de comunicação.
Construir uma imagem sólida e com credibilidade não é uma tarefa fácil, mas pode ser a garantia de um caminho assertivo rumo ao crescimento de um negócio. Quer saber como a Vocali pode ajudar sua empresa a conquistar uma boa reputação? Entre em contato e entenda melhor como pode funcionar todo esse processo.
Saiba mais:
- Qual o papel de uma assessoria de imprensa na divulgação de uma empresa de tecnologia?
- Assessoria de imprensa e inbound marketing para startup: por que investir em comunicação integrada?
Crédito da imagem: Imagem de lookstudio no Freepik
Comentários estão desabilitados,