“O principal papel da Assessoria de Imprensa é fortalecer a marca. Fazer com que a empresa seja conhecida para o público em geral e também pela imprensa.”
Bruna Campos, coordenadora de Assessoria de Imprensa na Vocali
O trabalho da Assessoria de Imprensa envolve uma rotina repleta de desafios. Envio de releases, follow-up, clipping e diversas outras tarefas para criar histórias genuínas que sejam publicadas na mídia de forma espontânea.
Para entender um pouco mais sobre como funciona esse serviço de comunicação, conversamos com a Bruna Campos, coordenadora de Assessoria de Imprensa na Vocali. Ela participou do episódio Assessoria de Imprensa: como sua empresa pode ser referência? do podcast Falando bem, que mal tem?
Qual o papel da Assessoria de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa é fundamental para que o negócio seja mais reconhecido no mercado. Esse trabalho permite que os serviços e/ou produtos de uma organização conquistem destaque em diferentes veículos de comunicação.
De maneira prática, o assessor de imprensa precisa descobrir como aquilo que tem dentro de uma empresa pode ser transformado em notícia. O olhar estratégico faz toda a diferença nesse sentido, pois permite que as soluções disponibilizadas possam ser vistas como referência pelo público.
O papel desse serviço de comunicação, porém, vai além da ideia de ser propositivo. Mesmo que a empresa já seja referência na mídia, a Assessoria de Imprensa continua sendo importante. O trabalho exige que seja feito o atendimento da imprensa, transmissão de informações aos jornalistas e preparo dos porta-vozes para entrevistas.
Como se adaptar às mudanças no consumo de conteúdo?
Com a facilidade trazida pelos smartphones – qualquer pessoa pode divulgar vídeos e fotos em redes sociais – , a forma de consumir conteúdo passou por mudanças. Mas como fica o trabalho da Assessoria de Imprensa diante dessa nova realidade?
A verdade é que as pessoas estão cansadas de notícias sensacionalistas e relacionadas à tragédias. Para se ter ideia, um estudo realizado pelo Digital News Report de 2023, mostra que 62% dos entrevistados que evitam notícias tendem a acessar conteúdos positivos ou baseados em soluções.
Diante desse cenário, o Jornalismo de Soluções surge como uma alternativa para acrescentar à pauta e trazer novas ideias para problemas existentes; é ir além do problema. A ideia é oferecer perspectivas construtivas para enfrentar os desafios impostos na atualidade.
Como convencer o jornalista a publicar a pauta?
Um dos maiores desafios enfrentados pelos assessores de imprensa é fazer com que uma pauta seja publicada, já que os jornalistas recebem milhares de releases todos os dias.
O primeiro passo é verificar se o tema e a abordagem são relevantes e podem despertar o interesse das pessoas. Também é preciso manter um relacionamento de respeito com o jornalista, entender como o veículo aborda o tema e ter calma para saber que uma emplacada demanda muito trabalho e tempo por parte do assessor.
Leia também: Os quatro passos para construção de uma boa pauta
Ouça o episódio completo
Confira o episódio Assessoria de Imprensa: como sua empresa pode ser referência? completo do podcast Falando bem, que mal tem? na sua plataforma de podcasts favorita.
Veja alguns cases de sucesso de Vocali:
- Estratégias de assessoria de imprensa aumentam a relevância da ANDRITZ nos veículos que cobrem a indústria de mineração
- Muito além do release: o desafio de emplacar matérias em grandes veículos de comunicação
- Assessoria de Imprensa para a ACIF: Vocali alcança valoração de R$ 2 milhões em matérias na mídia
Comentários estão desabilitados,