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(Atualizado em 28 de maio de 2018)
Assim como os veículos de comunicação, as assessorias de imprensa devem sempre trabalhar e sugerir temas relevantes e que interessem o público em geral. E aí está um dos desafios de nossa profissão: alinhar os objetivos e expectativas dos clientes às pautas trabalhadas pelos veículos, devendo sempre considerar os critérios de noticiabilidade.
Mas há momentos em que mesmo estes critérios existindo, há fatores externos, como uma “força maior”, que nos impedem de sugerir estes temas aos veículos. (Em tempo: se sua empresa ou você assessora alguma das partes envolvidas, este texto não vale para você! 🙂).
É preciso ter bom senso e compreender que nem sempre o planejamento elaborado para o cliente poderá ser colocado em prática dentro do prazo estipulado. O momento que vivemos agora no Brasil é um exemplo destas pausas que se fazem necessárias – e isso independe da vontade da assessoria de imprensa e do cliente.
Observamos essa situação em maio do ano passado (data da publicação original deste texto) quando os veículos de comunicação foram pautados pelos escândalos envolvendo empresários e os mais altos cargos do legislativo e executivo brasileiro, incluindo o Presidente da República. E estamos vivendo novamente esse contexto com a greve dos caminhoneiros iniciada no o último dia 21 de maio e seu consequente impacto no abastecimento de produtos, principalmente combustíveis.
Momento para assessoria de imprensa pausar ações e rever planejamento
Não é preciso ser um expert em comunicação para perceber o peso enorme que isso tem perante o interesse público. Ou seja, fica difícil competir. As redações se voltam quase que integralmente para a cobertura destas acontecimentos. Aliás, em muitos casos é preciso parar e não enviar sugestões de pautas diferentes aos repórteres e editores, sob pena de ouvir um sonoro não e até provocar um desgaste desnecessário entre agência e veículo.
Nestas ocasiões cabe à assessoria explicar a situação ao cliente, que deve ter paciência e saber que por mais que desejemos, há fatos que a assessoria não consegue controlar. É o caso de tragédias, como acidentes de grandes proporções ou grandes enchentes, por exemplo (ambos os casos já acompanhados de perto por nossa equipe) – que causam uma enorme comoção e exigem dos veículos grandes coberturas. Na dúvida, dê um respiro e aproveite a pausa para rever planejamentos e pensar em abordagens diferenciadas.
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